Cada vez mais um novo mercado vem ganhando força no estado norte-americano da Califórnia.

A iniciativa é o delivery de gasolina enquanto os proprietários dos veículos estão em casa.

Empresas do Vale do Silício como PayPal, UPS, Facebook, Cisco, IBM e FedEx têm utilizado este sistema para abastecer os carros de seus empregados.

Além disso, um serviço parecido com o que há no Brasil, com motoristas ficando nos carros enquanto são abastecidos em postos, também tem ganhado força devido à pandemia.

“As pessoas gostam da conveniência. Eles adoram não ter que sair de seus carros”, disse Avneesh Nigam, diretor sênior de relações da Maximus Real Estate Partners, proprietária de uma comunidade habitacional de 10 mil residentes que oferece o reabastecimento.

“Eles adoram que não haja contato”.

Agora, devido ao sucesso, o “abastecimento móvel sob demanda” está sendo estudado pelas autoridades para que haja um padrão estadual, para policiar a indústria e restringir emissões.

Entretanto, de acordo com a Air Resources Board, agência de estudos climáticos, a prática limita emissões, o que aponta que uma certificação oficial será facilmente conseguida pelo serviço – representado principalmente pela empresa Booster Fues, que já realiza estas operações há alguns anos.

No entanto, a ideia de entregar gasolina aos motoristas “envia uma mensagem ruim”, de acordo com o diretor do programa climático da Universidade da Califórnia, Ethan Elkind.

“A gasolina deveria ser estigmatizada até certo ponto como um recurso altamente poluente e com impacto ambiental”, disse ele à Scientific American. “Não deveríamos estar facilitando o abastecimento com combustíveis fósseis neste momento”.

Entretanto, o diretor de políticas da Booster Fuels, Joseph Okpaku, defendeu a prática como uma alternativa de emissões mais baixas. “Hoje oferecemos a maneira mais sustentável de abastecer”, falou. “Mas também estamos totalmente preparados para evoluir com as necessidades de demanda de energia do futuro”.

A empresa usa seus caminhões da marca roxa para encher tanques nos campi corporativos. Gigantes da Fortune 500, como eBay, HPE e Cisco usam Booster para fornecer um benefício de combustível para os funcionários. As academias e centros de varejo também são clientes.

A Booster agora também atende a frotas comerciais, trabalhando com centenas de empresas que usam um grande número de veículos e precisam de abastecimentos frequentes.

Empresas como Advanced Government Services, CenturyLink, Imperfect Foods, Traffic Management Inc. e Monarch são alguns dos primeiros clientes da Booster na região de Seattle. A startup já atende as regiões de Bay Area, Los Angeles, Dallas-Fort Worth e San Diego.

A chegada de Booster em Seattle ocorre quase um ano depois de um de seus concorrentes mais próximos, Filld, ter encerrado o serviço na cidade . Isso porque Filld queria abastecer veículos nas ruas de Seattle, diretamente para os consumidores. Mas, alguns meses depois de  lançar um piloto , o Seattle Fire Marshall ordenou que a empresa parasse de abastecer e manusear líquidos inflamáveis, o principal negócio de Filld.

Concentrando-se em abastecimentos em propriedades privadas, Booster consegue evitar alguns dos regulamentos mais complicados.

“Há muito trabalho que fazemos em nível local que explica o que fazemos e, francamente, como é melhor do que outros modelos por aí”, disse Mycroft.

Filld tem uma pegada menor do que Booster, operando seu serviço ao consumidor em duas cidades e um serviço de frota em Washington DC, Portland, Oregon e Vancouver BC

A Booster obteve sucesso com sua expansão para veículos da frota de serviço.

A receita da Booster ultrapassa US $ 250.000 por dia, em média. A empresa ainda não é lucrativa, mas Mycroft disse que a economia da unidade é “muito boa”.

“Quando contratamos outro cliente ou outra frota, diminui o custo do serviço para todos”, acrescentou. “Essa filosofia nos ajudou a dimensionar de forma inteligente.”

Equipando toda a rede está o FuelOS, o software proprietário da Booster que roteia, enfileira e despacha tanques de combustível móveis com eficiência operacional integrada e análise preditiva.

A Booster é capaz de manter seus preços competitivos com os das empresas já estabelecidas porque elimina o intermediário na entrega de combustível e outros custos associados à operação de um posto de gasolina físico.

Os usuários podem solicitar gasolina da Booster com alguns botões em seu aplicativo e um profissional de serviço –  que são funcionários da Booster e recebem benefícios  – aparece logo em seguida em um minicaminhão personalizado para reabastecer o veículo.

A empresa pode oferecer preços semelhantes aos que você encontrará no posto de gasolina local e não cobra taxa de serviço ou assinatura.

Outras tendências, como a expectativa do consumidor por serviços sob demanda e o aumento dos preços dos imóveis para postos de gasolina, também estão ajudando a Booster, que fornece serviços adicionais, incluindo limpeza do pára-brisa e troca de pneus. Nesse sentido, é semelhante à startup Wrench de Seattle, que acabou de arrecadar US $ 20 milhões para seu serviço de conserto de carros móveis .

Os proprietários de automóveis nos EUA usaram  142,86 bilhões de galões de gás no ano passado, de acordo com a Administração de Informações da Indústria de Energia dos EUA. Esse número permaneceu estável ano após ano, com a estagnação do consumo de gasolina nos Estados Unidos  .

O modelo de Booster também pode ser usado para soluções alternativas de energia.

Booster Fuels expande seu portfólio de serviços 

O serviço de abastecimento sob demanda Booster Fuels adicionou serviços de abastecimento de frota e pneus para seus clientes.

A nova oferta inclui a entrega de gasolina e diesel de grau regular e premium através da frota de mini-caminhões Booster operados por motoristas certificados Hazmat. A Booster adicionou o serviço após validar a estratégia com programas piloto bem-sucedidos em grandes frotas com “dezenas a milhares de veículos“.

Como parte do serviço, o Booster pode fornecer combustível diretamente para uma frota durante o dia, à noite ou nos finais de semana.

Além de eliminar as horas de trabalho dedicadas a dirigir para um posto de gasolina para abastecer, a Booster disse que seu serviço de entrega reduz o risco de combustível incorreto e melhora a segurança “, evitando a exposição de veículos e funcionários a locais de postos de alto risco.

Ele também rastreia o consumo de combustível da frota de clientes. Os serviços de manutenção de pneus incluem verificação de pressão, bem como verificação de piso e rastreamento de nível de óleo lubrificante.

Os clientes estacionam seu carro e solicitam um preenchimento por meio do aplicativo móvel Booster Fuels. O Booster trabalha com mais de 300 grandes empregadores, incluindo eBay, Facebook, Oracle e Cisco; alguns deles até oferecem o serviço como um benefício gratuito para os funcionários.

 

Nos EUA, cidade proíbe novos postos de gasolina

Município na Califórnia tem um plano para alcançar a marca de zero emissões de gases nocivos ao meio ambiente até 2030.

A cidade norte-americana de Petaluma, no estado da Califórnia, tomou uma decisão drástica: impedir a construção de novos postos de gasolina. Assim, ela se tornou a primeira cidade nos Estados Unidos a proibir a instalação de novos postos e mais bombas de gasolina nos estabelecimentos já existentes.

O conselho da cidade de Petaluma tem um plano para alcançar a marca de zero emissões de gases nocivos ao meio ambiente até 2030. Vale lembrar que, recentemente, a Califórnia proibiu a venda de novos carros movidos a gasolina e diesel até 2035.

Para os conselheiros, o pequeno município de Petaluma contém 16 postos, número mais do que o suficiente.

Justificativa dos postos de gasolina ‘cancelados’

Isso se dá pelo cálculo dos 61 mil moradores em 388 mil m²: “Com base neste inventário, existem várias estações localizadas a 5 minutos de carro (2,1 km a 25 km/h) de cada residência existente, bem como todas as áreas planejadas para desenvolvimento residencial até o Plano Geral de 2025, mas ainda não construídas.”

Estudos realizados na região confirmaram que a atual quantidade de postos e a sua distribuição geográfica entre os habitantes já é mais do que o suficiente para atender à demanda da população.

Todos os cidadãos podem chegar a um posto de gasolina em um trajeto de carro de cinco minutos.

Apesar da proibição de novos postos de gasolina, a cidade receberá mais um, o último homologado dentro das leis municipais. Por outro lado, novas diretrizes simplificaram o processo de instalação de novas estações de recarga dos carros elétricos.

Lei em vigor

A lei que proíbe a instalação de novos postos de gasolina em Petaluma, Califórnia, entrará em vigor após segunda aprovação do conselho municipal. A data marcada da votação é na próxima segunda-feira (8).

COMENTÁRIO 

Estamos nos aproximando da grande disruptura do setor? Com as informações trazidas pelo texto acima novamente podemos confirmar que a tecnologia não é a causa da transformação do mercado ela apenas reflete que os clientes não estão satisfeitos com o pacote de valor oferecido pelos postos de combustíveis.

E aqui cabe uma reflexão: quantos postos de combustíveis oferecem os serviços descritos acima como o controle de gestão de frota ajudando o cliente a economizar com suas despesas totais de combustíveis ?

Fica evidente que as empresas de aplicativo precisam oferecer “melhores serviços que as postos de combustíveis” e também oferecem o serviço de manutenção de pneus realizando a verificação da pressão e ainda monitoram o nível do óleo lubrificante!

É importante que fique claro que não estamos defendendo a venda por aplicativo e o fim dos postos de combustíveis.

Novamente, o que estamos tentando mostrar é que, como o Uber transformou o mercado dos taxistas simplesmente porque as pessoas não estavam satisfeita com a entrega do serviço prestado o segmento de postos deve olhar com atenção para quais são as reais necessidades dos seus clientes e avaliar o grau de satisfação com a sua entrega.

+++ Vem aí o aplicativo de entrega de combustível a domicílio ?

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