No Brasil, a crise gerada pela disseminação do vírus COVID-19 deverá ter seus efeitos econômicos ampliados nas próximas semanas, conforme as medidas de distanciamento social tornam-se obrigatórias na tentativa de suavizar a curva de contágio entre a população brasileira. Nesse sentido, empresários de diversos setores encontram-se em situação muito semelhante – proteger o caixa de suas operações em meio a uma vertiginosa queda de consumo. Com a revenda de combustíveis, não é diferente.

Segundo dados* analisados pela equipe de cientistas de dados da Aprix, alguns mercados vêm encarando quedas de até -63% nos volumes totais de vendas de combustível, como foi o caso de Goiânia no dia 23/03/2020 (segunda-feira). Em São Paulo, no dia 19/03/2020 (sexta-feira), a queda de volume já era da ordem de 39% em relação às médias históricas. Torna-se essencial, portanto, a execução de medidas para contenção de crises dentro das empresas.

A consultoria McKinsey compartilhou um relatório no qual apontou sete dicas para superar essa crise. Destacamos quatro delas:

  • Proteja os funcionários – Estimule a adesão às políticas de segurança.
  • Fique perto de seus clientes – Mantenha a relação franca com o cliente, para que ele também possa se organizar com antecedência.
  • Estabilize os fornecedores – Tente planejar com antecedência junto à(s) distribuidora(s) cronogramas de entrega em momentos de restrição de deslocamento.
  • Tome medidas que garantam liquidez – Projete diferentes cenários financeiros, identifique os principais gatilhos que prejudicam a liquidez e defina uma ação prática de resposta para cada um deles.

Mesmo em mercados mais robustos como é o caso do americano, os impactos na demanda foram sentidos. Segundo dados da OPIS, empresa de serviços de dados para o setor de combustíveis, na costa oeste dos Estados Unidos, a queda de volume já era de 5,3% na primeira semana de Março. A GasBuddy, outra fonte de dados americana, apontou queda de até 12% no número de transações em postos de combustíveis na costa leste, no estado de Washington.

Quer receber um relatório semanal completo com os impactos da COVID-19 nos volumes e preços da revenda nacional? Inscreva-se no link!

CLIQUE AQUI

 

Como já está amplamente divulgado, é uma crise global, que demandará frieza e racionalidade para que as melhores decisões para os negócios sejam tomadas. A Aprix, seguindo seu propósito de prover sempre processo, agilidade e informação para as melhores decisões, estará fazendo um acompanhamento diário dos volumes da revenda pelo país. Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se atualizado!

Facebook – https://www.facebook.com/aprixbr/

Instagram – @aprixbr

Linkedin – https://www.linkedin.com/company/aprix/

Fonte: https://www.ft.com/content/45c9829a-6573-11ea-b3f3-fe4680ea68b5

 

*Dados amostrais.

Um sistema de Inteligência Artificial para precificação possui a capacidade de auxiliar o revendedor do Cenário 2 a otimizar não somente o seu preço, mas o seu processo decisório e o seu tempo.

Utilizando o computador, os dados coletados por ele poderiam ser avaliados de forma rápida, simulando milhares de cenários e encontrando aquele que corresponde à maior probabilidade de retorno financeiro. Isso significa agilidade, inteligência para extrair informação dos dados e suporte à melhor tomada de decisão. Obter o retorno financeiro será uma consequência.

Ter processo naturalmente será um diferencial competitivo. A inteligência de precificação não tem como objetivo alterar esses processos; pelo contrário, quer ajudar a estabelecer os mesmos ou otimizar aqueles que já existem.

Fonte: Portal Brasil Postos

TENHA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO SUA ALIADA NA PRECIFICAÇÃO DO SEU POSTO.

Sobre a empresa – A Aprix é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de sistemas de precificação para postos de combustíveis utilizando Inteligência Artificial.

Maximizamos a lucratividade de postos de combustíveis utilizando precificação dinâmica para capturar oportunidades de ganho de margem.

Atualmente a empresa trabalha com redes conhecidas como Rede Buffon e Redes VIP 24h no RS, Rede Pica Pau em MG e redes de postos em SP. Além disso, tem como sócio e membro do conselho o ex CEO da Ipiranga Alfredo Tellechea.

Contato: BERNARDO QUEIROZ – 51 9 9966-9128

Rua Dona Laura 471/702
Porto Alegre – RS – Brasil
[email protected] – https://www.aprix.com.br/

Linked in : https://www.linkedin.com/in/bernardo-queiroz/

+++ Você está definindo preços da forma correta?

+++ Tarifa dinâmica consegue aumentar a lucratividade do posto em até 10%

+++ Formulação de preços com inteligência artificial abre caminho no segmento de postos de combustíveis

+++ Foco na lucratividade

+++ Postos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota

Artigo anteriorINFOGRÁFICO – Como prevenir o Corona Virus no Postos – Baixa Gratuitamente
Próximo artigoO que muda no contrato de locação comercial em tempos de Coronavírus?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here