Desde que comecei a atuar no segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência em 2018, conheci nessa jornada inúmeras mulheres que estavam trabalhando na revenda, juntamente com seus maridos, filhos, pais, irmãos.

Mulheres incríveis com uma visão sistêmica  crescimento e sustentabilidade do negócio, mulheres que colocam a mão na massa e faz acontecer, já mentorei muitas delas de perto e sabe o que percebi que elas tem em comum?

A Síndrome da Impostora, pessoas que são incríveis no que fazem e mesmo assim alimentam a crença que não ser boa suficiente, muitas vezes não acreditam em suas habilidades e capacidades técnicas, muitas se calam diante de algumas situações, pois no fundo querem evitar o conflito.

Mulheres que foram se calando ao longo do tempo, não expondo suas ideias e soluções, apenas mantendo as coisas como estão. Talvez você que está lendo esse artigo possa ser uma dessas mulheres que é “Revendedora” dona e não se sente como tal, não consegue tomar decisões, sempre depende de uma segunda opinião e ao longo do tempo passou a aceitar que as coisas são assim mesmo, só que no fundo um grande vazio de consome diariamente, trazendo desconforto até uma certa desmotivação com a empresa e isso acaba refletindo diretamente na sua vida pessoal, saúde física e emocional. 

Das mulheres que conheci, algumas largaram suas carreiras e sonhos pessoais para estarem a frente de um negócio familiar e mesmo assim se sentem paralisadas por não poder fazer as coisas do seu jeito.

Das minhas mentoradas algumas viraram a chave e aprenderam que o ambiente externo é reflexo de quem ela é, desenvolvemos um trabalho de  fortalecimento da sua autoimagem como Revendedora, clareza na posição que ocupa na empresa, um belo descritivo de cargos e indicadores dos seus resultados.

Aprenderam a se posicionar como Revendedoras, tomar decisões e principalmente construir uma empresa que acreditavam ser o ideal. Outras entenderam que por mais que quisessem não conseguiria mudar o ambiente, pois seus “sócios”, não estavam abertos a mudança e muito menos dar espaço para que  elas crescessem, tendo clareza de todo cenário cada uma criou um caminho a seguir que fizesse mais sentido. 

Também tive a honra de conhecer Revendedoras que estavam 150% a frente do negócio, super ativa e fazendo as coisas acontecerem, muita força no trabalho e por outro lado uma desestruturação na vida pessoal e familiar, sem equilíbrio e conciliação das áreas. Como podemos ver não é fácil para nenhum dos casos, justamente as pessoas buscam uma mentoria ou consultoria quando não sabem mais o que fazer ou por onde começar. 

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Sabemos que o ambiente de Postos de combustíveis é bem desafiador seja para o homem ou para a mulher, mais afinal de contas porque a mulher sente muito mais essa pressão?

Simples ela exerce muitos papeis e é por natureza mais emocional, são mães, esposas, empresárias, líder, filha, irmã. O seu grau de cobrança muitas vezes altíssimo querendo ser perfeita em todas as áreas, sendo cobrada excessivamente. 

Você que é mulher e se identificou em algum momento com esse artigo, deve estar se perguntando, “por onde começo a organizar tudo isso” eu digo o primeiro passo é autoconhecimento, clareza de quem você é, valorização e empoderamento da  sua autoimagem, para que isso te ofereça clareza de onde ir e como ir. Calma um passo de cada vez. 

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Priscila Guskuma – Treinadora Comportamental / Mentora Estrategista de Negócios

Escrito por: Priscila Guskuma – Sócia da Academia de Ensino Brasil Postos.

Head Trainer /Mentora Estratégica de Negócios .

Fundou em 2018 o  IGDH – Instituto Guskuma de Desenvolvimento Humano, instituição com a missão de transformar pessoas. É idealizadora do portfólio trilha da transformação de vida para criação de Resultados, compostas dos treinamentos nas áreas:

  • Inteligência Emocional – Liderança – Vendas – Empreendedorismo

Mais de 15.000 horas de prática e 20.000 pessoas impactadas presencialmente

Graduações & Certificações  

  • MBA Varejo Físico e On line pela USP (cursando)
  • Graduada em Jornalismo pela UBC (Universidade Brás Cubas)
  • Pós-graduada em Marketing pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes).
  • MBA em Coaching pela FAPPES e pela Sociedade Brasileira de Coaching. E também no Alpha Assessment pela Worth Ethic Corporation, com especialização em:
    • Personal & Professional Coaching
    • Executive & Business Coaching
    • Career Coaching
    • Positive & Extreme Coaching.
  • Formada em MBA em Coaching pela FAPPES e pela sociedade Sociedade Brasileira de Coaching. E também no Alpha Assessment pela Worth Ethic Corporation, com especialização em: Personal & Professional Coaching – Executive & Business Coaching – Career Coaching – Positive & Extreme Coaching.

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