Mantenha sua Caixa Separadora de Água e Óleo sempre Limpa

Existem várias marcas de sistemas de separação de água e óleo no mercado, porém o modo de limpeza básico é universal. Segue os passos abaixo:

Limpeza Básica:

1) Antes de iniciar certifique-se que as tubulações que tenham como destino a Caixa Separadora, estejam provisoriamente bloqueadas de modo que não seja descarregado afluente durante a operação. Pode-se usar panos para bloquear a passagem de afluentes.

2) Drenagem do Óleo. Como faço isso?

Regular o coletor de óleo (geralmente é um cano de PVC com uma abertura na parte superior) para ficar semi-submerso na lâmina de óleo. Em seguida abrir a válvula de escape (geralmente fica no do módulo coletor). O óleo será drenado para um compartimento geralmente chamado de Módulo Coletor de Óleo, onde é armazenado (Figura abaixo). O óleo do módulo coletor pode ser acumulado em recipientes estanques apropriados (ex.: Bambonas), para depois ser descartado conforme a legislação vigente.

caixa separadora

Recomenda-se que o empreendimento inspecione a caixa separadora, no máximo de 2 em 2 dias, conforme recomendado pela Petrobrás Distribuidora S.A, para verificar a presença de óleo e resíduos sólidos, os quais deverão ser drenados (para módulo coletor de óleo) imediatamente e acondicionados para posterior destinação, segundo a legislação ambiental vigente. Devemos lembrar que sempre que houver um derramamento, o afluente oleoso deverá ser imediatamente coletado para evitar contaminação.

OBS: Se o coletor de óleo não estiver instalado corretamente o sistema não funcionará corretamente.

Manutenção Completa:

IMPORTANTE:

iMPORTANTE

É aconselhado que seja realizada periodicamente uma limpeza completa na caixa separadora. A manutenção completa geralmente é realizada por uma empresa especializada. Ou pode-se realizar a limpeza/manutenção completa do Sistema Separador de Água e Óleo seguindo o manual. A maior dica é: Investir em treinamento para limpeza e manutenção da Caixa Separadora de Água e Óleo.

Fonte: Publicado por padraoambiental – http://padraoambiental.wordpress.com/2013/04/17/como-manter-sua-caixa-separadora-de-agua-e-oleo-limpa/

Artigo anteriorArla 32: quem deve usar, o que acontece se não usar ou se substituir
Próximo artigoO paradoxo da tecnologia no setor de combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here