Na última segunda-feira (29) a Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou a nova resolução (784/2019) para atualizar o marco regulatório para concessão de autorização para operar instalações de armazenamento e distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis.

A Resolução ANP 42/2011 é utilizada para simplificar procedimentos e minimizar barreiras aos investimentos, focando em desburocratização e segurança operacional. O texto unifica a autorização da ANP em uma única etapa. A resolução retira a necessidade de autorização de construção, mas manteve a autorização de operação.

Em comunicado a empresa se pronunciou, “A nova norma também reflete a preocupação com a segurança das instalações e das operações, pois, com as mudanças, a autorização de operação passa a ter melhor atribuição de responsabilidades e a garantir a fidedignidade entre o projeto apresentado e o executado”, detalhou a agência.

De acordo com a ANP, 750 agentes da cadeia de abastecimento serão afetados com 1.400 instalações físicas, como distribuidores de combustíveis líquidos automotivos de aviação, de solventes, de asfaltos e de gás liquefeito de petróleo, além de produtores, coletores e rerrefinadores de óleos lubrificantes e transportadores-revendedores-retalhistas (TRR).

Veja a Resolução ANP nº 784/2019 na íntegra no Diário Oficial da União.

Fonte: ANP

Artigo anteriorProjeto Melhor Gerente do Mundo em São Paulo realizado com sucesso absoluto
Próximo artigoPara ANP a baixa competição entre distribuidoras impede gasolina mais barata.
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here