especialista BPTodo ano, em agosto, os meios de comunicação se empenham em divulgar o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês. O comércio em geral se apoia na data, considerada a quarta melhor pelo setor, para ampliar as vendas. Mas especialistas avaliam que os varejistas aproveitam pouco a data que fica atrás do Natal, do Dia das Mães e do Dia dos Namorados.

A pergunta que se faz: “Será que o consumidor compra um presentão para a mãe e para o pai, apenas uma lembrancinha?”. O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), Maurício Morgado, diz que o varejo deveria se inspirar no Dia das Mães e trabalhar melhor o Dia dos Pais.

O Dia dos Pais compete com o Dia das Crianças pelo quarto lugar de importância como data impulsionadora de vendas para o varejo nacional. “É bem verdade que temos um volume bem maior de segmentos que vendem para pais do que para crianças, o ticket médio dos presentes para pais tradicionalmente é maior do que para crianças, mas este último é um segmento que vem ganhando espaço e tomando a dianteira neste quarto lugar”, completa. De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Pellizzaro Junior, o fenômeno de crescimento das vendas do Dia dos Pais pode ser explicado pelo aumento cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, que acaba comprando presentes para que o filho presenteie o pai.

Para este ano a previsão de vendas é otimista em relação ao ano anterior e entidades nacionais trabalham com índices que ficam entre 15% e 20% de aumento nas vendas.

Prepare sua Loja de Conveniência para Vender Melhor 

  • Produtos : Faça uma reunião de planejamento com sua equipe. Analise seu “mix” de produtos e serviços e prepare diversas opções: lembranças, presentes e presentões.Ofereça ofertas especiais, crie kits, incentive os indecisos a utilizarem a opção do cheque presente, ofereça pacotes de serviços e outros atrativos para chamar a atenção e conquistar novos consumidores. Ofertas de sugestões classificadas por preço facilitam a escolha dos compradores que têm este fator como principal atributo para escolha.
  • Dicas de Produtos para Comercializar em sua Loja de Conveniência
  1. Vinho é sempre um bom presente!
  2. Kit Churrasco
  3. Kit de Abridores de Garrafas e Vinhos
  4. Choppeira
  5. Kit de Ferramentas
  6. Kit de Caipirinha
  7. Canetas e Lapiseiras
  8. Livros
  9. Kit de Cervejas Importadas e Copos
  10. Portal Retrato
  11. Caneca Personalizada
  12. Caixa de Bombom
  13. Perfume ou Loção Pós Barba
  14. Chaveiros e Cortadores de Unha
  15. Cinto e Gravata

 

  • Crie uma Promoção de Vendas : Lembre-se, que quem quer ser lembrado pelos seus clientes, precisa fazer diferente dos seus concorrentes. Deve oferecer benefícios adicionais como: preço, prazo e brindes e deixar claro que a promoção tem prazo e estoques limitados.

Monte uma campanha promocional de vendas para o Dia dos Pais: Seja criativo. Contrate um profissional de criação se necessário. Ofereça alguns “mimos” durante o período da campanha através de sorteio como: Dia do Rei, Almoço Especial, Ingresso para o Jogo ou apenas uma brinde que pode ser entregue no sábado ou domingo.

É importante buscar parcerias para reduzir os custos das promoções. O lojista pode articular parcerias para que seus clientes comprem um produto para eles e ganhem algum presente para seus pais. “Na compra de um kit para churrasco, ganhe um avental exclusivo”. Compre produto para os Pais e ganhe uma lavação exclusiva para se pai.

Também é oportuno promover concursos e sorteios nesta data, mas lembre-se de alavancar parceria com outras empresas para fornecer os prêmios ou brindes em troca de divulgação da marca. Crie e divulgue amplamente o regulamento e não se esqueça de divulgar o ganhador. Procure não se descuidar da divulgação. Promoções simples podem apresentar ótimos resultados. Excelentes promoções podem ser um fracasso. A diferença está na divulgação.

  • Incremente sua Divulgação : Utilize várias mídias para aumentar o impacto de sua campanha. Veja como:

– Divulgação boca-a-boca: peça a indicação de outros clientes aos já habituais.

– Cartazes Externos: coloque cartazes nas empresas cadastradas e mensalistas

– Outdoor: Se o posto possuir um espaço grande instale um outdoor para divulgar a campanha

– Faixas: Sempre. A qualquer hora.

– Carro do som no bairro é uma maneira eficiente e barata de divulgação.

– Emailmarketing / SMS – Envie email e mensagem para todos os clientes cadastrados. Quanto maior o cadastro maior o retorno da campanha.

– Redes Sociais – Lembre-se que quase a totalidade dos seus clientes acessa o Facebook. Promova a data. Escreva um texto sobre o Dia das Mães. Convide seus seguidores para fazer uma declaração para sua mãe e curtir a sua campanha em troca de algum brinde. 

– Folhetos – Custo baixo. São versáteis e de fácil distribuição na pista.

  • Invista na Comunicação Visual da Pista. Ela é elemento mais importante para atrair consumidores para as ofertas de Dia dos Pais oferecidas na loja de conveniência. Durante o abastecimento o cliente fica atento aos elementos de comunicação visual que estão no pátio do posto como banners, lonas de teto, display, topo de bomba, etc. Atenção: evite excessos para não gerar poluição visual;
  • Atendimento Personalizado : Sua equipe está preparada para atender diferentes públicos? Sabe conduzir e auxiliar a venda, ao invés de forçá-la? Prepare a sua equipe de venda com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e fechamento de venda, para não perderem nenhuma oportunidade.

Se a loja possui opções de presentes para os mais variados estilos de pais, é fundamental treinar a equipe de vendas para sondar adequadamente o perfil do paia a ser presenteado. Incentive as vendas adicionais como oportunidade de complementar o presente escolhido. Lembre seus vendedores para oferecerem junto ao presente cartões alusivos a esta data, outras peças de roupa e acessórios que complementem o presente escolhido.

Se a sua equipe der um “show” de encantamento, esta será uma grande oportunidade para fidelizar os seus clientes, inclusive os novos, aumentando a sua carteira de clientes satisfeitos.

O envolvimento dos colaboradores nas campanhas de vendas é essencial.  A equipe deve estar motivada em uma causa, ela deve conhecer seus objetivos e os participantes devem trabalhar juntos na mesma direção. A paixão e o comprometimento são ingredientes fundamentais para o sucesso deste time. Além disso, o resultado do todo é mais importante que o individual.

  • Embalagens : Tenha e exponha opções de embalagens para presentes. Embalagens são fundamentais quando o produto é para presente. Muitas vezes valem mais do que o próprio produto e podem se tornar o principal motivo de decisão de compra.
  • Relacionamento: Uma das maiores necessidades do ser humano é sentir-se importante. Mostre que sua loja lembrou-se de cumprimentá-lo nesta data especial. Envie um cartão via e-mail, uma mensagem via SMS ou um bonito cartão via correio.
  • Cadastro : Cadastre os novos clientes para que possam ser realizadas ações de pós-venda para convidá-los a voltar a comprarem outras ocasiões
  • Ponto de Venda : Melhorar o “layout” e caracterizar o ambiente com a data gera bons resultados. A imagem da loja soma muito na hora da escolha. Dar dicas, criar situações que sugerem o produto ou serviços são estratégias que garantem um bom retorno.
  • Vitrine: A vitrine é responsável pela atração da loja. Em tempos de recursos escassos para investir em mídia, é fundamental aproveitar ao máximo o potencial das vitrines para seduzir os clientes que passam na frente da sua loja.

Como ferramenta de comunicação, pode-se dizer que a vitrine é a que oferece retorno mais rápido, pois no momento em que é montada já começa a vender.

  • Dicas Importantes

– Faça a divulgação dos presentes para o dia dos pais na Pista do Posto.

-Utilize materiais decorativos como banners, placas, adesivos com imagens e textos que emocionem o público-alvo;

-Pesquise os principais concorrentes – distribuidoras – para identificar as ofertas por eles oferecidas e contra-atacar com alternativas de maior atratividade.

-Nunca coloque produtos no chão–isso desvaloriza as mercadorias;

-Nas vitrines menos é mais. Evite excesso de produtos. Quem quer mostrar tudo acaba não destacando nada;

 -Mantenha as vitrines sempre limpas.

-Ambiente escuro não atrai. Invista numa boa iluminação;

-Desenvolva o capital intelectual da sua empresa. Passado a data, avalie os resultados obtidos, comparando com anos anteriores e anote o que deu certo e o que não foi tão bem, para que possa ser corrigido no ano seguinte.

– Dê incentivos aos seus colaboradores: Parta da ideia que é muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% do lucro, por exemplo, do que vender bem menos e ganhar 100%. Surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não era esperado por eles.

– Não se esqueça de oferecer embalagens atraentes, pois será uma compra de ultima hora.

– Kits Promocionais: As pessoas gostam de conjuntos prontos como um combinado ou um kit promocional. Faça kits por grupo de produtos. Com isto você vai aumentar o ticket médio dos produtos que estão na campanha sem aumentar os custos de divulgação.

– Promova a data nas redes sociais: Escreva um texto sobre o Dia dos Pais. Convide seus seguidores para visitar a sua loja de conveniência e dê uma senha para garantir um brinde ou um desconto especial.

  • Aproveite a Oportunidade de quem se esqueceu de comprar o presente.

Tradicionalmente o Dia dos Pais é comemorado com o “famoso” almoço de domingo. Muitas famílias costumam celebrar em bons restaurantes enquanto outras festejam em casa. No percurso aonde as famílias vão se encontrar muitos motoristas abastecem seus carros, principalmente os que vão viajar. Aproveite esta oportunidade de aumento de fluxo e ofereça ofertas interessantes para os filhos “esquecidinhos”.

Surpreenda seus clientes neste dia dos pais. Ofereça uma lembrança que ele jamais vai esqueças. Um brinde alegra, promove, facilita a venda e ainda faz o cliente carregar sua marca onde quer ele esteja.

Conheça os  BRINDES  que preparamos para a esta data. 

 – Aromatizante para veículos – Confeccionados em papel especial que absorve o perfume, com cordão transparente e embalado individualmente em saco plástico.

 – Brindes Indicados para Postos de Combustíveis, Lavação, Concessionárias, Oficina e Estética Automotiva.

 Vantagens

– Divulgação Frente e Verso – Visível Interna e Externamente

– Aromatiza o carro e divulga a marca da empresa

– Fragrâncias Exclusivas e de Longa Duração

– Fabricação 100% Nacional

 ► TODOS OS PRODUTOS PODEM SER PERSONALIZADOS COM A MARCA DA EMPRESA

brinde dia dos pais

Lixeiras Personalizadas – Além de estimular um comportamento educado e ecológico por parte dos motoristas, esta é uma solução de brindes para vários tipos de negócios.  Sua marca vai ficar no carro dos seus clientes por muito tempo.

Material:

• TNT 50 gramas

Esta gramatura é superior ao material usado pela maioria dos concorrentes, ela garante um material mais rígido e uma aplicação melhor da marca.

• A tinta usada é de alta qualidade deixando as cores muito mais vivas.

– Quantidade de Cores: 12 Cores (Branca, Amarela, Azul Royal, Azul bebê, Azul Marinho, Cinza Claro, Laranja, Preta, Rosa bebê, Pink,Verde, Vermelho

 dia dos pais fotos

 Se posto já está preparado para o Dia dos Pais? Deseja participar de nosso blog nos mostrando o que tem feito para seus clientes? Faça seus comentários.

© Reprodução Autorizada. Este texto foi criado e publicado no site portal-brasilpostos-custom.dev.yogh.com.br por Renato da Silveira,editor do Portal Brasil Postos. A reprodução do mesmo está autorizada contanto que seja citada a autoria e mantido o texto na íntegra.

 

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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