Banner_Meio (1)

Por mais que os gestores tenham dedicação exclusiva para controlar todos os pontos críticos que causam perdas, existem fatores que estão “invisíveis” aos olhos e que causam perdas diárias. São as perdas  que ocorrem no recebimento e armazenamento de combustíveis  que  aparentam ser pequena, já é suficiente para trazer estragos consideráveis em rentabilidade.

Post.3 (1)

Apresentamos apresentamo os tipos de perdas  descrevendo situações comuns encontradas no dia a dia.

1. Perdas no Recebimento – Talvez o maior risco encontrado em todo o processo esteja no recebimento, antes de entrar no tanque. O recebimento do combustível é essencial, para verificar que a seta de cada compartimento de combustível no caminhão tanque está apontando para o volume corretamente. Este procedimento é muito relevante também após a descarga dos produtos para verificar se todo o produto foi escoado.

2.Volume Morto – Neste caso, ao se entregar o combustível, o entregador ludibriando o posto coloca um “volume morto ou vazio” dentro do compartimento, equivalente ao volume faltante, assim, a seta antes de descarregar permanecerá indicando o volume correto.

3.Inclinação Inadequada – Neste caso, ao se entregar o combustível, o entregador ludibriando ao não posicionar o caminhão em posição com inclinação adequada para escorrer o produto para os tanques. Assim, permanecerá uma quantidade de produto remanescente no tanque que pode ser representativo se não controlado.

banner_Leia _também1

+++ LEIA TAMBÉM: Infográfico mostra as perdas de um Posto de Combustíveis. 

4.Derrame ou transbordo – Neste caso na entrega do combustível, o posto responsável por verificar quanto é possível descarregar no tanque do posto, não o faz corretamente aceitando uma descarga acima do volume que cabe no tanque. Neste caso, a perda é proporcionada pelo transbordamento do tanque do posto com o combustível que não cabe e transborda para fora. Esta operação também gera riscos ambientais, pois ocorrendo algumas vezes pode facilmente contaminar o solo.

5.Perdas com o combustível já recebido e no tanque – Essa etapa do processo envolve menos risco, mas vale ressaltar que perdas no tanque são possíveis.

6.Perdas por Vazamento – Os tanques modernos são desenhados para que o combustível seja bem armazenado e que não seja possível retirá-lo facilmente dos tanques, a não ser através da bomba. Além disso, os tanques têm paredes duplas para evitar contaminação do meio ambiente. Mas mesmo assim é importante monitorar, especialmente em tanques mais antigos, já que um vazamento tem não só a consequência relativa à perda de combustível, mas também, à contaminação ambiental, que é extremamente relevante.

7.Perdas nas saídas  – Talvez percebido com um risco menor, mas devido à fragilidade de processos envolvidos, observamos muitos desvios nesta etapa do processo.

8.Aferição – Mesmo em bombas de combustível consideradas modernas e em bom estado, é necessário se fazer aferições periodicamente. Caso as bombas sejam mais velhas, o operador pode ver a necessidade de fazer uma aferição por semana, que para uma bomba de 8 bicos, representa 160 litros por semana por bomba. Caso sejam 4 bombas semelhantes a esta, serão 640 litros por semana, e caso seja um mês de 4 semanas, teremos um total de 2569 litros usados em aferições durante o mês, e caso usemos um valor médio 4 reais por litro, chegamos a um valor para ser controlado mensalmente de R$ 10.240,00. Após a saída do produto do bico, este deve voltar para o tanque de origem, e neste momento há muita possibilidade de desvio. Manter o controle deste procedimento e processo é extremamente importante.

Muitas destas situações são geradas por falta de processos e controles, além de funcionários pouco capacitados e treinados. É muito importante que os operadores entendam o alto valor dos produtos recebidos e estocados.

A conscientização por parte dos operadores é chave. Todos devem entender que estas situações relativas às perdas podem ser bem geridas e mitigadas através de bons equipamentos, processos e controles adequados e equipe treinada, com ao menos dois níveis de checagem para que fraudes sejam totalmente minimizadas, aumentando rentabilidade e mitigando riscos.

Como fazer para minimizar as perdas que comprometem a revenda ? Apresentamos agora uma solução que pode acabar definitivamente com as perdas no posto. O EZTech Vision aparelho que faz a Medição de Tanques é a única solução no mercado que oferece total integração das informações de gestão do seu posto. Com essa solução é possível disponibilizar dados precisos a respeito de bombas, funcionários, entradas de combustível, estoque, vazamentos e perdas.

Post.5O EZTech Vision ele integra totalmente a comunicação das bombas, da medição de tanque e do monitoramento ambiental. Ele vem nas opções Wireless ou cabeado, integrado com as principais bombas, softwares de gestão e outros medidores de tanque do mercado. Sua tela touch screen também traz uma opção rápida de visualização das informações, trazendo relatórios de encerrantes e de estoque em tempo real.

A Sonda EZTech é um instrumento feito de aço inoxidável com medições de alta precisão, alinhado com o mercado global deste segmento. A tecnologia de posição magnetoestrictiva informa os níveis de estoque e detecta a presença de água. Além disso, a sonda possui sensores que monitoram a temperatura do combustível em diferentes níveis, e está totalmente integrada ao EZTech Vision.

O Sensor de Monitoramento Ambiental da EZTech destina-se a disparar alarmes no caso de qualquer tipo de vazamento. O Sensor pode ser instalado no sump da bomba, para alarmes de vazamento de combustível. Pode ser instalado no sump do tanque, para alarmes de “água no sump”. E também pode ser instalado no interstício do tanque, para detectar vazamento de hidrocarbonetos.

Diferenciais e benefícios do EZTech Vision

Precisão da Medição: A integração da solução permite a comunicação da automação das bombas com o controle dos tanques, fazendo a reconciliação física de combustível. Assim como permite a reconciliação contábil das descargas de combustível.

Calibração Inteligente: Um algoritmo inteligente faz da sonda um equipamento programável que se adapta a qualquer tipo de tanque, a calibração da sonda se traduz em altíssima precisão.

Reconciliação Automática: Mais um resultado do benefício da integração da solução, mostrando que, de fato, o que sai do tanque é condizente com o que sai da bomba, podendo em tempo real demonstrar perdas ou falhas no processo.

Monitoramento Ambiental: Comunicação com os sensores ambientais, que no caso de um vazamento de fluidos, gera um alarme visual e sonoro.

Disponível no App EZMobile: Além das informações estarem dispostas no equipamento EZTech Vision, todos os resultados estão guardados na nuvem e disponíveis em aplicativo para celulares android e IOs, tornando este um item adicional com acesso à todas as informações do posto em seu celular.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here