Desde que a repressão ao crime de adulteração de combustíveis se intensificou, as fraudes envolvendo bombas de abastecimento se multiplicaram.

Vulnerável à ação de criminosos, o equipamento tem sido alvo de diversos tipos de fraudes por meio da instalação de componentes eletrônicos que reduzem a quantidade de combustível abastecido.

Para aumentar a confiabilidade das bombas de combustíveis e impedir a violação por fraudadores, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aprovou um Regulamento Técnico Metrológico (RTM) por meio da Portaria 559/2016, que prevê a substituição de todas as bombas de combustíveis fabricadas até 2019 por novos modelos dotados de tecnologia que incorporam princípios de criptografia assimétrica.

De acordo com Bruno Rosas, diretor da Gilbarco Veeder-Root, desde que foi lançado este RTM todos os fabricantes de bombas têm se reunido com o Inmetro e a Abimaq para entender qual é a tecnologia que deve ser utilizada. “Essa tecnologia já foi alinhada e já existe uma certificação pronta, mas esse processo de implantação que era para acontecer em 31 de dezembro foi adiado para o ano que vem”.

O motivo, segundo ele, é que o Inmetro está testando qual o tipo de criptografia que será utilizado. “Só falta definir a tecnologia da criptografia, pois todo o restante está pronto. Assim que sair o regulamento com o chip a ser utilizado, todos os fornecedores estarão aptos a testar e, posteriormente, colocar no mercado”.

O diretor da Gilbarco ressalta, ainda, que este modelo será totalmente inviolável.

A tecnologia não permite que seja alterado qualquer componente da bomba. Cada pulser que vai sobre os blocos medidores (onde faz a medida do volume vendido) são protegidos e não podem ser retirados. Se eventualmente o medidor quebrar e precisar ser retirado, será necessário comunicar o órgão certificador, que liberará um novo para ser colocado”.

Em termos de tecnologia, Rosas afirma que esta é a mais avançada que existe no mundo com relação à proteção de fraude. “Após o lançamento, a troca será escalonada e em 15 anos todo o parque de bombas será renovado”, finaliza.

Saiba mais – A portaria 559 do Inmetro, publicada em dezembro de 2016, estabelece que as bombas em uso nos postos de combustíveis deverão ser retiradas do mercado no prazo de 6 a 15 anos, de acordo com o ano de fabricação. Para bombas fabricadas em 2004, por exemplo, o prazo para substituição é de 72 meses. Já para os equipamentos fabricados até 2019, o prazo é de 180 meses, após a data de publicação da portaria (dezembro/2016)

Novos postos deverão instalar bombas com recuperação de vapores a partir de setembro

Desde o início de setembro deste ano, todos os postos de combustíveis que iniciaram as suas operações já devem contar com um novo modelo de bomba com sistema de recuperação de vapores.

O objetivo é proteger frentistas e consumidores em geral da exposição ao benzeno.

A obrigatoriedade consta na Portaria 1.109/2016, do Ministério do Trabalho, e também nas portarias 559/2016 e 294/2018, do Inmetro.

A novidade foi apresentada pela Gilbarco Veeder-Root durante a Expostos & Conveniência. Segundo o diretor Bruno Rosas, todos os postos em processo de licenciamento precisam adquirir o novo modelo. “O modelo que desenvolvemos beneficia não apenas quem está abrindo um posto novo agora, mas os que se enquadram no cronograma de troca. Ou seja, é possível comprar, a partir de agora, um novo equipamento sem o sistema de recuperação de vapores e adicioná-lo depois”.No entanto, nos modelos antigos não é possível fazer a adaptação.

A segurança do novo sistema já foi pensada para que o abastecimento seja feito por consumidores, caso um dia o self-service venha a ser liberado no País.

Cronograma –  De acordo com a Portaria 1109/2016, as bombas fabricadas antes de 2016 devem ser substituídas até 2027. Já os modelos anteriores a 2011 devem ser trocadas até 2026. As que foram produzidas antes de 2007 devem ser trocadas até setembro de 2024. As bombas de 2004 para trás devem ser substituídas até setembro de 2022.

Fonte: Revista Postos e Serviços

Para atender as novas legislações que envolvem o tema da recuperação de vapores em postos de combustíveis, a Gilbarco Veeder-Root se adiantou ao mercado, com soluções adequadas às necessidades ou preferências de cada estabelecimento.

A empresa já oferece bombas com o sistema de recuperação de vapores integrado – aprovadas pelo INMETRO – e, também, o kit de recuperação de vapores, para upgrade das bombas da sua linha Prime, adquiridas a partir de agosto de 2019. O kit é avalizado pela certificação de segurança UL Brasil, tem aprovação metrológica do INMETRO e é uma solução testada e utilizada com grande sucesso em diversos países da Europa e América do Norte, há mais de uma década.

Confirmando o pioneirismo da empresa, a primeira bomba com sistema de recuperação de vapores embarcado instalada no país, no mês de agosto, é da marca Gilbarco Veeder-Root.

Automação – Na área de automação da gestão de postos de combustíveis e lojas de conveniência, a Gilbarco Veeder-Root traz mais um lançamento com foco na agilidade, otimização de recursos e confiabilidade.

Prime ID, sistema de identificação do frentista, aumenta a segurança e o controle sobre os produtos vendidos na pista e proporciona recursos para a gestão da equipe de atendimento.

Além do acompanhamento da produtividade de cada frentista, o sistema impede abastecimentos não autorizados e possibilita, em tempo real, a gestão sobre o mix de venda dos combustíveis e a implementação de campanhas. Permite também que cada abastecimento seja associado a um cliente, propiciando controle do faturamento, frequência e apoio a programas de fidelização. E não é só: o sistema também disponibiliza o App Prime ID, para smartphones – Apple e Android.

Segurança e agilidade para o gerenciamento do estoque de combustível – Mundialmente reconhecida pela precisão e segurança de seus  sistemas de medição e monitoramento ambiental, a Gilbarco Veeder-Root apresentará, também, na Expopetro 2019, o sistema TLS-450 PLUS.

A solução permite maior controle das operações de abastecimento do posto, aumentando a rentabilidade do negócio com segurança e rapidez.

foto VR TLS4 (abr13)

O sistema TLS-450 PLUS permite o monitoramento do desempenho da venda de combustíveis, através de alertas em tempo real e acesso aos dados de conformidade e inventário em qualquer dispositivo ligado à internet. Possibilita também fácil acesso a todos os relatórios de monitoramento ambiental e armazena até três anos de informações, protegendo-as de quedas de energia, troca de bateria ou atualizações de software.

Tudo isso permite controle preciso do estoque de combustível e informações de detecção de vazamentos durante todo o tempo.

As soluções da Gilbarco Veeder-Root estarão no estande 13B da Expopetro, nos dias 9 e 10 de outubro, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre – RS.

Sobre a Gilbarco Veeder-Root – Produtos testados pelo tempo e aprovados para o futuro. Desde 1865, a Gilbarco Veeder-Root é líder global em equipamentos, tecnologia e soluções integradas para abastecimento de combustíveis e lojas de conveniência. Seus sistemas são projetados para trabalhar de forma integrada proporcionando economia de recursos e maior eficiência. Seja no exterior, no interior, no subsolo ou na nuvem, a Gilbarco tem a solução de abastecimento mais adequada para cada tipo de negócio( www.gilbarco.com.br).

Fonte: Assessoria de Imprensa

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Gilbarco Veeder-Root a líder mundial que está ao seu lado. Em nosso portfólio de produtos destacam-se bombas de combustíveis para uso comercial, bombas de combustíveis para uso industrial, bombas submersas, sistemas de medição e monitoramento ambiental, registrador eletrônico, medidor de linha eletrônico, medidor de linha mecânico, registradores volumétricos, contador de litros mecânico e emissores de pulsos.

1 COMENTÁRIO

  1. Esta adequação é importante para todos. Conteúdo útil e muito relevante.
    A Ferrari Soluções em Engenharia trabalha com licenciamento ambiental de postos revendedores de combustíveis na CETESB e com regularizações junto ao Corpo de Bombeiros em São Paulo (AVCB)

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