O paranaense Arnoldo Hammerschmidt tem sua vida pautada pelo cheiro de combustível. No ano que nasceu, em 1954, a família inaugurou um posto de gasolina, na Lapa, o que viria a ser o primeiro empreendimento de um negócio promissor. Em 1994, ele fundou a Potencial Petróleo, com sede em Araucária, que é referência na distribuição de combustível no país. Era o pontapé para o que se tornou o Grupo Potencial.

E o crescimento não para por aí. Duas décadas depois da criação do Grupo, Hammerschmidt mira em outra meta. Ele espera, que a Potencial Biodiesel, empresa fundada em 2012, atinja porte mundial. Os investimentos para atingir essa meta chegam perto R$ 300 milhões. Hoje a usina tem capacidade para fabricar 382,7 milhões de litros por ano. “Seremos um dos maiores do mundo”, garante o empresário.
Academia de Ensino · 16 anos no setor
Sua equipe não nasceu pronta. A gente forma.
Capacitação especializada para postos, da pista à gestão, sem parar a operação.
Cursos online, presenciais e in company para todos os níveis do posto.
Por que entrar no mercado de biocombustíveis?
Acredito que, nos próximos anos, talvez vinte, o consumo do petróleo será menor do que o da energia renovável via combustível híbrido etanol e eletricidade. Estamos saindo de uma posição para a outra. É um caminho sem volta que fará parte do mundo todo. Essa percepção, de que o biodiesel, e tudo que envolve energia renovável, será o alicerce do negócio para as próximas gerações, nos fez direcionar os esforços. Queremos ser reconhecidos como uma empresa de energia.
Pensando nisso, em 2012, construímos a primeira planta, na Lapa. Aproveitamos que, à época, o Brasil decretou a obrigatoriedade da mistura compulsória do biodiesel ao diesel e vimos como um filão para explorar. No primeiro ano, iniciamos produzindo 400 mil litros por dia, hoje produzimos 1 milhão de litros por dia. A produção é escoada para outras distribuidoras como a Petrobras, a Ipiranga, entre outros. Nosso produto sai da Lapa e se espalha até o Espírito Santo.
Qual a técnica para a obtenção de biodiesel utilizada na Lapa?

Grupo de WhatsApp
Brasil Postos revendedores
Grupo de WhatsApp exclusivo
Informação que ajuda a melhorar o resultado.
Participe do WhatsApp onde donos e gestores trocam experiências, notícias e práticas de gestão sem vendedores e sem spam.
A transesterificação. Consiste na reação dos triglicerídeos que estão presentes nos óleos vegetais e nas gorduras animais, em uma reação com o metanol. Essa reação transforma o óleo de soja, por exemplo, em biodiesel.

O mercado de combustível fóssil continua crescendo?
Ambos os mercados continuam em crescimento. Mas estamos investimento mais em energia renovável, no biodiesel. Depois da inauguração da primeira planta na Lapa, em 2012, já fizemos outra, ao lado, para a produção de glicerina refinada, é a Potencial Glycerine, inaugurada em 2018. Nesta fase, aproveitamos a glicerina, subproduto da usina de biodiesel, e transformamos em refinada. A operação iniciou com capacidade para produzir 45 mil toneladas por ano e com a qualidade atestada, que classificou o produto como o mais puro do mercado atingindo o chamado Grau USP.
O volume produzido pela Potencial já corresponde a mais de 25% da produção nacional atual, estimada em 160 mil ao ano. É o tipo de produção que contribui para a balança comercial, uma vez que diminui a necessidade de importação.
A glicerina refinada é utilizada em produtos farmacêuticos, na indústria de cosméticos, têxtil, de alimentos, para a fabricação de cápsulas, anestésicos, xaropes, balas, bolos, entre outros. Aumentamos o leque de possibilidades.
Como enxerga a trajetória de 25 anos do Grupo?
Começamos o negócio distribuindo petróleo, com base em uma energia fóssil. Mas o mundo foi se transformando e nós também. Acreditamos que nos próximos 20 anos o mercado de energia renovável vai ser maior que o fóssil, o consumo também.
São mais de duas décadas de atuação. Como a empresa trabalha com o conceito de inovação?

Inovar é perceber e participar das mudanças que o mercado nos exige. Além disso, inovar também é acreditar nas pessoas. A gente motiva os funcionários da usina, valoriza os profissionais. Através do programa Boa Iniciativa, premiamos os funcionários nas melhorias que eles conseguem trazer para a empresa. Seja na diminuição do consumo da água ou na melhoria de um sistema que não gere resíduos, por exemplo. A nossa primeira planta tinha como resíduos três produtos: a oleína, o ácido graxo e a borra. Já na planta nova, o resíduo vai ser zero, vamos produzir 100% biodiesel. Também investimos em tecnologia. Nossa planta é totalmente automatizada.
Quantos funcionários o Grupo tem?
A empresa tem aproximadamente 10 mil colaboradores diretos e indiretos.
[Em 2009 a Potencial entrou para a lista das 1.000 maiores empresas do Brasil, segundo a Revista Exame – Maiores e Melhores. No ano de 2018, a Potencial figurou entre as 250 maiores em vendas do Brasil, e a Potencial Biodiesel entre as 200 maiores no Agronegócio. A Revista Exame também listou o Grupo Potencial, na posição 112º, entre os maiores grupos do Brasil.]
Qual o próximo passo?
Há um grande projeto de usina de etanol de milho. O estado do Mato Grosso vai se tornar um grande produtor de etanol de milho e várias oportunidades estão surgindo.
Fonte: biodieselbr
Automação de abastecimento
Diesel em alta? Controle seus custos com combustíveis.
Automatize o abastecimento interno, acompanhe dados em tempo real e identifique perdas na sua operação.
Descubra como automatizar a gestão de combustível da sua empresa.
Conheça a CTA Smart →Fale com um especialista da CTA.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.
Tecnologia para tanques
Mais continuidade para o seu negócio
Revitalize os tanques do seu posto sem parar a operação
Conheça a solução de revestimento desenvolvida para renovar e proteger tanques de armazenamento.
Avalie uma alternativa à substituição dos tanques.
Conheça a tecnologia ORO →Acesse o site do anunciante.
Notícias relacionadas
Chuva atrasa moagem de cana e sustenta alta do etanol em SP
16 de setembro de 2026
Atraso na entrega de diesel no RS ameaça o plantio e pressiona a oferta na revenda
14 de setembro de 2026
ANP revisa regras do RenovaBio para distribuidoras que estão começando
12 de setembro de 2026
ANP quer ver a nota fiscal do diesel todo dia para checar a mistura de biodiesel
27 de agosto de 2026
Acelen eleva diesel S-10 em 3,5% e pressiona reposição
4 de agosto de 2026
Vendas de etanol crescem 11% em junho e exigem leitura da praça
4 de agosto de 2026
Petronas acelera no Brasil e mira 350 postos até o fim do ano na disputa pela quarta posição
28 de julho de 2026
Setor de etanol amplia insatisfação com o governo após crédito de R$ 3,3 bilhões para importar fósseis
28 de julho de 2026
Trump utiliza rede de posto para vender combustíveis abaixo do custo e forçar revendedores a baixar os preços
27 de julho de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.


