Arnaldo Jardim (Cidadania/SP) protocolou requerimento para que projeto de decreto legislativo seja apreciado também na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC)
O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP) protocolou requerimento na Câmara dos Deputados solicitando que o PDC 978/2018, que libera a venda direta de etanol de produtores para postos de combustível, tramite também pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).
Jardim é uma das principais vozes contra a aprovação do PDC na CME, onde o texto é debatido desde a apresentação do parecer do relator Édio Lopes (PL/RR) em 24 de setembro, contra a aprovação do texto.
Academia de Ensino · 16 anos no setor
Sua equipe não nasceu pronta. A gente forma.
Capacitação especializada para postos, da pista à gestão, sem parar a operação.
Cursos online, presenciais e in company para todos os níveis do posto.
O PDC tem sido um dos textos mais polêmicos da comissão, com um voto em separado favorável à aprovação pelo deputado Elias Vaz (PSB/GO), e grande parte dos membros da CME declarando-se abertamente a favor do texto.
O PDC 98/2018, proposto por Otto Alencar (PSD/BA), foi aprovado no Senado em junho de 2018, logo após a greve dos caminhoneiros, e é a proposta mais avançada em tramitação no Congresso para permitir a venda direta de etanol sem necessidade de aprovação do Executivo federal, uma vez que seu foco é invalidar uma norma de uma agência reguladora, no caso, o artigo 6º da Resolução nº 43, de 22 de dezembro de 2009, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Fonte: epbr

+++ Comissão da Câmara posterga votação da venda direta de etanol

Grupo de WhatsApp
Brasil Postos revendedores
Grupo de WhatsApp exclusivo
Informação que ajuda a melhorar o resultado.
Participe do WhatsApp onde donos e gestores trocam experiências, notícias e práticas de gestão sem vendedores e sem spam.
+++ Comissão da Câmara aprova venda direta de etanol por pequenas usinas
+++ A saída para a venda direta de etanol, escreve Adriano Pires
Automação de abastecimento
Diesel em alta? Controle seus custos com combustíveis.
Automatize o abastecimento interno, acompanhe dados em tempo real e identifique perdas na sua operação.
Descubra como automatizar a gestão de combustível da sua empresa.
Conheça a CTA Smart →Fale com um especialista da CTA.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.
Tecnologia para tanques
Mais continuidade para o seu negócio
Revitalize os tanques do seu posto sem parar a operação
Conheça a solução de revestimento desenvolvida para renovar e proteger tanques de armazenamento.
Avalie uma alternativa à substituição dos tanques.
Conheça a tecnologia ORO →Acesse o site do anunciante.
Notícias relacionadas
Chuva atrasa moagem de cana e sustenta alta do etanol em SP
16 de setembro de 2026
Atraso na entrega de diesel no RS ameaça o plantio e pressiona a oferta na revenda
14 de setembro de 2026
ANP revisa regras do RenovaBio para distribuidoras que estão começando
12 de setembro de 2026
ANP quer ver a nota fiscal do diesel todo dia para checar a mistura de biodiesel
27 de agosto de 2026
Acelen eleva diesel S-10 em 3,5% e pressiona reposição
4 de agosto de 2026
Vendas de etanol crescem 11% em junho e exigem leitura da praça
4 de agosto de 2026
Petronas acelera no Brasil e mira 350 postos até o fim do ano na disputa pela quarta posição
28 de julho de 2026
Setor de etanol amplia insatisfação com o governo após crédito de R$ 3,3 bilhões para importar fósseis
28 de julho de 2026
Trump utiliza rede de posto para vender combustíveis abaixo do custo e forçar revendedores a baixar os preços
27 de julho de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.



