Teor alcóolico, pH e condutividade são os principais problemas na qualidade dos combustíveisDescarregamento combustível no posto de gasolina.

Analisar o combustível antes do descarregamento é a melhor forma de assegurar a qualidade do produto comercializado em seu posto. Essa atitude pode evitar problemas com seu posto em uma eventual fiscalização pela ANP ou Secretaria da Fazenda.

Periodicamente a ANP publica os relatórios de qualidade dos combustíveis que são comercializados no Brasil.Entre as principais não conformidades encontradas na gasolina, aproximadamente 23,4% são devido ao teor de etanol na mistura. Para as demais não conformidades, a caracterização do combustível só é possível através da utilização de equipamentos de custo elevado e com mão de obra especializada.

No caso do etanol combustível, 77,9 % das não conformidades estão relacionados ao teor alcoólico/massa específica, a medida de pH e a condutividade elétrica.

Para todas essas não conformidades, o proprietário do posto de combustível responde legalmente e muitas vezes são necessários meses para provar que o combustível chegou da distribuidora fora da especificação outras vezes a defesa não é aceita por falta de uma amostra testemunha.

Muitos desses problemas seriam facilmente solucionados caso o proprietário da revenda conferisse esses parâmetros de qualidade do combustível no momento do recebimento, como sugere a cartilha do revendedor de combustível. A análise preliminar do combustível permite identificar problemas antes da descarga, fornecendo uma segurança adicional para o proprietário do posto revendedor e também para o consumidor.

 

Fonte: Equipe Xerloq

Artigo anteriorComprei um posto com um passivo ambiental. E agora?
Próximo artigoA Lei que Encarece a Gasolina
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here