Sensor mostra a autenticidade do combustível em 40 segundos.

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP), desenvolveram, com o uso de nanotecnologia, um dispositivo capaz de medir em poucos segundos a qualidade do etanol combustível.

De acordo com Carlos César Bufon, pesquisador do Cnpem, o dispositivo pode ser utilizado em toda a cadeia, da produção ao abastecimento, garantindo ao consumidor que o produto enviado ao tanque do carro é, realmente, o que ele comprou.

“Esse sensor pode ser usado desde a fabricação, lá na usina, pode passar pelo transporte, a parte de estocagem, o tanque de reserva do posto, e consequentemente a bomba de combustível, até o automóvel”, explica Bufon.

Banner Categoria - Televendas

A equipe do Cnpem acredita que o dispostivo possa chegar ao mercado em até dois anos. No período, será necessário criar um processo de homologação para determinar como deve ser feito o monitoramento desse etanol em toda a cadeia.

Resposta em 40 segundos

O sensor desenvolvido em Campinas pode, no futuro, equipar tanques dos carros, informando ao motorista, em poucos segundos, se o etanol vendido pelo posto está dentro das normas estabelecidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

“Esse sensor e essa eletrônica foram preparados para uma resposta de 40 segundos. Como estamos tratando com etanol combustível, a gente quer ter certeza que o valor lido nesse dispositivo seja o mais próximo da realidade”, explica Bufon.

Fonte: G1

Artigo anteriorCombustíveis podem ser vendidos em garrafas PET?
Próximo artigoCompra com Vantagens: Máscara Facial Inteira
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

1 COMENTÁRIO

  1. vi no auto esporte desse domingo 17/09/17, uma reportagem de um aparelho analizador de combustivel, que coloca embaixo, perto do tanque, gostaria de mais detalhes, e tenho interesse em comprar o aparelho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here