Um dos negócios mais tradicionais está a cada dia mudando sua forma, não apenas nos designs, imagens e ofertas, mas alterando as suas operações e de donos, também!

Um negócio que era familiar, e que passava de geração em geração, está perdendo este DNA. Onde você sabia de quem era o posto, seu Zé, seu Pedro, Dona Lourdes, etc. 

Eram os “bancos” das cidades, trocava dinheiro para os demais comerciantes, serviam de referência para encontros, etc. Cada vez mais concentrado em grandes redes, por conta justamente da necessidade da escala, e ambientes bastantes competitivos, há uma migração nos modelos de operação.

Quando estes postos deixam de ser do seu “Antonio” e vai somar a outros postos da Rede “Tal”, e esta tem reputação ilibada, ganham todos, o seu “Antonio” que vai fazer outras atividades, a rede que passa a ter mais um ponto e assim pode investir em modernização do ponto, novo dono sempre faz isso, e os consumidores naturalmente.

Seria ótimo se fosse assim. Seria!

Estamos presenciando um crescimento de algumas redes cujo objetivo é atuar e fazer dos postos uma fonte de negócios irregulares. Desde a baixa qualidade e misturas de outros produtos não autorizados, a exemplo do uso do proibido metanol, a não adição de biocombustíveis aprovados pela Agência reguladora, nas quantidades previamente estabelecidas tanto para a gasolina C com etanol anidro, e o biodiesel na mistura do diesel.

Mas o posto não é um bom negócio? Lógico que é, posto de gasolina pulsa o varejo de proximidade, amplia serviços, gera empregos, atrai novos serviços e soluções para as pessoas, além de serem um “oásis” nas estradas para os caminhoneiros, são 43 mil postos aproximadamente no Brasil que geram renda para muitas famílias, além de fazerem parte de um importante segmento gerador de impostos para os governos federal e estadual. Impostos estes que arrecadados vão gerar investimentos na saúde, na educação, nas melhorias viárias das cidades, dentre outros.

+++ LEIA TAMBÉM: Inteligência Artificial para otimizar processos em postos de combustível: 4 maneiras práticas.

Pois bem, estes impostos, quando não são recolhidos, por operações que sonegam e adulteram produtos, vão de encontro a importância deste segmento na geração de riquezas para todo “ecossistema”, e faz dos devedores contumazes de impostos e adulteradores de produtos, o grande vencedor.

Portanto, é chegada a hora das autoridades atentarem para artifícios e hábitos dos contumazes, este belo segmento clama por apoio dos governantes e os agentes públicos para que o posto de gasolina, continue na sua maioria em mãos dos bons e bem intencionados empresários, sendo aquele lugar referência do bairro e na rodovia e se apresentem para dar suporte e apoio as necessidades dos usuários e demais consumidores.

Fica a reflexão sobre a transformação dos postos de gasolina e os desafios que enfrentam, desde mudanças na propriedade até questões de integridade nos negócios. Destaca a importância dos postos para a comunidade e chama a atenção para a necessidade de medidas contra práticas irregulares.

Fonte: Linkedin – https://www.linkedin.com/in/paulo-edilson-dutra-b591a991/

Autor: Paulo Edilson Dutra

Perfil: Sou fundador da PE Dutra Consult, uma empresa que constrói estratégias de negócios para outras empresas. com liderança em negociações comerciais, relacionamento com órgãos governamentais e ações de marketing.

Por mais de 3 décadas fiz parte da História da Ipiranga e neste período eu tive muitos desafios,, grandes experiências, muitas equipes e uma atuação em todo o território nacional.

Tenho um grande orgulho de ver que minha trajetória de carreira espelha o que acredito:
# Pessoas
# Negócios inteligentes
# Liderança humanizada
# Parceria com o cliente

Eu já atuei em diferentes segmentos mas foi na distribuição de derivados de petróleo e Varejo que tive meus maiores aprendizados e grandes conquistas.

Como gestor priorizei além de resultados, a formação de novos líderes e profissionais porque acredito ser esta a minha principal missão: ajudar pessoas a gerarem resultados.

Entre tantas fusões, reestruturações, novos desafios e diretrizes, me orgulho em contar a você o quanto fui feliz em cada conquista que obtive, e todas as metas batidas e os territórios conquistados junto com meu time. Sim, nesta vida, não se faz nada sozinho.


Artigo anteriorLei da Galonagem Mínima : Conheça o projeto de lei que pode ajudar os revendedores
Próximo artigoJuiz mantém despejo de posto por dívida de IPTU e aluguel
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here