Assim como prometido na matéria anterior, o tema de hoje é com certeza um dos melhores aromas do mundo; inigualável e inconfundível: o café!

Surgiu no Brasil no século XVII, quando as primeiras mudas foram plantadas no Pará, vindas na bagagem do Sargento Mor Francisco de Mello. Tendo seu fortalecimento agrícola naquele século até o seguinte, onde começaram a plantá-lo para consumo doméstico.

Em um curto espaço de tempo, o café se propagou pelos estados do Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

As condições climáticas favoráveis o tornaram o produto numero um da base econômica do Brasil.

Ao final do século XVIII, o Haiti era o principal exportador de café do mundo. Contudo, devido a uma longa guerra, que buscava a independência, contra a França, gerou uma crise, e o Brasil se beneficiou deste cenário, tomando o mercado europeu e americano.

O café foi um grande desenvolvedor da economia brasileira, criando a classe média, trazendo imigrantes de diversos países, principalmente da Europa. Foi responsável pela criação de ferrovias e todo o desenvolvimento do interior dos estados, principalmente, dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Devemos muito a este grão maravilhoso, que impactou diretamente nosso mercado de conveniência, dia após dia.

Com a questão imobiliária afetando as grandes cidades e os grandes centros urbanos, fica cada vez mais caro o metro quadrado e é exatamente aí, caros leitores, que temos em nossas mãos o Royal Street Flash.

Lembro-me bem daqueles longos cafés da manhã, a leitura do jornal, meus pais saindo para o trabalho, ou até mesmo quando eu ia tomar café na padaria e via as pessoas tomando seu café nos balcões concentrados em seus jornais, revistas… Com o crescimento das cidades, as pessoas não têm mais tempo para esse tipo de hábito, pois o trafego intenso de veículos atrapalha a locomoção. Time is Money!

E os postos de gasolina se destacam por estarem no meio do caminho, entre as residências e o trabalho; fazendo com que as lojas de conveniência se abarrotem no horário de pico do café da manhã.

Outro ponto notável é a questão dos estacionamentos. São escassos em padarias, porque a questão imobiliária impede de ter mais vagas. Os postos de gasolina por possuírem ampla área de parada, vêm tomando o mercado das padarias. Portanto, um bom café é obrigação em uma loja de conveniência, juntamente, como dito na matéria anterior, do pão de queijo no requisito básico do Biz.

E devido ao clima gourmet e na boa fase que anda o canal de conveniência, transformar a loja em good coffee lab é uma boa pedida. Ou seja, uma cafeteria gourmet. Tente criar um clima de descontração, que sua loja seja um ponto de parada para um bom café. Seja para selar um negócio, juntar alguns amigos, e até mesmo, levar à namorada, ou namorado para passear e tomar um café de qualidade.

Troque aquela sua máquina de café morno por uma boa de grupo. Envolva o ambiente com o aroma de um bom grão moído na hora.

Consegue imaginar a sensação do cliente, ao entrar pela manhã em sua loja, num dia frio de primavera com um aroma maravilhoso de pão de queijo e de café?  Não há dúvidas a venda é certa.

Investir no treinamento e na formação de um bom barrista vale muito à pena, pois há muita margem em bebidas feitas á base de café. Lembre-se as pessoas comem com os olhos.  Late arte, smothies, bebidas e drinks feitos de café estão em alta. Esta belezinha  agrada aos brasileiros há séculos.

Lembre-se daquelas badaladas casas de coffee lab cobrando preços altíssimos em delícias geladas com chantilly e cookies.

Tente montar combos de croissant de chocolate com bebidas à base de café, tais como: cappuccinos e frapês.

Sabe aquele panetone que a companhia empurra goela abaixo no Natal? Pois bem, rasgue o pacote, corte uma fatia bem servida e mergulho em um belo e pecaminoso pote de chocolate ao leite derretido, cole aquele mini M´ms, ou pedacinho daquela barra de chocolate que algum vendedor maneiro empurrou com a data curta e está quase a vencer e que o nosso querido funcionário não detectou no recebimento, disponha sobre um belo prato e sirva ao cliente.

Outra ideia bacana é fazer um corte circular na parte superior do panetone, 

retirar o interior e rechear com doce de leite e bolas de sorvete de flocos.

Faça cartazes e coloque na pista, redes sociais, ou até mesmo naquele belo painel de led.

Como sugestão: sobremesa gourmet para dois. Incentivar a venda de pares é bem vinda na loja e quebra o paradigma da alimentação single (única) que é a de costume.

Ter um bom pote de Nutella e um pouco de caju moído para salpicar e decorar uma boa xícara de cappuccino pode render alguns reais a mais no aumento do ticket médio.

Para esta matéria, fui até o interior de São Paulo, na cidade de Jundiaí, e tive o imenso prazer de ser recebido em particular na fábrica da Brasil Espresso. Empresa responsável pela primeira cafeteria de expresso de São Paulo, o Café do Centro, fundada em 1916.

Foi muito bonito e aromático poder acompanhar o passo a passo e os cuidados dessa incrível fábrica, que está no mercado há mais de 106 anos e que é proprietária de famosas marcas como: Astro Café e Café do Centro, além de ser parceira de grandes empresas como Havana e Kopenhagen.

Caso nossos queridos leitores se animem, indico o Café das Serras de Minas, pois tem conquistado muitos paladares.

A Brasil Espresso tem plantações naquelas  regiões e possui equipamentos de ponta para as lojas de conveniência. Vale à pena conferir!

Aqui vão algumas dicas de como se preparar um bom café expresso:

  1. Utilizar água filtrada. Lembre-se na hora que for construir, ou reformar sua loja, tenha um ponto de acesso de água próximo, de onde ficará a máquina de café e com um bom filtro de carvão ativado. Isso fará o prolongamento da vida útil do equipamento e com certeza um café de primeira qualidade;
  2. Temperatura da água entre 88 a 95 C e pressão da máquina de 9 Bar;
  3. Manter um moinho bem regulado;
  4. Moer pequenas quantidades de grãos;
  5. Prensar bem o pó de café no porta-filtro;
  6. Tempo de extração do café para uma xícara, de 25 a 30 segundos;
  7. Volume do café expresso na xícara de 30 a 50 ml;
  8. Utilizar porcelana com fundo arredondado para circulação do creme;
  9. Xícaras de porcelanas devem estar pré-aquecidas;
  10. Ao tirar o café, servir imediatamente.

Tive o prazer de entrevistar o Gerente Geral de Vendas da Sinerfood, Rodrigo Ridorsa, que foi barrista profissional na Inglaterra, na cidade de Londres, que nos deu dicas valiosas sobre essa arte.

A primeira, tomar cuidado para não queimar o leite na hora do preparo do famoso café com leite.

Segunda, manter o equipamento sempre em bom estado e limpo.

Terceira, comprar uma máquina de lavar pratos e copos para que as xícaras não apresentem sujeira alguma.

A quarta e última, manter o canudo do vapor sempre limpo e fazer uma boa raspagem utilizando um produto higienizante para evitar que caiam pequenos pedaços de sujeira no interior da xícara. Espero que tenham gostado!

Um tríplice fraternal abraço do Chef Borba.

 Em memória do meu querido bisavô, José Martinez Dias, produtor de café de Cafelândia e representante da Espanha na cidade. Um homem de benevolência, além de seu tempo!

Agradecimentos:José Júnior, Alex – Gerente de Vendas e toda a equipe da Brasil Espresso, que nos atenderam com muita dedicação.

Rodrigo Ridorsa, Gerente Geral de Vendas da Sinerfood.

Fotografias: Juliana Andrade

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