Estimados leitores, para começar a matéria de hoje precisamos retroceder alguns séculos para entender como surgiu o símbolo nacional das lojas de conveniência no Brasil.

Considerado patrimônio brasileiro e uma das receitas mais simples e deliciosas.Sim meus amigos, estamos falando do magnífico pão de queijo !

Não se sabe ao certo a origem, mas acredita-se que seja oriunda da América do Sul. Muitos dizem que foi criada durante o período de escravidão nas fazendas em Minas Gerais.

A falta de farinha de trigo obrigava as escravas a utilizarem farinha de mandioca, no dia a dia, mais as sobras de queijo, assim desenvolveram essa massa espetacular.

Caro leitor se a sua loja de conveniência não tem pão de queijo arrebatador com certeza você está no caminho errado! Não tenha dúvidas que há uma boa margem neste quitute dos deuses da comida.

Nada mais que prazeroso começar o dia com um excelente café acompanhado de um sublime pão de queijo.

Gaste algumas horas de seu tempo fazendo pesquisas pela internet e descubra quais fornecedores atendem a sua região. Marque com todos eles e faça uma degustação. Use todo seu poder crítico para avaliar o melhor e realizar a escolha perfeita.

O pão de queijo está presente de norte a sul nas lojas de conveniência e com certeza é o nosso símbolo de fast food mais precioso.

Podemos encontra o pão de queijo em outros países da América do Sul: no Paraguai, Uruguai, e na Argentina é conhecido como chipa, aquele pão de queijo em formato de U.

Na Bolívia, é pan de Bono, porém é achatado; no Equador, pan de yuca, com formato e sabor igual ao nosso.

Aqui vão algumas dicas para você ter o pão de queijo perfeito em sua loja.

Após ter feito sua melhor seleção, fique atento no armazenamento do produto, na limpeza periódica dos freezers e na manutenção exata da temperatura para garantir a qualidade do produto. Seguindo, desta maneira, ás recomendações do fabricante.O pulo do gato está no descritivo do pacote, normalmente vem com o modo de preparo.

Treine seus funcionários. Acompanhe quantas vezes forem necessárias, fornada por fornada. Verifique se estão executando a receita de modo correto.A receita dentro do mundo da gastronomia é fundamental, pois garante a qualidade e o retorno do cliente.

O diferencial entre uma pessoa que cozinha bem e um profissional da área é que de 100 receitas que um chef executa, as 100 saem perfeitas. Isso, pois ele utiliza técnicas profissionais.

Seguir a receita é vida, meus amigos! Aquele pão de queijo torto dentro de uma estufa na loja de conveniência é conseqüência de mau armazenamento e de uma cocção incorreta; provavelmente, o funcionário não seguiu o passo a passo do produtor.

Outra dica valiosa, que costumo fazer em minha loja, é que assar uma fornada meia hora antes dos momentos de pico, isso faz com que aquele aroma maravilhoso encante todos que entram.

Comida fresh (fresca) para eles. Esse aroma especial é porque muitas receitas desse quitute usam banha na massa. Lembre-se a experiência do cliente está no conjunto da obra. Loja limpa, organizada, precificada, funcionários bem trajados e simpáticos, temperatura ambiente perfeita e por fim a cereja do bolo, o aroma que envolve o ambiente.

Pessoas utilizam o posto de gasolina por diversos motivos, seja por uma necessidade fisiológica, abastecer o veículo, saída para o trabalho, retorno para casa, passagem de um grande corretor. Enfim, o combustível geral o tráfego. Portanto, sempre há uma oportunidade de vender, precisamos agarrá-la.

Deixe a chave do banheiro, o vale ducha, o cartão de frota em poder do caixa da loja. Force a entrada na loja!

Utilizo muito em minha loja a chipa, pão de queijo em formato de U, excelente para rechear com salame e cheddar, frango com catupiry, cream cheese com mix de azeitonas, geléia de framboesa e queijo branco, goiabada com queijo canastra, doce de leite, Nutella, patê de atum com maçã verde e roastbeef com queijo.

Lembre-se acrescentar produtos é aumentar o valor do ticket médio. Tutu no bolso amigo revendedor $$$$$.

A primavera é excelente época do ano para fazer combos de bebidas quentes com este símbolo nacional. Mini Paes de queijo são os favoritos das crianças e bons para dividir. Máquinas de bebidas cremosas e de café estão na moda. O público feminino ama. Mescle toda a linha de pão de queijo, inclusive os lanches To Go.

Rechear pães de queijos tradicionais é fantástico. Faça um tour pela Rua Paula Souza em São Paulo – Capital e com certeza você encontrará aquelas máquinas injetoras de recheio, ou até mesmo pelo mercado livre, sem sair de casa. Use toda sua criatividade.

Sempre indico um crash course (treinamento rápido com um bom barrista para a loja). Lembre-se daquelas chocolaterias lotadas nos shoppings com aquele ótimo café. Aposente aquela maquina meia boca de sua loja, na qual o café sai morno, e insira uma máquina de grupo. O café é um grande aliado, inclusive tema da nossa próxima matéria. 

Café e pão de queijo foram feitos um para o outro.

Amor à primeira vista! Tenha os melhores dentro de sua loja, pois essa tem vocação para ser um Coffee Lab de primeira e com margens altas. Surpreenda seus clientes. Tente ver por outro ângulo nosso canal.

Abaixo, apresento receita para se aventurarem em sua casa, ou na própria loja: Pão de Queijo do Chef Borba

Preparo: 40 min.

Rendimento: 30 porções

Ingredientes:

500 Gr de polvilho azedo

1 copo americano de água

1 copo americano de leite

1\2 xícara de banha derretida

2 ovos, de preferência caipira

100 Gr de mix de queijo: grana padano, parmesão, gruyère.

Sal à gosto

Modo de Preparo – Em uma panela, ferva a água e acrescente o leite, a banha e o sal. Adicione o polvilho. Misture bem e comece a sovar a massa com o fogo desligado. Quando a massa estiver morna, acrescente o queijo parmesão, os ovos e misture bem. Unte as mãos e enrole bolinhas de 2 cm de diâmetro. Disponha-as em uma assadeira untada com banha, deixando um espaço entre elas.  Pré-aqueça o forno e asse a 180o C. por 40 minutos.

Informações Adicionais

Se a massa ficar muito líquida, acrescente mais polvilho azedo.

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

+++ Da Pista – Para Cozinha – Conheça o case de sucesso do revendedor que virou chef para lojas de conveniência

+++ O posicionamento da Cerveja Premium no Mercado de Lojas de Conveniências

+++ Futuro dos postos está na conveniência, diz Michael Davis (NACS) durante ExpoPostos & Conveniência 2019

+++ Serviços para Lojas de Conveniência – Como adaptar a sua loja e trazer mais clientes

+++ Lojas Americanas e BR Mania juntas !

Artigo anteriorPostos perdem até 50% da margem de lucro nas vendas com cartões frota
Próximo artigoÉ hora de comprar combustível se a Petrobrás disse que não vai aumentar ? Veja a dica do Consultor !
Luiz Fernando Monteiro Borba, ou melhor, Chef Borba, iniciou sua trajetória profissional no segmento de petróleo, por aproximadamente 20 anos, em companhia de seu pai. Possui formação em gastronomia e diversos cursos na área alimentícia e atua como Consultant Retaing para lojas de conveniência. Partiu para a criação de sua marca Sinerfood com o objetivo de levar profissionalização na criação de lojas, bares, restaurantes e padarias; observando às novas tendências de gastronomia, mercadologia, melhoria de processos e resultados. Sob a marca Sinerfood possui, ainda, a primeira temakeria estabelecida no mundo Yoi - Rolls & Temaki. Dados para Contato: (11) 9 5577-4095 | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here