Qual é o sentido das primeiras palavras de sua saudação a um(a) cliente ?

A. Fazer os clientes saberem que você trabalha lá e está disponível?
B. Alertar os possíveis ladrões em potencial de que você está observando?
C. Ser agradável?
D. Nenhuma das opções acima.

A resposta correta é … “Nenhuma das opções acima.” O objetivo da primeira frase que sai de sua boca é fazer com que o(a) cliente queira ouvir a segunda frase de sua boca. Isso o(a) torna interessante.

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👧 Pense que o(a) cliente pode querer saber mais e uma saudação calorosa deve ter a intenção de despertar seu interesse naquilo que sua loja tem à oferecer.

Temos que fazer com que nosso(a)s clientes queiram que falemos com eles novamente …
Sabe aquela saudação quase protocolar: “seja bem vindo senhooooor”.

Isso, bem modorrenta, sem muito interesse se o cliente está ali ou não? Quantas vocês você como cliente já recebeu uma saudação assim numa loja?

O(a) cliente deve se sentir confortável com você primeiro por meio de suas palavras e ações, para depois prestar atenção naquilo que sua loja tem a oferecer.

▶ Somos seres altamente sugestionáveis e nada como uma primeira impressão positiva para que estejamos mais propenso(a)s a aceitar sugestões de venda.

😀 Sorriso é bom e abre carteiras. Pense em duas garçonetes, uma sempre sorridente, positiva e com palavras de incentivo ao consumo dos excelentes produtos da loja ou restaurante e outra com aquele atendimento frio e distante.

🤔 Qual delas voltará para casa com mais dinheiro ganho como resultado do relacionamento com os clientes? Eu sempre digo, venda é sedução e o jogo da sedução não começa de forma fria e desinteressada. Para despertar o consumo por impulso é preciso acender a chama interior da curiosidade e nada melhor que uma palavra inicial calorosa para fazer os olhos do(a) cliente brilharem.

Agora vai lá, abre aquele sorrisão e encanta seu(sua) cliente!

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Claudio Moreira é o novo colunista do Blog da Academia Brasil Postos e vai escrever sobre gestão de pessoas e liderança.

Atua há mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios.

Claudio também atua como mentor, professor, instrutor e palestrante em temas relacionados ao varejo com forte atuação no mercado de proximidade, lojas de conveniência e revenda de combustíveis. Atualmente tem participado como instrutor de vários eventos online da Academia Brasil Postos.

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