O dia a dia de um posto de combustíveis não é simples, e no que se refere ao departamento de compras que muitas das vezes é feito pelo proprietário do negócio, a volatilidade de preços e quantidade de itens a administrar induzem você a muitas vezes olhar um espelho das suas compras e dos seus custos.

Em específico nos combustíveis, muitas vezes a sensação que você tem é a de ser refém das variações de refinaria, biodiesel, usinas, e no fim você está correndo sempre atrás do prejuízo e não do lucro ou da gestão. Por isso é importante reconhecer a necessidade de ajuda, contratar parceiros que vão te ajudar a olhar os itens importantes do seu negócio, como a aquisição de combustíveis. Clique Aqui e saiba mais.

Fato é que a gestão de compra em um posto de combustíveis vai trazer a luz para questões como o PMPF (Preço Médio Ponderado p/ Pessoa Física), e você vai descobrir que sim você é responsável pelo aumento ou redução do preço de pauta utilizado como valor base do calculo do ICMS sobre os combustíveis pelo estado.

Talvez você não saiba, mas o valor do ICMS que incide sobre o preço final dos combustíveis é calculado através de uma substituição tributária, ou seja, o ICMS não é cobrado sobre a base do preço de produção dos combustíveis e sim sobre o preço final de comercialização a pessoa física. Isso proporciona aos estados uma arrecadação maior de tributos sobre os combustíveis, bem como o acompanhamento da volatilidade das eventuais mudanças comerciais que existam no mercado de competição entre os postos revendedores.

Quinzenalmente é realizado o levantamento do PMPF e assim atualizado a base de cálculo do ICMS sobre os combustíveis através de um ATO COTEPE homologado pelo CONFAZ.

Isso quer dizer que você revendedor tem nas suas mãos a decisão da redução ou aumento do PMPF a cada quinze dias, veja, se você compra mal e caro será obrigado a aumentar seu preço de revenda em seus combustíveis e isso vai aumentar o Preço Médio para a Pessoa Física e consequentemente todos terão impacto de aumento na quinzena seguinte, mas se você comprar bem e barato terá em suas mãos a condição de decidir trabalhar com condições de revenda mais atrativas, que podem gerar aumento de volume de venda e ainda redução de PMPF na próxima quinzena.

Portanto, fica claro que a gestão correta na compra de combustíveis é o pilar essencial para que a revenda tenha em suas mãos o poder natural sobre as variações tributárias.

Pense sobre isso, deixe de ser um refém dos reajustes e assuma o controle sobre suas compras de combustíveis.

Nós da Valêncio Consultoria podemos fazer isso para você, e te ajudar a manter a saúde financeira do seu negócio.

Quer ter gestão sobre a compra? Entre em contato com a Valêncio Consultoria em Combustíveis. Clique Aqui.

Fale conosco, podemos te ajudar. www.valencioconsultoria.com.br

Artigo anteriorO posto de abastecimento do futuro já existe
Próximo artigoBR Distribuidora lança programa de demissão e cria novas diretorias
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here