Treze anos após o inicio da vigência da portaria 116, a  ANP publicou no dia 6 de novembro uma nova resolução – de número 41 – que passa a ser a cartilha do revendedor de combustível brasileiro.

anp dUma das principais alterações da nova resolução é a utilização da internet no processo de autorização da atividade da revenda e atualização de dados cadastrais, aceitando a digitalização dos documentos. Além disso a ANP passa a exigir que, para autorização da atividade, sejam apresentados licenças de operação e outros certificados de regularidade fiscal e ambiental.

Segundo a advogada e consultora ambiental do Resan, Carolina Dutra, os critérios são mais rigorosos. A ANP poderá pedir a  apresentação até de comprovante de regularidade no CNPJ e da inscrição estadual, alvará municipal, licença ambiental e certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Um dos principais requisitos da Resolução 41 é que o posto tenha uma atividade principal, o comércio varejista de combustíveis. Empresas que já contavam com autorização, como é o caso das marinas, precisarão se adequar às novas normas.

A Fecombustíveis enviou uma série de sugestões à Agência, várias delas incorporadas ao texto final. “Mas, uma das mais esperadas pelo setor, não se concretizou.  A revenda propôs definir os limites objetivos à atuação de cada um dos agentes da cadeia de combustíveis”, explicou a advogada.

Artigo anteriorANP edita duas novas resoluções
Próximo artigoPerigo ronda as bombas de combustível
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here