Go Electric inaugura grande hub de recarga de carros elétricos numa das principais rodovias paulistas, com 10 conectores

A empresa brasileira Go Electric dá um passo importante para facilitar as viagens de carros elétricos no Estado de São Paulo.

Carregadores da Go Electric na Rodovia Anhanguera: mais opção para carros elétricos Foto: Go Electric / Guia do Carro

A empresa brasileira Go Electric dá um passo importante para facilitar as viagens de carros elétricos no Estado de São Paulo. A empresa vai inaugurar no dia 5 de agosto seu primeiro hub de recargas ultrarrápidas para BEVs, com 10 conectores de carregamento, no km 237 da Rodovia Anhanguera (SP 330).

A estrada liga as cidades de São Paulo e de Ribeirão Preto. O eletroposto fica no município de Santa Rita do Passa Quatro, ao lado do Posto Ipiranga Anhanguera. O serviço será monetizado e a cobrança feita via aplicativo. Com investimentos em torno de R$ 2 milhões, o empreendimento será um dos maiores na América Latina.

“Estamos no mercado de eletromobilidade há três anos e depois de mais de 500 clientes atendidos, entre residências e empresas, decidimos ampliar a atuação no setor porque entendemos que está em franco crescimento. O eletroposto é um passo muito importante para a nossa estratégia de negócios”, disse Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric.

A Go Electric faz parte do grupo Orbitec, que atua nos segmentos de energia solar fotovoltaica e térmica e, desde 2019, oferece soluções completas para carregamento de veículos híbridos e elétricos – do projeto de infraestrutura (dimensionamento, integração e comissionamento), passando pela gestão de software, monitoramento operacional e a manutenção do funcionamento.

De acordo com estudos do setor, a eletromobilidade é uma realidade em todo o mundo e no Brasil a expectativa é que, entre 5 e 10 anos, os carros elétricos representem entre 30% e 50% dos modelos vendidos no país. Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) estimam que cerca de 3.500 eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil já foram instalados em regiões urbanas e em rodovias.

“Estamos acompanhando o amadurecimento do mercado no país. Com o tempo, dado o ritmo acelerado de crescimento, as unidades de recargas gratuitas não darão conta da demanda, nem mesmo se manterão economicamente. Um cluster com 524 KW, um dos maiores do país, vem para ratificar a viabilidade da eletromobilidade”, diz o CEO da Go Electric.

Diferenciais do hub Go Electric

O hub de recargas da Go Electric, que entra em funcionamento em agosto, tem potência total de 524 KW, no qual estão acoplados dez conectores para carregamento ultrarrápido simultâneo.

Das pistolas, seis são de até 120 KW CCS2 DC (para modelos de veículos que utilizam o standard europeu), uma de até 120 KW GB/ T DC (para os standard chinês, como os JAC), uma de até 120 KW ChaDeMo DC (standard japonês, como Nissan) e duas pistolas de 22 KW AC tipo 2 (para todos os modelos de veículos híbridos e 100% elétricos).

Os equipamentos são importados com tecnologia Global e a Go Electric é a responsável técnica no Brasil. O preço do kWh não anunciado. Outras empresas do setor, como WeCharge e Shell Recharge, têm cobrado R$ 1,95/kWh.

Além da instalação das máquinas (hardware de recarga e projetos de infraestrutura), a Go Electric também atua na gestão do software, ou seja, além da comercialização do equipamento e de dimensionar a demanda, a empresa faz a implantação, gestão e manutenção do sistema.

“Customizamos o projeto de acordo com a demanda de cada cliente, seja para unidades residenciais, comerciais ou para frotas, e nossa entrega é turn key. Temos o domínio da tecnologia”, ressalta o CEO. Outro diferencial da tecnologia adotada pela Go Electric é a possibilidade de conectividade entre aplicativos.

“Tivemos esse cuidado ao implementar o nosso modelo. O consumidor poderá pagar pelo seu consumo via aplicativo Go Electric ou qualquer outro que se conecte aos nossos equipamentos através do processo de Interoperabilidade da Plataforma de Gestão, ponto crucial para a comodidade de utilização do usuário”, explica Guastapaglia.

“Em um futuro próximo, todas as estações de recargas de uso público devem ser interconectadas com diferentes aplicativos.”

Energia limpa

O eletroposto Go Electric produzirá parte da energia consumida na unidade por meio de placas de energia solar fotovoltaica instaladas no teto de três carports, contribuindo diretamente para reduzir as taxas de emissão de carbono e viabilizando o crescimento da eletromobilidade de forma ainda mais sustentável.

A energia fotovoltaica é uma alternativa de energia limpa. Trata-se da energia elétrica produzida a partir da luz solar, captada por painéis solares e entregue ao sistema de conexão direta da rede de abastecimento energético.

Fonte: https://www.terra.com.br/carros-motos/go-electric-abre-eletroposto-de-524-kw-na-via-anhanguera-sp,0915a78afffdec39e1c6c5f94822663ckmvb17pm.html

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