Conheça um pouco mais sobre TESTES DE ESTANQUEIDADE e as demais ferramentas que podem auxiliar e identificar qualquer anormalidade presente no Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustível de seu posto (SASC), evitando desperdícios, perda de produto, manutenções e contaminações de solo.

O QUE É? Estanqueidade* é um neologismo que significa estanque, hermético, “sem vazamento”, em inglês no-leak, ou seja, é a definição dada a um produto que está isento de furos, trincas ou porosidades que possam deixar sair ou entrar parte de seu conteúdo. (fonte Wikipédia).

POR QUE FAZER? O Teste de estanqueidade é a ÚNICA maneira de comprovar que não existe entrada e/ou saída de ar ou produto no sistema de armazenamento subterrâneo de combustível de seu posto (SASC). Uma vez executado esse teste, que possui validade de um ano, o posto fica livre de eventuais fiscalizações dos órgãos ambientais (CETESB / FEAM) e se previne de eventuais vazamentos que podem gerar contaminação de solo e futuros custos com análises de passivo ambiental e análises de solo.

QUANDO FAZER? O Teste de estanqueidade faz parte dos requisitos para obtenção de Licença de Operação junto aos Órgãos de fiscalização Ambientais em todos os estados brasileiros. Normalmente nos estados de SP, MG e PR, são feitos anualmente.
Como o laudo de estanqueidade gerado após a realização dos testes possui validade de um ano, é preciso manter o laudo atualizado, adotando como rotina PREVENTIVA a realização dos testes ANUALMENTE , deixando os respectivos laudos ao alcance e fácil acesso da equipe que possa receber visita dos órgãos ambientais nos postos de combustível. As informações básicas sobre este e os demais métodos de manutenção preventiva para seu posto estão descritas nas observações da sua Licença de Operação. Consulte-a!

ONDE É FEITO? De acordo com exigências ambientais regionais e Referências Normativas: ABNT – NBR 13784 – Métodos de detecção de vazamentos em SASC ( Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíivel), o teste de estanqueidade é realizado em todo percurso subterrâneo onde exista presença de combustíveis ou gases, que consiste no caminho integral entre a boca de descarga de produto no tanque, todas as linhas que fazem a sucção do produto até a bomba e as linhas de respiro de cada compartimento de tanque.

COMO É FEITO? O Processo de execução do teste de estanqueidade consiste na vedação total das linhas de sucção, respiro, retorno e bocas de descarga de combustível, por onde é conectado o equipamento de calibração que efetua a pressurização negativa (vácuo) das linhas, ligando o tanque e as linhas ao sistema computadorizado do equipamento que indicará qualquer oscilação de ar pelo período mínimo de 1 (uma) hora.

Após o registro da computação gráfica das pressões utilizadas nos tanques, as bombas são liberadas para abastecimento e as informações são analisadas por Engenheiro Mecânico Certificado e é gerado um laudo com TODAS as especificações técnicas exigidas pelos órgãos de fiscalização ambientais, ficando uma via presente no posto e a outra disponível para entrega e protocolo junto ao órgão ambiental.

Qualquer anormalidade (entrada de ar ou produto) é identificada NA HORA, no momento da realização do teste, onde são identificadas as irregularidades e suas respectivas soluções, portanto, é muito importante que o Proprietário do posto ou responsável acompanhe a execução dos testes.

PREVENÇÃO – Sabemos que o seu posto é o seu patrimônio! Portanto, não hesite em tratá-lo com carinho e respeito efetuando as manutenções preventivas necessárias, a fim de evitar desperdícios, manutenções desnecessárias e contaminação. Afinal, a estrutura responsável pelo seu faturamento precisa de cuidados rotineiros que nem sempre dispensamos atenção suficiente. Previna-se. Acesse o nosso site e solicite um orçamento.

Fonte: Vicente Alexandre Domiciano – Gerente de Marketing e Vendas – Grupo N Postos Ribeirão Preto – SP.

Artigo anteriorInstalações incorretas em postos de combustíveis podem prejudicar o Meio Ambiente.
Próximo artigoComo os motoristas brasileiros vão recarregar seus veículos elétricos?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here