O dispositivo para descarga selada em tanques subterrâneos é um equipamento de segurança fundamental para a proteção contra vazamentos e derramamentos na descarga do combustível.

É definido como o conjunto de equipamentos que permite a operação estanque de descarregamento de combustível e fechamento do bocal de descarga do tanque. 

Pode ser instalado em posto revendedor que é a instalação onde se exerce a atividade de revenda varejista de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos, dispondo de equipamentos e sistemas para armazenamento de combustíveis automotivos e equipamentos medidores;

em ponto de abastecimento que é a instalação que possui equipamentos e sistemas para o armazenamento de combustível automotivo, com registrador de volume apropriado para o abastecimento de equipamentos móveis, veículos automotores terrestres, aeronaves, embarcações ou locomotivas, e cujos produtos são destinados exclusivamente ao uso do detentor das instalações ou de grupos fechados de pessoas físicas ou jurídicas, previamente identificadas e associadas em forma de empresas, cooperativas, condomínios, clubes ou assemelhados;

e em posto flutuante que é uma embarcação sem propulsão, que possui equipamentos e sistemas para armazenamento, distribuição e comércio de combustíveis, e que opera em local fixo e determinado.

Existem os parâmetros normativos para o desempenho, a construção e os ensaios do dispositivo para descarga selada, instalados em sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis ou aéreo.

Normalmente, o dispositivo de descarga selada é instalado na extremidade superior do tubo de descarga dos tanques de armazenamento de combustíveis.

Sua função é evitar a entrada de elementos que possam contaminar o combustível armazenado dentro do tanque, bem como permitir o acoplamento adequado do cachimbo do caminhão tanque, permitindo assim a descarga segura do produto.

Na sua fabricação, são exigidos os ensaios de qualificação para o colar e tampa, como o ensaio hidrostático.

O conjunto deve ser submetido, conforme procedimento a seguir: conectar de forma estanque o conjunto colar/tampa na condição; tampar a extremidade roscada do colar com tampa que possua orifício para acoplamento de mangueira para ensaio hidrostático; o líquido a ser utilizado no ensaio hidrostático deve ser manchado, a fim de facilitar a visualização de possíveis vazamentos; o conjunto deve ser submetido à pressão de 103 kPa (15 psi) durante 1 min, sem que ocorra vazamento; despressurizar o conjunto e executar três operações de abertura e fechamento da tampa, retirando-a do colar; repetir mais uma vez os procedimentos de pressão e despressurização.

NBR 15138 de 05/2022 – Dispositivo para descarga selada em postos de combustíveis e em pontos de abastecimento – Requisitos de fabricação e ensaio estabelece os parâmetros para desempenho, construção e ensaios do dispositivo para descarga selada, instalados em sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC) ou aéreo (SAAC) destinado a posto revendedor, ponto de abastecimento, posto flutuante e instalações de sistema retalhistas, para operações de descargas de combustíveis por gravidade.

O dispositivo de descarga selada permite a operação estanque de descarregamento de combustível, por gravidade e o fechamento do bocal de descarga do tanque de armazenamento de combustíveis.

O dispositivo de descarga é composto por: um colar (adaptador): dispositivo macho instalado no ponto de descarga de combustível do tanque de armazenamento; uma tampa: dispositivo fêmea acoplado ao colar para dar estanqueidade no ponto de descarga de combustível do tanque de armazenamento, quando não houver descarga de combustível, equipada com alça que permite o fechamento estanque no colar; um engate da mangueira (cachimbo/joelho/canhão): dispositivo fêmea acoplado na mangueira de descarga de combustível do caminhão-tanque e no colar, acoplando-os com estanqueidade, para operação de descarga de combustível.

O acoplamento da tampa com o colar deve assegurar o fechamento estanque do ponto de descarga de combustível do tanque de armazenamento, quando não houver a operação de descarga. O acoplamento do engate da mangueira com o colar deve assegurar o fechamento estanque do ponto de descarga de combustível do tanque de armazenamento, quando houver a operação de descarga.

O conjunto colar e tampa deve ser construído de forma tal que, quando em operação, a combinação entre as partes, considerando também o engate da mangueira, não provoque centelha (por exemplo, colar e tampa; alça de engate rápido e colar; engate de mangueira e colar, etc.). O colar pode ser construído como peça única ou com sistema giratório entre a parte fixada ao tubo de descarga (parte com rosca) e a parte para acoplamento no engate da mangueira/tampa.

O dimensional da rosca fêmea deve ser conforme a NBR NM ISO 7-1 e o diâmetro de 4” (100 mm) (BSP). O dimensional do colar e o padrão de acoplamento da alça de engate rápido devem ser conforme a figura abaixo.

 

A altura total do colar pode ser livre, desde que a altura medida da face superior até 80 mm, o diâmetro externo não ultrapasse a 123,44 mm. Deve ser considerada a instalação conforme a NBR 16764 e/ou NBR 15776. O material deve ser liga de alumínio conforme a SAE 323 ou a SAE 329, liga de aço inoxidável 304/304 L/316/316 L ou latão conforme a ASTM B 176 UNS C 85700.

Quando fabricado em latão, o colar deve ter as seguintes características: receber tratamento de níquel químico; possuir teor de fósforo mínimo de 5% de acordo com a ASTM B733; possuir no mínimo as características mecânicas de dureza Brinell 92 e cisalhamento de 118 Mpa (12 kg/mm²). Um restritor de mangueira deve ser previsto para impedir a introdução da mangueira no colar.

O restritor de mangueira deve ser parte componente do colar e o desenho deve ser de tal forma que impeça a introdução da mangueira de combustível, e deve atender às seguintes condições: não deve pode interferir no acoplamento da tampa ou do engate de mangueira; deve permitir a passagem da régua de medição de combustível; o material deve atender aos requisitos já descritos para o colar. O conjunto tampa e alça de engate rápido deve assegurar que as alças não sejam abertas de maneira não intencional ou com vibração, bem como deve impedir vazamentos ou infiltrações. A tampa deve acoplar perfeitamente no colar.

O material da tampa deve ser um composto plástico compatível com os combustíveis líquidos automotivos, liga de alumínio, liga de aço inoxidável 304 / 304 L / 316 / 316 L ou latão. Quando fabricado em latão, o conjunto tampa e alça de engate rápido deve ter as seguintes características: receber tratamento de níquel químico; possuir teor de fósforo mínimo de 5% de acordo com a ASTM B733; possuir no mínimo as características mecânicas de dureza Brinell 92 e cisalhamento de 118 Mpa (12 kg/mm²).

As alças de engate rápido devem ser de composto plástico, liga de aço inoxidável 304 / 304 L / 316 / 316 L ou latão. A junta de vedação deve ser em borracha nitrílica ou viton. O engate da mangueira (cachimbo/joelho/canhão) é um dispositivo fêmea acoplado na mangueira de descarga de combustível do caminhão-tanque e no colar, acoplando-os com estanqueidade, para operação de descarga de combustível, fabricado para atender à legislação vigente.

As dimensões a serem consideradas na construção devem ser conforme a legislação vigente. A forma de acionamento das alças de engate rápido (camlok) é livre, porém não pode provocar faísca no seu acionamento. O engate deve ser construído considerando que a altura livre entre a face superior do colar, após instalado, e o nível da pista acabada deve ser de no máximo 110 mm.

O material do corpo deve ser em liga de alumínio ou liga de aço inoxidável 304 / 304 L / 316 / 316 L. Alças de engate rápido em liga de inox 304 / 304 L / 316 / 316 L ou latão. A junta de vedação deve ser em borracha nitrílica ou viton e o visor de fluxo deve possuir dispositivo de indicação de fluxo, compatível com os combustíveis automotivos.

Fonte: Revista Adnormas
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