Para evitar dores de cabeça é fundamental que o posto faça a análise de combustível, atestando a qualidade do produto vendido.

A análise consiste na verificação da integridade dos combustíveis distribuídos, objetivando segurança e qualidade para o consumidor.

Para manter a qualidade do combustível revendido no país, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que é órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil possui vários mecanismos e normas para que,  tanto a agência como os proprietários dos postos de combustíveis façam cumprir as determinações que visam a manutenção da qualidade do combustível oferecido ao consumidor final.

Um destes instrumentos é a análise de combustível, que deve ser feita a partir do momento em que um novo carregamento chega ao posto e tem como objetivo garantir a qualidade e segurança dos produtos vendidos no posto.

O posto não é obrigado a fazê-la. Ele pode optar por aceitar o estudo feito pelo fornecedor. Entretanto, deve reconhecer esse exame feito previamente, preenchendo e assinando o Registro de Análise da Qualidade- RAQ com os dados enviados pela fornecedora, assumindo os riscos que porventura venham a incidir sobre o material.

A análise de combustível não configura uma perda de tempo e nem um custo adicional ao seu posto de combustível, mas sim um investimento que assegura a legalidade do seu negócio, garante que seus clientes tenham um combustível de qualidade e evita que você tenha futuras dores de cabeça por conta de combustível adulterado.

Com a adulteração dos combustíveis todos saem perdendo:

  • O consumidor que paga para um produto de qualidade e acaba sendo enganado e tendo prejuízos com os danos aos seu veículo e perda de rendimento do combustível;
  • Os revendedores honestos que têm sua imagem desgastada junto aos clientes que acabam generalizando e tomando todos por bandidos;
  • Os trabalhadores do posto que enfrentam clientes desconfiados e de má fé;
  • A sociedade em geral que tem sofre com a perda de arrecadação e sonegação fiscal.

Mas afinal, o cliente tem direito a exigir que o posto faça a análise de combustíveis?

Pois bem, todos os clientes podem solicitar testes nos combustíveis antes de abastecer. Este é um dos direitos que os consumidores possuem, mas poucas pessoas conhecem.

No caso da gasolina, o consumidor pode pedir para verificar o aspecto visual do combustível que precisa estar límpido e variar de incolor a amarelo e solicitar exames da densidade relativa e do teor de álcool anidro (que deve ser de 27%, com margem de tolerância de 1 ponto percentual para cima ou para baixo).

De acordo com a ANP o consumidor também pode exigir o teste da proveta, que mede a porcentagem de etanol misturado à gasolina.

Já o etanol hidratado, usado para abastecer, deve ser isento de impurezas e sem coloração alaranjada, que pode significar irregularidade. O teor alcoólico do produto deve estar entre 95,1% e 96,6% em volume e entre 92,5% e 93,8% em massa.

Se houver dúvida em relação ao produto, o consumidor pode solicitar o teste de verificação do teor alcoólico.

A equipe do posto deve estar preparada com os instrumentos adequados

Cabe ao gestor do posto preparar uma equipe de colaboradores treinada para a realização dos testes sempre quando for necessário como no recebimento do caminhão tanque, para acompanhar a fiscalização da ANP e quando algum cliente solicitar.

Além de uma equipe preparada o posto deve ter todos os instrumentos necessários para análise de qualidade dos combustíveis.

Estes instrumentos devem estar em bom estado e com os certificados do INMETRO e de calibração RBC em dia. Equipamentos sem a certificação não atendem a regulamentação.

  

TREINE SUA EQUIPE COM A ACADEMIA BRASIL POSTOS

A Academia Brasil Postos oferece um Treinamento Online que capacita os colaboradores do posto ( frentistas, chefe de pista e gerente ) sobre tudo o que é necessário para realizar a análise dos combustíveis vendidos.

Veja os tópicos do nosso Curso Online de Análise de Combustíveis.

Aula 1- Introdução e Importância da Análise de Combustíveis

Orientação sobre a importância da análise de combustíveis para garantia de qualidade do produto recebido e comercializado. Também apresentamos os instrumentos necessários para a análise e os equipamentos de segurança do trabalho

Aula 2 – Análise da Gasolina 

Neste módulo apresentamos as principais características desse combustível e ensinamos a realização do Teste de Aspecto e Coloração, Análise da Densidade e Temperatura e Teor de Etanol Anidro na Gasolina além da Tabela de Conversão

Aula 3 – Análise do Etanol

Neste módulo apresentamos sobre as diferenças do Etanol Anidro e do Etanol Hidratado , o Teste de Aspecto e Coloração e Análise de Teor Alcóolico e Massa Específica juntamente com a Tabela de Conversão. Também apresentamos o Termodensimentro na Bomba de Etanol

Aula 4 – Análise do Diesel

Neste módulo você vai aprender sobre as diferenças dos Óleo Diesel A e B e do S10 e S 500. Apresentamos os Tete de Aspecto e Coloração e Análise da Massa Específica juntamente com a Tabela de Conversão.

Aula 5 – Conteúdo Complementar 

Neste módulo são apresentados vários conceitos como Adulteração da Gasolina com Água ou Metanol, Gasolina Aditivada, Formulada e a Nova Gasolina, cores da Gasolina e o conceito da Biodiesel e os riscos do Metanol.

Entre em contato com nossa equipe de consultoras de vendas e solicite uma cotação do Curso de Análise de Combustíveis agora mesmo.


Compre todos os instrumentos para Análise de Combustíveis na Loja Virtual Brasil Postos . Clique aqui.


Conheça os outros Treinamentos Obrigatórios que oferecemos.

NR 9 – Anexo II – Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis

De acordo com a Portaria 873 de 2017 o curso de NR-9 pode ser feito na modalidade online.

Desde a publicação pelo Ministério do Trabalho da Portaria Nº 1109 da NR 9 de 21/09/2016 TODOS os colaboradores que trabalham em postos são obrigados a realizar a capacitação obrigatória de 4 horas.

De acordo com a portaria a certificação deve ser renovada a cada 3 anos e o curso pode ser realizado no sistema de ensino a distância. 

Com a implantação do e-social a fiscalização está sendo feita diretamente nos postos que ainda não lançaram o curso ou que estão com data vencida.

Como revendedor você tem o suficiente para se preocupar. A Academia Brasil Postos tem o prazer de aliviar sua carga e dar-lhe paz de espírito com nosso treinamento simplificado e especializado para o segmento de postos de combustíveis que ajudará você e seus funcionários a trabalhar de maneira segura.

Nosso treinamento permite que seus funcionários usem nossa plataforma de cursos para que possam treinar quando e onde puderem.

Nossos cursos podem ser visualizados em um computador, tablet e smartphones. Você também descobrirá como nossa plataforma de curso é  amigável, o que permite que seus funcionários realizem nosso treinamento com facilidade.

Conteúdo do Curso

  • O que é o benzeno
  • Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção
  • Conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde
  • Sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno
  • Caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos possíveis de emissões de benzeno
  • Medidas de prevenção
  • Atividades que exigem uso de epi
  • Epc – equipamento de proteção coletiva
  • Sinalização de segurança
  • Procedimentos para emergências
  • Dispositivos legais sobre o benzeno

Público Alvo

Trabalhadores com exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis. Profissionais terceirizados que frequentam estabelecimentos com exposição ao benzeno.

Certificado

Com certificação da Academia Brasil Postos que é aceita pelo Ministério do Trabalho e Emprego e válida por 24 meses.

NR 20 Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Norma Atualizada de acordo com a PORTARIA Nº 1.360/2019

O Curso Online de NR-20 Básico é destinado à frentistas e profissionais expostos a líquidos inflamáveis e combustíveis, abordando os requisitos básicos para a gestão da segurança no trabalho de acordo com a NR-20, já o curso é totalmente online e também cota com vídeo aulas, apostilas e avaliações entre os módulos.

A Norma Regulamentadora – NR 20 – estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. A NR-20 se aplica às atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.

Os frentistas (abastecedores) deverão passar por uma capacitação mínima de 4 horas. A maioria dos frentistas deverá retornar à sala de aula a cada três anos para cursos de atualização (4 horas).

Conteúdo do Curso

  • Inflamáveis
  • Características
  • Propriedades
  • Perigos e riscos
  • Controles coletivos e individuais para trabalhos com inflamáveis
  • Fontes de ignição e seu controle
  • Proteção contra incêndio com inflamáveis
  • Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis

Objetivo

Conscientizar, instruir e capacitar os colaboradores para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Público-alvo

Trabalhadores que laboram em instalações classes I, II e III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de manutenção e inspeção, devem realizar curso Intermediário.

TREINE TODOS OS COLABORADORES DO SEU POSTO COM OS CURSOS DA ACADEMIA BRASIL POSTOS. ENTRE EM CONTATO CONOSCO E VEJA COMO PODEMOS AJUDÁ-LO.

Assista ao vídeo e conheça a Academia Brasil Postos

Artigo anteriorQue ferramentas você utiliza para controlar o dia a dia dos seus postos de combustíveis e lojas de conveniência?
Próximo artigoChegada de Wilson Ferreira Junior pavimenta caminho para Petrobras sair da BR
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here