A interdição total do estabelecimento foi feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

Por comercializar gasolina misturada com metanol, substância proibida do Brasil e que causa intoxicação que leva à cegueira e até à morte, um posto de combustíveis do bairro Santa Cruz, na região Nordeste de Belo Horizonte, foi interditado totalmente na última terça-feira (22 de agosto). 

O fechamento do estabelecimento ocorreu após fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmar a adição irregular da substância.

Conforme o órgão, o posto responderá agora a um processo administrativo e, ao final, poderá sofrer sanções que incluem multas em valores que podem chegar a R$ 5 milhões. “O posto somente poderá retornar às suas atividades após dar uma destinação adequada ao combustível não conforme”, disse.

Ainda conforme a ANP, as ações de fiscalização do órgão são planejadas a partir de diversos vetores de inteligência, como informações da ouvidoria do órgão após denúncias dos próprios consumidores.

Entretanto, as operações também contam com dados do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) e informações de outros órgãos e da área de Inteligência da ANP. “Dessa forma, as ações são focadas nas regiões e agentes econômicos com indícios de irregularidades”, completa.

Substância causou mortes em São Paulo

metanol tem sido alvo de discussões no estado de São Paulo depois do registro, entre 2022 e 2023, de pelo menos 10 ocorrências de intoxicação por pessoas que consumiram a substância ao beber etanol de postos de gasolina na região de Campinas. Desde 2016 foram 14 ocorrências, sendo que 11 das pessoas morreram.

Por conta da situação, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). “O presente alerta indica uma situação grave e possivelmente representa a – ponta de um iceberg – quanto ao número de casos semelhantes ocorridos ou ainda ocorrendo na região e, provavelmente, em outros estados do país”, diz o documento.

Fonte: https://www.otempo.com.br/

Assista ao vídeo no canal da ANPno YouTube ?

proveta certificada para análise de combustíveis
Compre a proveta certificada no Marketplace Brasil Postos

 

Entre em contato com nossa equipe de consultoras de vendas e solicite uma cotação do Curso de Análise de Combustíveis agora mesmo.

Assista ao vídeo e conheça a Academia Brasil Postos

Artigo anteriorFornecedor de diesel para fazendas do PR já não consegue cumprir entregas
Próximo artigoFrentistas traçam estratégia de luta em Congresso Nacional
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here