É preciso deixar claro, que vivemos em um mercado livre e que devemos referenciar aqueles agentes que conseguem melhores resultados.
Obtemos os melhores resultados, aumentando a margem bruta, preço de venda menos preço de compra, comprando e vendendo melhor, além de é claro reduzindo custos internos, o que não é objeto deste estudo, além de tambem não considerarmos os não combustíveis.

Vender melhor, representa adicionar mais valor percebido pelo cliente, de modo que este, mesmo pagando um pouco a mais, ainda opte pelo nosso produto.Quanto maior o valor dado pelo cliente, maior poderá ser o seu preço de compra, que para ele, ainda será a sua melhor opção.
Assim, neste período, tivemos distribuidoras que conseguiram aumentar suas margens, entre 60 e 100%, enquanto os postos obtiveram, na média, 70% de aumento.
Quando comparamos com as margens brutas, tabeladas pelo governo, antes da abertura de preços, de 2% para as distribuidoras e 6,5% para os postos, em uma base atual, concluímos que se nada tivesse mudado, as distribuidoras estariam com margens ao redor de 10 centavo por litro e não os cerca de 25 que as grandes conseguem, e os postos com menos de 40 centavos por litro, quando hoje obtém cerca de 70 centavos por litro.
Logicamente, a margem dos postos, hoje, tambem precisa considerar os custos dos cartões, cerca de 10 centavos por litro.
Sem dúvida, a melhora da percepção das marcas mais fortes, o que permite ao posto praticar melhores preços em função da marca que ostenta, ajudou estes postos, mesmo com a distribuidora capturando parte desta maior margem, via maior preço de venda.

Podemos entender, que a existência da ameaça do consumidor estar comprando um produto não conforme, vem ajudando os detentores de marcas fortes, podendo compensar a perda de volume que estas praticas causam.

Medição e monitoramento
Controle inteligente dos seus tanques
O sistema de medição e monitoramento ideal para sua operação
Conheça o ELET1-R para medir tanques, acompanhar estoques e apoiar o controle operacional.

Dados e inteligência de mercado
Painel de preços de combustíveis
Veja os preços dos postos e das distribuidoras da sua cidade
Compare o preço na bomba com o preço de compra e acompanhe sua praça com dados atualizados todos os dias.

Direto do fabricante
Armazenamento para sua operação
Faça a cotação de tanques aéreos e subterrâneos
Encontre a configuração adequada para armazenar combustível e solicite sua cotação diretamente com o fabricante.
Tecnologia para tanques
Mais continuidade para o seu negócio
Revitalize os tanques do seu posto sem parar a operação
Conheça a solução de revestimento desenvolvida para renovar e proteger tanques de armazenamento.
Avalie uma alternativa à substituição dos tanques.
Conheça a tecnologia ORO →Acesse o site do anunciante.
Direto do fabricante
Equipamentos para abastecimento
Faça a cotação de bombas de abastecimento Gilbarco
Encontre a solução adequada à operação e solicite sua cotação diretamente com o fabricante.
Direto do fabricante
Calibrador digital para o seu posto
Faça a cotação do Calibrador Digital de Pneus PNT 5
Modelo indicado para postos de combustíveis, com operação rápida, segura e precisa.
Consulte as condições para equipar o seu posto.
Cotar calibrador PNT 5 →Acesse a página do produto.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.
Automação de abastecimento
Diesel em alta? Controle seus custos com combustíveis.
Automatize o abastecimento interno, acompanhe dados em tempo real e identifique perdas na sua operação.
Descubra como automatizar a gestão de combustível da sua empresa.
Conheça a CTA Smart →Fale com um especialista da CTA.

Iluminação especializada
Tecnologia LED para o seu posto
Soluções em LED para Postos de Combustíveis
Comunicação visual e iluminação desenvolvidas para destacar a identidade do seu posto.
Varejo, é ponto, difícil de mudar, preço e, promoção e produto, que se misturam, assim, quem não detém uma marca forte, que induz o cliente a acreditar que o produto é conforme, só resta ir buscar volume de vendas, reduzindo os preços, muitas vezes a mais fácil, porem pior estratégia se junto o posto não tiver também um baixo custo.
Varejo, é marca, e seu posto precisa de uma, mesmo que seja a sua, pois marca agrega valor, mas marca, é muito mais do que um posto bonito ou uma propaganda, marca é ocupar um pedaço no inconsciente do comprador, o transmitindo conforto, segurança e prazer.
No varejo, além do ponto de venda, é fundamental trabalhar com preço, promoção e produto. Quem não possui uma marca forte, que inspire confiança no cliente quanto à conformidade do produto, muitas vezes recorre à estratégia de redução de preços para aumentar o volume de vendas — uma abordagem que pode ser desastrosa sem uma estrutura de baixo custo.
É por isto, que algumas empresas tem na marca, um elevado share of mind, o recall, um ativo mais valioso do que seus ativos.
Fonte: Luiz Henrique Sanches – Siga no Linkedin
Luiz Henrique Sanches
Notícias Relacionadas

Atualizado todo dia. De graça.
Ver o preço da minha cidade →







