Unidade fará testagem diesel, gasolina, etanol, biodiesel, gás liquefeito de petróleo (GLP) e será instalada no bairro Mucuripe
Fortaleza receberá um novo laboratório de inspeção de derivados de petróleo para checagem de qualidade dos combustíveis importados e exportados a partir dos portos do Pecém e do Mucuripe. O investimento está sendo feito pelo Bureau Veritas, um dos líderes mundiais em Teste, Inspeção e Certificação (TIC).
O laboratório de OPM (do inglês Oil, Petrochemicals and Minerals) será responsável pela análise de qualidade de combustíveis, como diesel, gasolina, etanol, biodiesel, gás liquefeito de petróleo (GLP) conforme as exigências da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), além de minerais, como ferro, manganês, alumínio, e até metais preciosos como ouro, prata e platina.
A unidade será instalada no bairro Mucuripe, próximo ao petroquímico da capital cearense, e deverá auxiliar empresas nacionais e internacionais do setor de petróleo, petroquímicos, minerais e produtos siderúrgicos no controle de qualidade e volume de carga importado ou exportado.
Academia de Ensino · 16 anos no setor
Sua equipe não nasceu pronta. A gente forma.
Capacitação especializada para postos, da pista à gestão, sem parar a operação.
Cursos online, presenciais e in company para todos os níveis do posto.

“Há quase 200 anos, o Bureau Veritas contribui para a construção de um mundo de confiança por meio de rigorosos processos de controle de qualidade em diferentes setores. Nossas certificações são reconhecidas internacionalmente, dando maior confiabilidade às transações”, disse Guilherme Cauduro, diretor-executivo de Agronegócios & Commodities do Bureau Veritas.
“O laboratório de Fortaleza vem ao encontro de uma demanda crescente na região por maior eficiência nas análises e inspeções, otimizando o fluxo das cargas que entram e saem pelo Porto de Fortaleza e Porto do Pecem”, completou.
Questionada, a empresa não informou o volume de investimento no empreendimento por questões internas.
SOBRE AS OPERAÇÕES
Segundo dados do Bureau Veritas, os volumes de diesel e gasolina vendidos elas distribuidoras de combustíveis no Ceará no primeiro semestre de 2022 superaram os números registrados de 2019 2021. Ao todo, foram negociados 576,7 mil metros cúbicos.
Além disso, o Bureau apontou aumentos de 5,8% e 0,38% no consumo de gasolina e diesel, respectivamente, no mercado cearense no primeiro semestre de 2022 ante igual período de 2021.

Grupo de WhatsApp
Brasil Postos revendedores
Grupo de WhatsApp exclusivo
Informação que ajuda a melhorar o resultado.
Participe do WhatsApp onde donos e gestores trocam experiências, notícias e práticas de gestão sem vendedores e sem spam.
Atualmente, o Grupo possui oito laboratórios de OPM próximos aos principais portos do Maranhão, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paranaguá, Espírito Santo e Pará. As unidades foram responsáveis pela análise de 6 mil amostras no primeiro semestre deste ano.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
Assista ao vídeo e conheça a Academia Brasil Postos
Automação de abastecimento
Diesel em alta? Controle seus custos com combustíveis.
Automatize o abastecimento interno, acompanhe dados em tempo real e identifique perdas na sua operação.
Descubra como automatizar a gestão de combustível da sua empresa.
Conheça a CTA Smart →Fale com um especialista da CTA.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.
Tecnologia para tanques
Mais continuidade para o seu negócio
Revitalize os tanques do seu posto sem parar a operação
Conheça a solução de revestimento desenvolvida para renovar e proteger tanques de armazenamento.
Avalie uma alternativa à substituição dos tanques.
Conheça a tecnologia ORO →Acesse o site do anunciante.
Notícias relacionadas
Chuva atrasa moagem de cana e sustenta alta do etanol em SP
16 de setembro de 2026
Atraso na entrega de diesel no RS ameaça o plantio e pressiona a oferta na revenda
14 de setembro de 2026
ANP revisa regras do RenovaBio para distribuidoras que estão começando
12 de setembro de 2026
ANP quer ver a nota fiscal do diesel todo dia para checar a mistura de biodiesel
27 de agosto de 2026
Acelen eleva diesel S-10 em 3,5% e pressiona reposição
4 de agosto de 2026
Vendas de etanol crescem 11% em junho e exigem leitura da praça
4 de agosto de 2026
Petronas acelera no Brasil e mira 350 postos até o fim do ano na disputa pela quarta posição
28 de julho de 2026
Setor de etanol amplia insatisfação com o governo após crédito de R$ 3,3 bilhões para importar fósseis
28 de julho de 2026
Trump utiliza rede de posto para vender combustíveis abaixo do custo e forçar revendedores a baixar os preços
27 de julho de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.




