Aditivo Arla 32, obrigatório em veículos a diesel, evita fumaça tóxica. Segundo PRF, em torno de 12% a 15% apresentaram irregularidades.

ARLA 32 - 4 caminhoneiros são presos em SC por uso Arla adulterado. Assista ao vídeo.Quatro caminhoneiros foram presos e tiveram os veículos apreendidos nesta segunda-feira (10) no Litoral Norte de Santa Catarina por crime ambiental. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fizeram uma fiscalização de caminhões e ônibus na BR-101 em Itapema. O objetivo era checar se os motoristas de veículos a diesel estão usando corretamente um aditivo obrigatório que diminui a poluição, como mostrou o RBS Notícias.

 O Arla 32, obrigatório desde 2012, é importante porque transforma o diesel em nitrogênio e vapor de água, que não poluem o meio ambiente. Para funcionar corretamente, o aditivo deve ser composto por água desmineralizada e ureia a 32%.

Quando o aditivo não é utilizado, o diesel se transforma em óxido de nitrogênio, um composto altamente tóxico. Com um equipamento, a polícia consegue mede a concentração exata do produto.

O problema, para os motoristas, é o preço do aditivo. “Numa viagem de Porto Alegre a Belo Horizonte, encarece R$ 1 mil a mais”, diz o caminhoneiro Edson Laureano.

Segundo a PRF, alguns donos de veículos adulteram o sistema para diminuir os custos. “Há um aparelho que faz com que o sistema do caminhão entenda que há o líquido no tanque específico, sendo que não há”, explica Badaró Ferrari, um dos representantes do Ibama que estiveram na blitz.

“Teria que vigiar mais na origem, e não no caminhoneiro, na estrada. Tem que vigiar no próprio sistema de bomba”, disse o caminhoneiro Hélio Tomas, que foi multado.

Entre 12% e 15% dos veículos fiscalizados nesta segunda apresentaram alguma irregularidade em relação ao diesel. Veículos de grande porte movidos a diesel representam menos de 10% da frota no Brasil, mas são os maiores responsáveis pela poluição do ar.

ASSISTA O VÍDEO – CLIQUE AQUI!

Fonte: Globo

Artigo anterior15 coisas positivas que você precisa saber sobre a gasolina aditivada
Próximo artigoEncher o tanque do carro acima do limite aumenta chances de frentistas terem câncer
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here