Os Separadores de Água e Óleo são sistemas usados para receber efluentes e águas contaminadas com óleos e graxas de áreas de manutenção, lavagem de veículos, máquinas em oficinas mecânicas e através da utilização de um método físico, fazer a separação da água e do óleo.

O líquido contaminado é obrigado a passar pelo bloco. A água flui normalmente, mas o óleo é retido. Por ter a densidade menor que a da água, o óleo sobe para a superfície do sistema e posteriormente é recolhido por tubos coletores e levado a um depósito específico onde fica armazenado.

Para o bom funcionamento da máquina deve evitar a introdução de sólidos grosseiros no interior do sistema. Para que isso não ocorra, sugere-se a instalação de uma grade antes da entrada da caixa de areia. A caixa de areia deverá ser limpa quando o volume de sólidos sedimentados atingirem a metade do volume útil da caixa. A limpeza evita a obstrução das tubulações e aberturas de escoamento. Já a remoção do óleo poderá ser feita pelo dispositivo de drenagem próprio ou, caso tenha-se optado pela não construção do sistema, através de baldes.

Onde são mais encontrados? “Em um posto de combustíveis, são utilizados Sistemas Separadores de Óleo na área da pista (onde os carros são abastecidos) e no lava-rápido.

Porém esse sistema deve ser aplicado em qualquer segmento que trabalhe com óleos e graxas, como oficinas mecânicas, garagens de ônibus, concessionárias, indústrias em geral, entre muitos outros”, disse Solange Zeppini, Gerente de Marketing do Grupo Zeppini.

Além desses, os separadores também são bastante encontrados em refinarias e indústrias químicas. Na hora em que for feita a sua instalação, alguns requisitos devem ser levados em conta. Por exemplo, a localização do sistema de remoção de areia e óleo deverá estar distante de locais de tráfego intenso, evitar proximidade de locais de escoamento de águas pluviais e promover desníveis de modo a aproveitar a ação da gravidade para escoamento.

Como funciona o sistema – “O processo utiliza a diferença de densidade para separar o óleo da água. As águas oleosas são introduzidas no sistema e passam através de uma chicana de forma a orientar o fluxo e quebrar a energia. A seguir, o efluente passa por blocos de placas onduladas colocadas à 45º onde os óleos são interceptados de forma que as partículas separadas aglutinam-se no topo das ondulações das placas e pelo efeito da inclinação, fluem para cima. Na superfície o óleo é removido por meio de um tubo coletor.

 “O Separador de Água e Óleo da Hydro Z é composto por 4 módulos: Gradeador (que elimina sólidos como pedras, folhas, bitucas de cigarro, entre outras), Caixa Separadora (onde é realizada a separação entre água e óleo), Módulo de Coleta Óleo (onde ficará armazenado o óleo após a separação), Módulo medidor de vazão/coleta de amostras (que serve para verificar se a vazão do sistema esta de acordo com o dimensionado, e também coletar amostras que serão enviadas ao laboratório para verificar se o tratamento esta sendo feito adequadamente)”, afirma Solange Zeppini. “O sistema atua em quatro etapas, passando pelos módulos citados acima que irão garantir a melhor qualidade do efluente. Ao final do processo o óleo será armazenado em um módulo específico”, reforça.

Manutenção do sistema – Muito simples, os sistemas de separação de água e óleo quase não necessitam de manutenção. A caixa de areia, no entanto, deverá ser limpa, quando o volume de sólidos sedimentados atingirem a metade do volume útil da mesma. As tampas das caixas deverão ser removíveis, de fácil acesso e fiscalização. Poderá ser concreto ou chapas metálicas. Os tubos de escoamento hidráulico de entrada, ligação entre as caixas e saída do sistema podem ser de cerâmica ou PVC.

“A manutenção vai variar de acordo com o dimensionamento do sistema e uso, a manutenção do sistema Hydro Z é muito simples de ser realizada, bastando remover o óleo do módulo específico, e fazer pequenas limpezas na Caixa Separadora de Água e Óleo”, garante Solange da Zeppini.

Ele não pede contínua assistência ao equipamento. Mas as vezes pedimos para o cliente tirar o bloco para ver se tem alguma no sistema, senão houve uma interferência externa, por exemplo, um animal que acabou entrando dentro do sistema ou então senão há o acúmulo de sujeira excessivo.

Vantagens do sistema – Por se tratar de um processo físico, não necessita monitoramento sistemático. Além disso, o sistema ocupa uma área muito menor, suas placas aumentam a superfície de separação em função da superposição de um número de planos dispostos um sobre o outro; eliminam fatores hidráulicos tais como: passagens diretas, turbulências e efeito do vento.

Fonte: www.tratamentodeagua.com.br

SISTEMA SEPARADOR DE ÁGUA E ÓLEO HYDRO Z – O Sistema Separador de Água e Óleo é o equipamento desenvolvido pela Hydro Z, que efetua a adequação de efluentes contaminados por óleos e graxas previamente ao seu direcionamento.

Fabricado em polietileno, para evitar a formação de trincas e garantir maior vida útil aos seus componentes, a solução Hydro Z é composta por módulos que otimizam o desempenho, facilitam a manutenção e garantem segurança ao processo de tratamento.

A Hydro Z oferece diversos modelos de Caixa Separadoras de Água e Óleo com capacidade de tratamento de 800 a 12.000 litros de efluente por hora, que atendem de forma eficiente os diversos perfis de consumo, todas produzidas de acordo com normas NBR 14605, CONAMA 430, além de diversas exigências internacionais onde o equipamento é utilizado.

Vantagens

Eficiência comprovada com mais de 16.000 sistemas em uso em todo o mundo.
Solução modular, facilita instalação e limpeza dos componentes.
Projeto seguro, atende legislação e evita multas ou necessidade de reformas.
Módulos fabricados em polietileno, impermeáveis, evitando a formação de trincas.
Utilização de materiais que asseguram maior vida útil ao equipamento.

 Clique aqui e acesse o site da HYDRO Z para conversar com a equipe especializada.

 

LEIA TAMBÉM: Conheça as soluções Hydro Z para o consumo racional de água

Deseja conhecer mais as Soluções Hydro Z ? Clique aqui e acesse o site da empresa.Se preferir entre em contato conosco: Telefone (11) 4393-3606 |[email protected]

Artigo anteriorEscândalo no setor de combustíveis – Etanol ilegal lesa a arrecadação do estado e tem qualidade questionada pela ANP
Próximo artigowebPosto Mobile – Aplicativo com as melhores soluções
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here