Qual a diferença entre postos bandeira branca e embandeirado?

Quem circula pelas nossas cidades e estradas já deve ter observado que alguns postos têm bandeira, que é a marca comercial de origem do combustível, e muitos outros não.

Os postos chamados de bandeira branca surgiram no início da década de 1990 e mesmo com muitos mitos sobre a qualidade do combustível ganharam espaço no mercado. A verdade é que o combustível ‘batizado’, como é dito popularmente, pode ser encontrado em qualquer posto, mesmo aqueles embandeirados.

Mas como saber qual é o melhor modelo para o meu posto? Confira neste artigo a resposta para essa pergunta e as principais diferenças entre esses os postos bandeira branca e embandeirado.

Posto embandeirado

Quais as vantagens?

Contrato exclusivo com distribuidora: É a garantia do apoio operacional. Isso significa ajuda na estrutura como instalação, compra de equipamentos, suporte técnico – e que podem ser diluídos nos custos da implantação das bombas, tanques, placas e outros itens.

Confiança na qualidade do produto: A confiança do consumidor também passa pela qualidade do combustível vendido no posto. É certo que o trabalho de marketing também influencia nessa escolha. Além disso, muitos clientes escolhem o posto de uma distribuidora reconhecida, mesmo com valor mais alto.

Marketing organizado: A vantagem das distribuidoras é contar com ações de marketing prontas para ajudar nas vendas ao consumidor final. Publicidade, promoções, programas de fidelidade, relacionamento com o cliente estão entre as iniciativas. Desta forma, o posto ganha agilidade e consegue obter melhores resultados na gestão.

E as desvantagens?

Falta de autonomia: Com o contrato exclusivo vem também uma série de limitações. Portanto, da escolha de fornecedores na loja de conveniência até a compra de equipamentos, tudo deve seguir as orientações da marca.

Sem negociação de compra: As distribuidoras obrigam o posto embandeirado a adquirir quantidades mínimas de combustível. Mesmo que o desempenho de vendas esteja abaixo do esperado, o posto é obrigado a manter o volume de compras estipulado em contrato.

+++ LEIA TAMBÉM : Como avaliar o índice de lucratividade do posto de combustível

Posto bandeira branca

Quais as vantagens?

Autonomia: Diferente do posto embandeirado, aqui é o dono do posto que decide tudo. Da compra do combustível, a escolha de equipamentos e produtos para o lava jato até o abastecimento da loja de conveniência. Podem ser diferentes fornecedores. Por isso, a dica é buscar os mais qualificados, que entregam no prazo e com boas negociações de preços.

Marketing do seu jeito: As ações promocionais não estão atreladas a um sistema. Aqui, o posto pode criar estratégias e ofertas adequadas para o negócio e seu público. Outra vantagem é conhecer as especificidades do seu cliente e do local onde está instalado o posto e criar campanhas direcionadas.

Marca própria: Se você escolheu trabalhar com o posto sem bandeira, tem a chance de construir também uma marca própria. Se bem conduzido consegue ganhos competitivos.

Vale relatar que as marcas valem mais do que muitos produtos e até mesmo o patrimônio.  Assim, a construção da marca gera valor para o seu negócio e não para a distribuidora.

LEIA TAMBÉM +++ 5 motivos para ter um sistema de gestão em nuvem no seu posto

E as desvantagens?

Menor poder de negociação: O posto de bandeira branca pode sofrer com uma redução no poder de negociação com as distribuidoras, especialmente, quando a compra de combustível é em menor quantidade.

Desconfiança: O brasileiro ainda desconfia de postos ‘sem marca’. A associação imediata é que falta qualidade e isso acontece devido ao histórico de combustível adulterado encontrado no mercado. Além disso, a solução está em fortalecer a marca com ações de marketing e, claro, sempre oferecer os melhores produtos e serviços.

Qual o melhor?

É hora de pesar na balança os prós e contras de cada modelo. Independente da sua escolha – com ou sem bandeira – o mais importante é fazer a gestão correta do posto de combustível.

Analisar os números que são disponibilizados por meio de sistemas de gestão. Contribuem para avaliar como está o negócio e qual caminho seguir.

Em conclusão a nossa dica é sempre escolher fornecedores e produtos de qualidade e te possibilitara decidir entre postos de bandeira branca e embandeirado. Portanto, avalie os custos e benefícios e com certeza saberá qual caminho seguir.

Se inscreva em nossa newsletter e continue por dentro de todos os conteúdos em nosso blog.

Para te ajudar, clique aqui neste e-book sobre “Como planejar a escala de trabalho dos frentistas nos postos de combustíveis”.

 

Quer saber mais sobre os produtos webPosto? Acesse nosso site e realize o cadastro para ter todas as informações sobre nossas soluções para sua empresa

A Quality Automação é uma empresa especialista no que faz, de desenvolvemos um sistemas de gestão para postos de combustíveis integrado e em nuvem – o webPosto, e queremos ser parceiros no seu crescimento!

Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas e se cadastrar na nossa newsletter.

Para ter acesso a outros conteúdos como este, cadastre-se agora mesmo em nosso site! Que tal?

Quer saber mais? Agende uma demonstração sem compromisso com nossos consultores.

Ficou interessado? 

logo Quality Automação

O WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorStartup possibilita que postos tenham seu próprio cartão digital pré-pago reduzindo os custos com as altas taxas do mercado de cartões.
Próximo artigoWebnário Lei Geral Proteção de Dados – Confira o impacto na sua empresa
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here