Últimos Eventos

Justiça nega pedido de postos de combustíveis para suspender norma que determina instalação de medidores volumétricos

Justiça nega pedido de postos de combustíveis para suspender norma que determina instalação de medidores volumétricos

A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE), garantiu na Justiça a obrigatoriedade de postos de combustíveis instalarem medidores volumétricos que permitem a fiscalização por parte dos órgãos estaduais. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), negou recurso de um grupo de empresas do Sul do Estado que não queria instalar os aparelhos alegando custo excessivo.

A ação proposta pelos empresários pedia a suspensão de norma da Secretaria de Estado da Fazenda que determina a instalação do medidor volumétrico de combustíveis (MVC), nos postos estaduais e a exigência de multa pelo não cumprimento da obrigação. O aparelho permite a captura automática de informações sobre o volume de combustível nos tanques de estocagem e, com isso, a comparação entre o volume comercializado e o declarado pelo contribuinte, evitando a sonegação fiscal.

+++ Começa a fiscalização do Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC) em Santa Catarina

Segundo o procurador do Estado Luiz Dagoberto Brião, essa não é uma questão tributária ou de arrecadação.

A instalação desses medidores garante isonomia, livre concorrência e prestigia o empresário que segue as regras.

É uma proteção para o consumidor que sabe exatamente quanto de combustível está sendo colocado no tanque do veículo e quer um combustível sem mistura ilícita. É também uma questão de meio ambiente porque muitos tanques de postos são antigos e sujeitos a vazamentos que podem contaminar o solo, além do perigo de incêndio. Além de ser bom para o Estado que pode ter um controle mais efetivo sobre o setor de combustíveis.

As empresas alegavam que a obrigação imposta pelo Estado seria desproporcional devido ao alto custo do equipamento e afirmavam que devem existir meios menos onerosos para a fiscalização da efetiva comercialização dos combustíveis, não havendo prova da eficácia da instalação dos medidores para o aprimoramento da fiscalização.

Contudo, a PGE observou que os postos de combustíveis não mencionaram à Justiça que é o próprio Estado quem suporta a maior parte do custo de instalação dos medidores. O contribuinte que cumpre a obrigação tributária acessória tem o direito a um crédito presumido de 50% do equipamento.

Informações: Governo de Santa Catarina

Justiça nega pedido de postos de combustíveis para suspender norma que determina instalação de medidores volumétricos

Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC)

O MVC é um equipamento que apura, registra e repassa automaticamente ao fisco, de forma segura, os dados relativos a movimentação física de combustíveis nos tanques de armazenamento do posto, positivas (descargas) ou negativas (abastecimentos, aferição, vazamento, etc.), e das quantidades medidas pelas bombas de abastecimento, permitindo o monitoramento remoto, permanente e em tempo real das entradas e saídas de combustível dos tanques do posto.

Santa Catarina foi o primeiro Estado a publicar uma lei exigindo a instalação do medidor nos postos de combustíveis (Lei 14.954/09).

Justiça nega pedido de postos de combustíveis para suspender norma que determina instalação de medidores volumétricos

 

 

Clique aqui e faça a cotação Sistema MVC ELS agora mesmo !

 

 

 

Justiça nega pedido de postos de combustíveis para suspender norma que determina instalação de medidores volumétricosAcesse o site da EXCELbr para mais informações: https://excelbr.com.br/

Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto

Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.

Brasil Postos