Segundo o diretor de Administração Tributária da SEF/SC, Rogério Macedo de Mello, a partir deste mês, serão intensificadas operações fiscais, com o objetivo de verificar a instalação do MVC nos postos de combustíveis de Santa Catarina.

Para conhecer o sistema do Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC), utilizado pela Secretaria da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC), auditores fiscais do Maranhão realizaram uma visita técnica ao Estado na última semana.

A instalação do sistema de MVC em postos revendedores catarinenses, prevista na lei 14.954/09, possibilita o monitoramento, em tempo real, do volume de combustíveis existente nos tanques dos postos, das variações de volume dentro dos tanques (descargas e abastecimentos), bem como do volume dos abastecimentos medidos pelas bombas, com envio automático destas informações à SEF/SC.

Nosso Estado é referência nacional em trabalhos de auditoria e controle fiscal no setor varejista de revenda de combustíveis e o MVC é extremamente eficiente no combate à sonegação. O uso do equipamento tem como objetivo principal inibir a comercialização de combustível adquirido sem nota fiscal, mas paralelamente acaba cessando também a prática de fraudes contra o consumidor, como a adulteração do combustível ou da bomba”, explica o coordenador do Grupo Especialista Setorial em Combustíveis e Lubrificantes (Gescol), da SEF/SC, Vantuir Epping.

Para a auditora fiscal maranhense e chefe da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de Combustíveis, Camila Rodrigues, “a solução criada pelo Fisco de Santa Catarina é fundamental no controle do setor varejista de combustíveis, e a capacidade técnica catarinense utilizada no desenvolvimento do sistema possibilita a troca de informações e aplicação em outros Estados”. Participaram ainda do encontro os auditores fiscais Felipe Caldeira, do Maranhão; Gerson Xikota e Fabrício Nees, de Santa Catarina.

Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC)

O MVC é um equipamento que apura, registra e repassa automaticamente ao fisco, de forma segura, os dados relativos a movimentação física de combustíveis nos tanques de armazenamento do posto, positivas (descargas) ou negativas (abastecimentos, aferição, vazamento, etc.), e das quantidades medidas pelas bombas de abastecimento, permitindo o monitoramento remoto, permanente e em tempo real das entradas e saídas de combustível dos tanques do posto.

Santa Catarina foi o primeiro Estado a publicar uma lei exigindo a instalação do medidor nos postos de combustíveis (Lei 14.954/09).

Segundo o diretor de Administração Tributária da SEF/SC, Rogério Macedo de Mello, a partir deste mês, serão intensificadas operações fiscais, com o objetivo de verificar a instalação do MVC nos postos de combustíveis de Santa Catarina. “Os auditores fiscais catarinenses participaram do desenvolvimento do MVC, que também contribui com o controle de poluição do meio ambiente, podendo enviar em tempo real informações sobre presença de líquido nos solos, onde estão instalados os tanques, para o Instituto do Meio Ambiente”, pontua.

Informações adicionais para imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda

 

 

Clique aqui e faça a cotação Sistema MVC ELS agora mesmo !

 

 

 

Acesse o site da EXCELbr para mais informações: https://excelbr.com.br/

Artigo anteriorPor que um posto de combustíveis quebra? Parte 4
Próximo artigoDormiu frentista e acordou gerente! E agora? Assista ao vídeo
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here