Regras devem ser cumpridas para garantir a segurança do frentistaPode até parecer que não, mas a profissão de frentista oferece alguns riscos. Então, para desempenhar essa atividade é preciso ter cuidado para que tudo seja realizado com muita habilidade e de acordo com as regras de segurança.

Afinal, a principal função deste profissional é manusear produtos inflamáveis, então é essencial ter muita atenção. A cautela é necessária não apenas pelos riscos de acidentes como explosões, por exemplo, mas também para manter a saúde do frentista.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que esses profissionais apresentam perdas visuais significativas, principalmente relacionadas à capacidade de identificar cores. O estudo foi composto por uma amostra de 25 funcionários de postos de gasolina que foram avaliados por meio de uma metodologia capaz de detectar problemas que podem passar despercebidos em exames oftalmológicos convencionais.

De acordo com os pesquisadores, esse problema tem ligação direta com a exposição diária aos solventes da gasolina, como benzeno, tolueno e xileno. A principal hipótese é que a visão dos trabalhadores tenha sofrido o impacto decorrente do dano neurológico causado pelas substâncias tóxicas do combustível, absorvidas principalmente pelas mucosas da boca e do nariz. Por este motivo, todos os postos de serviços do país devem cumprir as medidas da NR (Norma Regulamentadora) 20, que trata da segurança e saúde no trabalho com produtos inflamáveis e combustíveis.

banner-noticias-epis

Com o objetivo de preservar a saúde dos frentistas, novas regras têm sido criadas para garantir a segurança das operações nos postos de serviços. Desde o inicio do ano, por exemplo, é obrigatório o uso de dispositivos de proteção (rodilha) com o intuito de evitar que o líquido entre em contato com a pele dos trabalhadores e para diminuir a emissão de vapores durante o abastecimento.

É preciso que todos os postos cumpram as determinações para assegurar a saúde e uma rotina de trabalho mais segura e agradável aos frentistas. Além disso, neste ano as fiscalizações dos itens da NR 20 devem ser intensificadas. Vamos colaborar para garantir o cumprimento da lei e a saúde de todos!

Fonte: Intercamp

 
 

Artigo anteriorFaturamento das lojas de conveniência cresce três vezes superior ao de número de lojas
Próximo artigoSerá que vale a pena usar o gás natural como combustível?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here