As holdings desempenham um papel crucial tanto na proteção patrimonial dos empresários quanto na redução da carga tributária do negócio, especialmente em setores como postos de combustíveis. 

No contexto da proteção patrimonial, as holdings permitem que o patrimônio pessoal do empresário seja separado do patrimônio da empresa, evitando que dívidas empresariais afetem os bens pessoais.

Por exemplo, em casos de débitos tributários, os sócios podem ser responsabilizados com seu patrimônio pessoal. 

No entanto, a inclusão dos bens pessoais na holding, pessoa jurídica que não se confunde com o posto, acaba por criar uma camada extra de proteção em relação a terceiros.

No que diz respeito à redução da carga tributária, é possível criar uma holding imobiliária para adquirir e gerir os imóveis onde os postos de combustíveis operam. 

Os postos, como empresas separadas, passam a alugar os terrenos da holding imobiliária, e esse aluguel pode ser deduzido da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

Esses exemplos demonstram como as holdings podem ser instrumentos legais para proteger o patrimônio e reduzir a carga tributária das empresas, contribuindo para a estabilidade e segurança dos negócios. 

Contudo, a criação dessas estruturas exige cuidados para evitar problemas fiscais, como manter os valores de aluguel dentro dos padrões de mercado e ter registros financeiros precisos.

Além da utilização de holdings imobiliárias, existem outras estratégias que podem ser empregadas para otimização tributária, como o pagamento de juros sobre capital próprio e o rateio de despesas dentro do grupo econômico. 

Quando usadas de forma responsável e dentro dos limites legais, essas alternativas podem beneficiar as empresas, sendo um diferencial competitivo para empresários que atuam em mercados altamente concorridos e com baixas margens de lucro, como é o caso de muitos revendedores.

 Entre em contato com nossos especialistas
para saber mais sobre o assunto.
Clique aqui.

Artigo anterior5 Estratégias para deixar seu posto bandeira branca muito mais atraente
Próximo artigoProibição X Liberação : Reflexão sobre as Mudanças no Delivery e na Bomba Branca nos Postos
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here