A redução é de cerca de 90%

Dos mais de 60 caixas eletrônicos que havia nas lojas de conveniência de postos de combustíveis em Salvador, atualmente existe menos de dez. A redução é de cerca de 90%. A informação é do presidente do Sindicombustíveis José Augusto Costa. Segundo ele, o motivo das desativações é a falta de segurança.

banner-para-e-mails

“A violência tem crescido assustadoramente e precisamos zelar por nossa tranqüilidade”, disse. Ele revelou ainda que, “com os caixas, o número de assaltos cresce e durante a ação criminosa um trabalhador ou um cliente pode ser atingido, além dos danos materiais que o local pode sofrer”.

O diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários Bahia, Adelmo Andrade, afirmou que os bancos só investem em segurança de home banckings. “Falta compromisso como consumidor com menos poder aquisitivo. Eles só se preocupam com os grandes investidores que nem na agência vão e com os golpes de internet”, denunciou.

Segundo Andrade,  as lojas de conveniência são alvos fáceis dos ladrões. “É um local que não oferece privacidade para efetuar operações financeiras. As pessoas ficam expostas no momento em que realizam suas transações bancárias”, observou.

O diretor revelou ainda que os próprios donos das lojas de conveniência não querem os caixas em seus estabelecimentos comerciais. “Por ser um local de fácil acesso para os bandidos, acaba colocando a loja em risco. Todos os dias registramos ocorrências e os bandidos são tão audaciosos que levam até o caixa eletrônico, por isso nenhum empresário vai querer chamar atenção para o seu comércio”, explicou.

No posto BR da Baixa de Quintas havia um Banco 24 Horas – caixa eletrônico que oferece serviços como saque, saldo, extrato e etc, que foi explodido por bandidos. “Nós ficamos apreensivos com o fato e preferimos encerrar a parceria com o banco. Não dá para correr risco e ainda ter prejuízo, pois quando eles explodiram o caixa danificaram a estrutura do prédio”, disse a gerente, que preferiu não se identificar.

Já no posto da Bonocô, o gerente que também não quis se identificar, disse que outro motivo do fim da parceria com o banco é o aumento do consumo de energia. “Eles acham que o Banco 24 Horas no posto aumenta a clientela, mas na verdade afasta e ainda aumenta a conta de energia”, disse, acrescentando que, “com essa onda de assalto em que estamos vivendo, as pessoas querem fazer operações bancárias em locais com seguros, já que apenas as câmeras e seguranças particulares não inibem mais os ladrões”.

Febraban

Procurada pela Tribuna, a Federação Brasileira de Bancos ressalta que as instituições acompanham os ataques a caixas eletrônicos. “O dano das explosões força as instituições financeiras a reformar o local e a repor os equipamentos danificados, sem reaproveitamento de peças ou maquinário e essa reforma exige certo tempo”.

Para a entidade, é necessário combater as causas desses crimes.” Em primeiro lugar, impedindo que os bandidos tenham acesso fácil a explosivos. Em segundo lugar, desbaratando as quadrilhas, o que se faz com ações de inteligência. Em terceiro lugar, dificultando o acesso dos bandidos ao produto do crime”.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br

Confira também: ANP passará a receber pedidos para novos postos apenas por meio eletrônico

Artigo anteriorANP passará a receber pedidos para novos postos apenas por meio eletrônico
Próximo artigoQuais são os cuidados e precauções que o posto revendedor deve ter ao elaborar contratos de locações de imóveis?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here