Credibilidade é uma palavra fundamental para o sucesso de um posto de combustível. Isso porque, o abastecimento com produtos inadequados ou contaminados pode comprometer o funcionamento dos automóveis e trazer sérios problemas para os clientes do estabelecimento. Neste cenário, os sistemas de filtragem adotados pelos postos de combustíveis ganham um papel de destaque, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de veículos off-road.

Na hora do abastecimento é preciso considerar tanto a qualidade do combustível, que deve estar livre de elementos contaminantes, além de evitar danos causados ao meio ambiente. Para atender essas demandas, os postos de combustíveis contam com sistemas de filtragem eficazes que garantem a credibilidade do produto oferecido. “Os filtros garantem a qualidade do combustível requerido. A prática de um bom procedimentos no sistema de filtragem como drenagem, troca de elementos filtrante de qualidade e no período indicado, garantem a satisfação do usuário que é formador de opinião”, justifica Hérica Gonçalves, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços (ABIEPS).

O presidente da Ambiental Metalsinter, Sérgio Cintra, ressalta a contribuição dos filtros para o meio ambiente e para a manutenção dos veículos. “Os maiores benefícios da filtragem de combustíveis estão ligados aos fatores ambientais, pois com a purificação do produto, a queima do combustível é melhor, resultando em menor consumo (km/l), menos poluição e menos manutenção, fatores fundamentais para os transportadores e usuários dos veículos.

O uso inadequado e a falta de manutenção causam danos ao equipamento, aos sistemas de injeção e componentes do veículo e ao meio ambiente, pois contaminantes, materiais indesejáveis e água irão afetar sobremaneira todo o sistema, desde a manutenção prematura até o colapso total do sistema, ocasionando uma parada do veículo”.

O supervisor de vendas da Eaton, Fernando Chaves, também fala sobre a importância dos sistemas de filtragem nos postos de combustíveis. “O filtro garante que o óleo esteja nas condições ideais para a operação do equipamento. Quando você tem um fluido contaminado isso afeta a vida dos componentes do veículo, desgastando primariamente o motor ou ainda entupindo os bicos de injeção.

A ideia é reduzir o desgaste dos componentes, e assim aumentar a disponibilidade de veículos para operação, com menos tempo parado para manutenção não programada”, ressalta.

A legislação também reforça a importância dos filtros em postos de combustíveis. Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente determinou que, a partir de 2012, os veículos movidos a óleo diesel lançassem menos partículas nocivas ao meio ambiente na atmosfera.

Para atender à determinação, as montadoras têm que modificar o motor de seus carros a diesel, que só devem receber um novo tipo de óleo. Chamado de diesel S50, o combustível permite que uma menor quantidade de enxofre saia pelo escapamento. Esse novo produto aumentou ainda mais a importância dos sistemas de filtragem de postos de combustíveis, como explica a, vice-presidente da ABIEPS. “O diesel S-50 particularmente tem menor teor de enxofre, que foi retirado devido aos malefícios que o mesmo faz ao meio ambiente, porém o mesmo era um antibactericida que o diesel possuía. Como consequência, com menor teor de enxofre, o Diesel ficou mais propenso à mudança de suas características devido às mudanças climáticas, calor, frio, condensação dentro do tanque, gerando assim um maior número de resíduos, tornando a ação dos filtros cada vez mais importante na cadeia de distribuição para manter a qualidade do produto”, afirma Hérica.

Tipos de filtros

Os postos de combustíveis possuem basicamente dois tipos de filtros: o tradicional filtro prensa e os filtros de linha. O primeiro é destinado a filtração do diesel. “Os filtros prensa são os mais conhecidos e destinados à filtração do diesel. Possuem conjunto moto-bomba próprios, que succionam dos tanques subterrâneos, filtram e armazenam em reservatórios. O meio filtrante é um papel especial à base de celulose de linter, que recentemente recebeu resina resólica fenólica, tornando-o mais resistente e bloqueando a água, que é bem apertado em placas/quadros, por isso o nome prensa”, informa Sérgio Cintra.

A vice-presidente da ABIEPS conta que esse sistema de filtragem é essencial para evitar a contaminação do produto. “O filtro prensa tem como finalidade a retirada de contaminantes/resíduos sólidos provenientes do armazenamento dos óleos combustíveis”, complementa Hérica.

Os filtros de linha são utilizados no tratamento de todos os tipos de combustível. “Os filtros de linha instalados em postos de abastecimento podem ser utilizados com todos os combustíveis, não possuem bombeamento próprio, são as bombas abastecedoras que fazem a sucção dos tanques e passagem pelo meio filtrante, que pode ser de inúmeros materiais como metais, resinas plásticas, fenólicas, papel etc.”, comenta o presidente da Ambiental Metalsinter. “Este equipamento é instalado na linha de sucção da bomba abastecedora. Tem como finalidade a retirada de contaminantes sólidos e água”, completa a vice-presidente da ABIEPS.

Sérgio conta que os dois tipos de filtros oferecem vantagens ao mercado. “Por estarem no recalque, com manutenção mais simples e com custo de papel filtrante menor, os filtros prensa são mais utilizados e conhecidos, porém os filtros de linha ganharam mercado pelo custo mais baixo do equipamento em si e menor espaço físico, mas a manutenção maior acaba fazendo com que vários filtros estejam inoperantes”, comenta.

Os sistemas de filtragem disponíveis em postos de combustíveis ainda podem ser compostos por filtros sinterizados e coalescentes. “Os filtros sinterizados são compostos por micro esferas de seção controladas, compactadas em ferramental adequado e exposta a alta temperatura, porém controlada para não haver fusão do material.

Estas micro esferas se fundem adequadamente sendo o espaço entre eles o meio filtrante. Os sinterizados podem ser de vários materiais como: bronze, plástico, inox. Para o biodiesel não é aconselhável a utilização de materiais e/ou elementos que contemplem cobre, latão e suas ligas. Já os filtros coalescente tem a função de retirada/separação do contaminante água no diesel”, informa Hérica.

Cuidados

A vida útil dos filtros depende da qualidade de armazenamento dos combustíveis. Por isso, para garantir a qualidade do equipamento é necessário estar atento às recomendações do fabricante. “Os elementos filtrante dos filtros deverão ser substituídos sempre que o diferencial de pressão, indicada pelo fabricante, for atingida.

Uma prática salutar é a drenagem periódica do tanque de armazenamento: Este procedimento garante maior vida útil dos elementos. A falta deste procedimento pode ocasionar problemas de operação em todo o sistema hidráulico bem como não garantir a qualidade do produto filtrado”, declara a vice-presidente da ABIEPS.

O supervisor de vendas da Eaton também alerta para a necessidade de seguir as orientações do fabricante. “Estes filtros não tem necessidade de uma manutenção, mas recomendamos a troca do elemento filtrante conforme a orientação do fabricante”, diz Fernando.

Fonte: Meio Filtrante

 

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