Agora você tem à sua disposição uma formação completa e integrada para o Gestor do Posto de Combustíveis.

Gerente de Posto de Combustíveis é uma função que exige conhecimento em diversas áreas. É um profissional que atua na linha de frente, que representa a empresa e é foco de atenção constante.  Possui grande influência no crescimento do número e fidelização de clientes, na motivação da equipe, no atingimento de vendas, nas receitas, nos custos e despesas, nas metas, nos resultados e no relacionamento com toda a comunidade que circunda o posto.

Porém, mesmo que os revendedores estejam ciente da necessidade de qualificação para esta função, na grande maioria dos casos, os Gerentes de Postos de Combustíveis acabam assumindo o posto sem a devida preparação: são nomeados ao cargo por identificação com a empresa e seu preparo técnico muitas vezes é realizado por intuição após assumir a supervisão de pista acompanhado por outro gerente que por sua vez talvez também não teve a oportunidade de ter sido capacitado para este cargo tão estratégico.

Como resultado, os novos gerentes que não receberam a capacitação adequada deixam de tomar ações e de ter a postura necessária para o cargo e ainda correm o risco de assumir vícios de outros profissionais resultando na falha dos processos gerencial que lhe são demandado.

Neste processo de contratação de gestores para os postos de combustíveis existe também a opção da contratação de um gerente já “pronto” e experiente. Este tipo de contratação apresenta um grande de risco uma vez que o novo contratado pode ter sido colocado na função da mesma maneira, sem treinamento, de forma aleatória, na base do sucesso e erro: não possuindo uma formação técnica e uma visão estratégia do segmento, da cultura da empresa e suas relações internas e externas.

Pensando em suprir esta necessidade, o Portal Brasil Postos lançou o Curso Online de Formação Gerencial em Postos de Combustíveis  oferecendo uma formação completa para quem for assumir o cargo (ou continuar nele) muito mais preparado.

“Quem é do segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência sabe que um Curso de Formação Gerencial com a certificação do Portal Brasil Postos é um diferencial muito forte em relação a outros cursos e instituições que oferecem cursos apenas teóricos, sem a ligação e aproveitamento de imediato na prática do dia a dia”.

O Curso de Formação Gerencial em Postos de Combustíveis é composto por 11 módulos e abrange temas financeiros, mercadológicos, estratégico, de planejamento, operacionais, comerciais, de gestão (pessoal e administrativa), de normas e legislação. Todo o conteúdo é  disponibilizado por vídeo-aulas  que apresentam exemplos, cases e exercícios voltados ao setor de postos de combustíveis .

O Curso de Formação Gerencial em Postos de Combustíveis foi desenvolvido a partir das necessidades do cargo e de gestão, revisado e aprovado por profissionais de diversas empresas do setor, apoiado com o que há de mais novo no mercado em didática online voltada ao perfil e necessidades do público.

Agora você tem à sua disposição uma formação completa e integrada para o seu Gerente de Posto.

Conheça cada um dos 11 módulos do curso:

  • Módulo 1 – A Importância do Gerente – Neste módulo vamos apresentar as principais características de um Gerente de Sucesso. Focaremos nas competências essenciais de um líder e apresentaremos quais são as principais funções que devem ser exercidas para a correta operação de uma revenda de combustíveis.
  • Módulo 2 – Gestão de Pessoas e Equipes – Neste módulo é apresentado os principais conceitos e ferramentas necessárias para que o Gerente consiga liderar sua equipe buscando a retenção dos colaboradores do posto
  • Módulo 3 – Áreas e Instalações do Posto – Fiscalizar, monitorar, cuidar da manutenção e da segurança de todas as áreas do posto é um dos principais papéis que deve ser exercido pelo Gerente. Neste módulo são apresentadas todas as áreas para que o Gerente  conheça o potencial de negócios e os riscos de cada área do posto.
  • Módulo 4 – Equipamentos do Posto – Neste módulo são apresentados todos os equipamentos necessários para a rotina diária de um posto e a conscientização de que o Gerente é o responsável pela manutenção para garantir a vida útil de todos os equipamentos.
  • Módulo 5 – Gestão de Segurança – Neste módulo você vai aprender sobre as estratégias mais importantes relacionadas à operação segura de um posto de combustíveis. Apresentaremos os principais equipamentos de segurança ( (EPI’S e EPC’s), os principais  exames e treinamentos de segurança, a sinalização obrigatória, as áreas classificadas, a rotina de segurança para funcionários e prestadores de serviços terceirizados,  o plano de emergência, os acidentes em potencial e as normas reguladoras( NR’s). Também abordamos os riscos de segurança patrimonial e os procedimentos para evitar assaltos.
  • Módulo 6 – Gestão Operacional  – O grande desafio enfrentado pelos gerentes é treinar e capacitar os colaboradores para executar os procedimentos operacionais de forma segura e sem retrabalho . Neste módulo apresentamos as 8 principais rotinas necessárias para a atividade do posto. São elas : Operação de Abastecimento de Veículos,Aferição da Bomba de Abastecimento,Análise de Combustíveis,Rotina para Coleta de Amostra Testemunha,Recebimento de Produtos por Caminhão Tanque,Medição de Tanque para Controle de Estoque,Arrumação e Limpeza da Área de Abastecimento, Limpeza da Caixa Separadora. Todas as rotinas apresentam as melhores práticas e seguem os padrões de segurança exigido pelos órgãos fiscalizadores. No final do módulo o gestor vai estar preparado para realizar as rotinas e, principalmente capacitar sua equipe para executar todos estes procedimentos operacionais de forma segura.
  • Módulo 7 – Legislação e Fiscalização – A atividade de revenda de combustíveis está sujeita a tantas regras e normas complexas que muitos Gestores têm dúvidas a respeito dos procedimentos obrigatórios durante as ações de fiscalização. Neste módulo apresentamos a Legislação que rege o segmento e os principais órgãos fiscalizadores com destaque para ANP, Procon, Conama, Inmetro e Ministério do Trabalho. No final do curso o Gestor estará capacitado para  agir pro-ativamente antes e durante a fiscalização.
  • Módulo 8 – Gestão Ambiental – Neste módulo apresentaremos os pontos de atenção para que o posto fique em dia com a Legislação Ambiental. Destacamos as melhores práticas com relação ao Descarte Correto dos Resíduos gerados pela atividade. Também apresentamos as Classificação das Áreas de Risco Ambiental do posto e seus respectivos impactos ambientais. Disponibilizamos um Check List para verificação do Controle Ambiental e apresentamos as Principais Fontes de Vazamentos e Contaminação em Postos onde destacamos exemplos de instalações incorretas. No último capítulo apresentamos todas as Normas Técnicas definidas na Resolução do Conama 273 /2000. No final do módulo o aluno sairá capacitado para  e com recursos para agir proativamente e preventivamente.
  • Módulo 9 – Gestão Administrativa e Financeira – Neste módulo apresentamos os principais conceitos e estratégias de Gestão Financeira e Administrativa em Postos de Combustíveis. Ensinamos técnicas de como administrar e aumentar o Capital de Giro com ênfase na redução de custos e melhoria dos processos administrativos. Abordamos também a importância do Fluxo de Caixa e apresentamos estratégias de gerenciamento em momentos de alto e baixo fluxo de caixa. Apresentamos as principais Rotinas e Processos Administrativos e Financeiros com destaque para a abertura e fechamento do caixa, movimentação bancária, contas a pagar e receber, fechamento de clientes , LMC e lançamentos fiscais. Orientamos os gestores a implantar uma Politica de Crédito e Cobrança a qual apresentamos os principais fatores de sucesso politica de concessão de crédito a seus clientes com ênfase na redução da inadimplência. No final do módulo o Gestor estará preparado para assumir a Gestão Financeira do Posto com foco na redução de custos e orientado para um fluxo de caixa saudável.
  • Módulo 10 – Gestão de Estoques – Acompanhar a movimentação dos combustíveis e das mercadorias presentes no posto permite ao Gerente o controle de tudo o que entra e o que sai. Essa é uma maneira mais fácil de minimizar perdas, evitar furtos e reduzir custos.Neste módulo apresentaremos os principais conceitos sobre a GESTÃO DE ESTOQUES DE MERCADORIAS E DE COMBUSTÍVEIS. Na primeira parte deste curso o foco é a gestão dos estoques dos produtos automotivos e dos produtos da loja de conveniência. Na segunda parte focaremos sobre a gestão dos estoques dos combustíveis que são armazenados e comercializados no posto.No final do módulo o Gestor  estará capacitado para agir proativamente e preventivamente com relação a todos os processos de compras, armazenamento e controle de vendas dos produtos vendidos.
  • Módulo 11 – Gestão de Vendas e Marketing – Neste módulo apresentamos os principais conceitos de Gestão de Marketing, Vendas e Atendimento em Postos de Combustíveis. Ao final do módulo o  Gerente estará capacitado para melhorar a comunicação do posto, criar campanhas de vendas e fidelização e estimular o relacionamento com os clientes em busca da fidelização.

Público alvo:

  • Profissionais do setor e revendedores que procuram desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Gerentes que procuram ou necessitam de formação e/ou atualização técnica;
  • Subgerentes e potenciais que são preparados para assumir gerência dos postos;
  • Profissionais que atuam nos departamentos de recursos humanos  em redes de postos que necessitam de ferramentas para capacitação dos colaboradores em nível gerencial.
  • Consultores e Profissionais Liberais que atuam com Treinamentos e Capacitação em Postos de Combustíveis e que desejam utilizar nosso Método de Ensino para revenderem para seus clientes.

Assista as Vídeo Aulas de Lançamento 


Consulte condições para realização do Curso Online  ou entre em contato para informações detalhadas para customização do curso para sua Rede de Postos.
Fale com nossas consultoras de vendas. Chame no Whatsapp ( 47 ) 9 9985 4554 ou ligue para (47) 3025 1690. Se preferir envie um email para [email protected]
+++ Leia também :  O Melhor Gerente do Mundo – Eventos Corporativo para Rede de Postos

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here