Posto na fazendaInstalar um posto de combustíveis dentro da própria fazenda pode ser uma opção para melhorar a logística de operação dos maquinários agrícolas e caminhões, a fim de ganhar tempo e evitar acidentes. Atualmente, os reservatórios de combustíveis instalados na maioria das fazendas abastecem um veículo de cada vez, através de um sistema manual, lento e sem qualquer controle de segurança. Para evitar esses problemas, a Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell, lançou o Posto Conceito Raízen, serviço que está sendo oferecido a fazendeiros e empresários do campo que consumam pelo menos 800 mil litros de combustíveis por mês. “A ideia foi transformar aqueles tanques sujos e enferrujados em postos modernos e práticos”, diz Rafael Trivelatto, especialista de operações de etanol da Raízen. “Grandes fazendas também precisam de uma logística de abastecimento eficiente.”

Antes mesmo de ser lançado no mercado, o conceito foi testado pela Raízen em suas unidades de produção. Segundo Gustavo Pereira Alexandre, gerente de vendas da Raízen, a ideia de criar um posto dentro de suas unidades surgiu da necessidade de melhorar a logística de abastecimentos dos maquinários e caminhões das usinas, que ficavam parados, formando filas nas bombas, durante todo o dia. Trata-se de um processo lento, pois em uma bomba de diesel caseira, encontrada nas fazendas, a vazão é de 60 litros por minuto, contra 80 litros verificados nos postos de combustíveis tradicionais. Já nos postos da Raízen a velocidade sobe para 110 litros por minuto. “Um caminhão parado pode trazer prejuízos para o fazendeiro”, diz Pereira Alexandre. “No nosso setor, isso significaria cana parada e perda de açúcar.”

No entanto, o maior fluxo de abastecimento não é formado por caminhões convencionais, que são substituídos por caminhões comboio, responsáveis por levar o diesel até as máquinas agrícolas na lavoura. Cada veículo desses pode carregar até seis mil litros, o que em uma bomba de posto normal levaria mais de uma hora para ser abastecido. Para atender a essa demanda, a Raízen desenvolveu um sistema de alta vazão, que reduz esse tempo para 12 minutos. O sistema, batizado de bottom loading, permite o abastecimento seguro de comboios pela parte inferior do veículo. “Isso evita filas e maquinários parados no campo”, diz Pereira Alexandre. Nesse novo sistema, a Raízen também se preocupou com a segurança do operador e do motorista, e instalou um sensor que indica se o tanque dos caminhões está cheio, para evitar acidentes no abastecimento.

Com isso, mesmo se o operador digitar um volume incorreto a ser abastecido, o sensor parará a bomba assim que o tanque estiver completo. “Pensamos em tudo para evitar desperdícios e acidentes”, diz Paulo Pompeo, diretor técnico da Raízen. A empresa já instalou os postos conceito em nove fazendas próprias de produção de cana-de-açúcar, que ficam próximas às usinas, nas regiões de Araçatuba, Assis, Igarapava e Piracicaba. “Ainda não sabemos quando instalaremos os postos em todas as 24 unidades que temos”, diz Pompeo. “Mas já instalamos nas principais unidades.” De acordo com Pompeu, a instalação de um posto conceito numa fazenda é feita gratuitamente. “Basta ter um terreno adequado, consumir pelo menos 800 mil litros de combustíveis por mês e fechar um contrato de abastecimento com a Raízen”, diz. “Podemos atender agricultores de qualquer lugar do Brasil, desde Mato Grosso, Goiás, Bahia até o Sul do País.”

Segundo a ANP, agência que regula e inspeciona instalações de combustíveis, muitas fazendas do País estão com seus postos de abastecimento em situação irregular, por acharem que não existem normas de segurança para seus tanques. Na verdade, estão sujeitas às exigências das normas técnicas brasileiras em vigor para propriedades que possuam tanques de armazenamento com capacidade superior a 15 mil litros, cujas instalações devem ser licenciadas pela ANP. “Já entregamos os postos com todas as documentações e licenciamentos necessários para funcionar sem problemas com a ANP”, diz Pompeo.

Fonte: Revista Dinheiro Rural

 

Artigo anteriorPosto usa energia solar e economiza 600 litros de água por dia
Próximo artigoO diesel S10 e a falsificação do Arla 32
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here