O item 20.7.1 da Norma Regulamentadora 20 busca  evidenciar  que  as  atividades  habituais  e  também as extraordinárias do posto são executadas observando-se os procedimentos preestabelecidos, com foco na proteção à segurança e saúde dos trabalhadores.

Procedimentos operacionais

Nas operações de transferência de inflamáveis, enchimento  de  recipientes  ou  de  tanques,  devem  ser adotados procedimentos para:

  • Eliminar ou minimizar a emissão de vapores e gases inflamáveis.
  • Controlar a geração, acúmulo e descarga de eletricidade estática.

No processo de transferência de inflamáveis e líquidos combustíveis, devem-se programar medidas de controle  operacional  e/ou  de  engenharia  das  emissões fugitivas, decorrentes da carga e descarga de tanques fixos e de veículos transportadores, para a eliminação ou minimização dessas emissões. A maneira de cumprir este requisito da Norma, se o posto não  tiver  sistema  para  o  gerenciamento  das  emissões de vapores e gases inflamáveis, é a elaboração dos procedimentos das atividades, sempre levando em  consideração  o  cuidado  para  minimizar  os  impactos. Por exemplo, no procedimento da operação de descarga  de  produto  de  um  caminhão-tanque,  além de verificar e exigir do motorista da transportadora a adoção de medidas de proteção contra fogo, devem  estar  incluídas  as  ações  relativas  à  proteção  contra  emissões  dos  trabalhadores  do  posto  quando entrar na área demarcada, evitando a inalação de vapores ou gases, etc.

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Procedimentos de segurança

Revisar diariamente, com os frentistas  e  demais  funcionários,  no  início  de  cada  turno,  os  procedimentos de emergência e suas correspondentes  ações,  de  acordo  com o Plano de Emergência do seu posto. Alertar os frentistas sobre os principais cuidados a serem observados  na  pista  de  abastecimento:

a) Tráfego de veículos;

b) Abastecer  somente  veículos  com  motores desligados;

c) Proibição de fumar;

d) Restrição de conversas e distrações.

Paralisar imediatamente o abastecimento, caso um dos ocupantes do veículo esteja fumando. No abastecimento de motocicletas, solicitar que o cliente desça da motocicleta. Não abastecer se o cliente se recusar a adotar esta medida de segurança, informando-o  dos  riscos  de  fogo  se  vazar  combustível  no  motor.

Prestar atenção para  não  transbordar o tanque. Não se abaixar próximo ao veículo e fora da visão.

Não se abaixar próximo ao veículo e fora da visão do  motorista,  principalmente  nos  veículos com bocal de enchimento  na  parte  traseira.  Se  houver derrame  na  pista,  proceda  de acordo com o procedimento para “Derrames na Pista”.

Operação de abastecimento

Dimensionar o  número  de  frentistas  de  acordo  com  os  horários  de maior pique de movimento na pista. Os frentistas deverão atentar para os seguintes procedimentos:

Indicar  as  bombas  mais  adequadas para abastecimento.

Instruir  o  cliente  quanto  à  melhor  forma de parar o veículo.

Não se apoiar na janela do veículo, nem colocar as mãos na carroceria do mesmo.

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Recepção ao Cliente

Usualmente, deve-se  orientar   o   motorista sobre o lado do bocal de abastecimento do veículo e sobre a bomba desocupada mais próxima  da  saída  da  pista,  de  modo  a  facilitar a parada dos veículos que entrarem  posteriormente  no  posto. Confirmar na tampa do tanque o tipo de combustível.

Abastecimento  (atendimento  padronizado)

Após a parada do veículo, solicitar  ao  cliente  a  chave  do  tanque  e  abrir  a  tampa  com  cuidado,  colocando a mesma com a chave na bancada ou em cima da bomba, e nunca em cima do veículo. “Zerar” o totalizador e mostrar o painel da bomba ao  cliente  antes  de  iniciar  o abastecimento.

Utilizar o flange de  plástico  (bolacha)  para  evitar  o  gotejamento  de  combustível  na  pintura do veículo ou no solo. Introduzir completamente o bico no tubo  de  enchimento  de  forma  a  haver um bom contato metal com metal,  e  mantê-lo  seguro  até  o fim do abastecimento, mesmo no caso de bicos automáticos.

Manter atenção ao abastecimento evitando derrame de produto. Se necessitar abaixar-se, não aspirar os vapores que emanam dos combustíveis.  Chamar a atenção  do cliente  para  o  totalizador  do  painel da bomba, indicar o valor e os litros abastecidos ao fim do abastecimento.

Aguardar  o  esvaziamento  da  mangueira  e  recolocar imediatamente  o  bico  na  bomba,  mantendo  a  mangueira  distorcida  e fora da área de tráfego. Fechar o tanque e oferecer os demais serviços técnicos ao cliente.

Atendimento Técnico

Solicitar ao cliente que abra a tampa do capô para a verificação técnica:

1 – Certificar-se de que a tampa esteja presa com segurança.

2 – Verificar o nível de: a) Água do radiador e completá-la. Não ultrapassar o nível máximo do reservatório. Oferecer a drenagem e aditivo.

b) Óleo do freio. Oferecer o óleo. Se o nível estiver baixo, completar até a marca indicada no reservatório.

c) Água da bateria: abrir todas as tampas e, se o nível estiver baixo, oferecer a colocação de água destilada.

d) Reservatório de gasolina, nos carros a álcool: completar, se autorizado pelo cliente.

Verificar o óleo do motor: 1 – Retirar a vareta de medição e limpá-la com papel  absorvente  descartável.

2 – Medir o nível.

3 – Oferecer a troca.

4 – Completar o nível.

5 – Não ultrapassar o nível máximo do óleo indicado na vareta.

Verificação  da  calibragem  dos pneus

Solicitar ao cliente que estacione o carro junto ao calibrador ou utilizar o calibrador manual. Memorizar as pressões dos  modelos  de  pneus  mais em uso. Ao calibrar os pneus, faça  um  exame  mais  minucioso,  como  cortes  ou  desgastes  anormais. Se constatados, informar o cliente.

Encerramento do abastecimento

Entregar  a  nota  e  as  chaves  ao  cliente. Certificar-se de que a conta está certa e receber o pagamento.

Operação do posto exige procedimentos preestabelecidos
 
Fonte: Revista Posto Avançado – Sulpetro
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