Operações como a descarga de um caminhão tanque, por exemplo, exigem atenção, pois há diversos perigos potenciais em torno delas. Por isso, hoje vamos falar sobre como receber combustível nos postos de forma segura.

Primeiramente, é importante lembrar que existem dois tipos de carregamento e descarga de combustíveis em caminhões tanque. A saber, o top loading e o  bottom loading, cada um com suas particularidades e pontos de atenção. 

Assim, no sistema top loading, o carregamento é feito pela parte de cima. Ou seja, existe a necessidade de um operador subir no tanque, abri-lo e acoplar a mangueira. Por sua vez, bottom loading é o carregamento por baixo, o que elimina a necessidade de um operador subir no caminhão.

Receber combustível com segurança: o passo a passo para descarga do caminhão-tanque

Para que um posto possa receber combustível de forma segura, as etapas do checklist são:

  • isolar e sinalizar a área de estacionamento do caminhão-tanque;
  • checar a documentação do combustível e capacidade do tanque;
  • romper os lacres e fazer a análise do combustível;
  • conectar o cabo terra;
  • acoplar a mangueira;
  • efetuar a descarga do combustível;
  • após a descarga, verificar se o compartimento do caminhão-tanque está completamente vazio;
  • desacoplar a mangueira;
  • fechar as tampas;
  • assinar e carimbar a nota fiscal, encerrando a entrega

Geralmente, o motorista do caminhão e um funcionário do posto trabalham em conjunto nesse recebimento, cada um com suas funções. Assim, resumimos o checklist em 9 passos:

1. Isolamento da área para receber combustível

Antes de mais nada, é preciso isolar a área e garantir que:

  • sejam colocados cones e demais avisos de segurança;
  • o caminhão possa ser estacionado de forma correta;
  • outros veículos ou pessoas não autorizadas não tenham acesso ao caminhão e demais equipamentos de descarga;
  • os compartimentos de entrada e saída do caminhão tanque estejam devidamente fechados e lacrados;
  • não haja nenhuma fonte de faísca ou de elétrica por perto;
  • tenha um extintor próximo, para qualquer eventualidade;
  • seja feito o aterramento do caminhão;
  • haja conferência dos documentos referentes ao combustível, pelo gerente ou funcionário designado pelo posto;
  • seja emitido o laudo de qualidade do combustível.

Uma vez que se cumpram todos esses passos e esteja tudo ok, é possível partir para a próxima etapa.

2. Análise do espaço dos tanques

Antes que se inicie o descarregamento, é fundamental que seja verificada a capacidade do tanque. Ou seja, se há espaço suficiente para o conteúdo que virá do caminhão.

Por isso, o funcionário do posto deve apresentar ao motorista o relatório de monitoramento eletrônico dos tanques. Dessa forma, é possível ter certeza de que não haverá risco de transbordo de combustível.

A priori, os veículos que transportam combustível são abastecidos conforme o volume indicado pela seta de capacidade do tanque. Assim, ela também deve ser checada antes que o posto receba o conteúdo.

 3. Abertura das válvulas

Uma vez que todas as checagens forem feitas e estiverem em conformidade com as normas, pode-se seguir adiante. Assim, o próximo passo é romper o lacre e abrir a válvula de fundo dos compartimentos do caminhão-tanque e, em seguida, os demais lacres.

Então, ocorre a abertura das válvulas tic-tac da caixa de comando. A saber, elas liberam o destravamento das bocas de visita no topo do caminhão e das válvulas botton – ou válvulas API – de cada compartimento a ser esvaziado.

3. Abertura das válvulas

Uma vez que todas as checagens forem feitas e estiverem em conformidade com as normas, pode-se seguir adiante. Assim, o próximo passo é romper o lacre e abrir a válvula de fundo dos compartimentos do caminhão-tanque e, em seguida, os demais lacres.

Então, ocorre a abertura das válvulas tic-tac da caixa de comando. A saber, elas liberam o destravamento das bocas de visita no topo do caminhão e das válvulas botton – ou válvulas API – de cada compartimento a ser esvaziado.

4. Inspeção de volumes

Ainda sobre a inspeção de volumes, a medição no sistema bottom loading leva em conta o volume armazenado em todo o sistema. Inclusive, nos dutos, conexões e na válvula de descarga em si.

Além disso, cada compartimento do tanque possui uma válvula de segurança no fundo. Sobretudo, elas impedem o escoamento do conteúdo do reservatório em caso de acidentes.

     5. Análise dos dados do combustível

Em seguida, tanto o motorista quanto o funcionário do posto conferem os dados do combustível que está no reservatório do caminhão e também do tanque que receberá o produto. Dessa forma, evita-se que seja descarregado etanol em um tanque de gasolina e vice-versa.

Assim, antes que a descarga do combustível possa iniciar, a válvula é aberta manualmente, depois do acoplamento da mangueira ao adaptador. Aliás, alguns fabricantes colocam visores em válvulas, cachimbos e adaptadores, permitindo, dessa forma, o acompanhamento visual do fluxo do descarregamento.

Inclusive, faz parte dos cuidados com a operação que o motorista acompanhe a descarga e não se afaste da área.

6. Processo de descarga

Em seguida, a descarga pode ser iniciada em até dois compartimentos ao mesmo tempo. Na verdade, o sistema permite uma operação ainda maior, mas ela é desaconselhada pelas distribuidoras, para evitar erros.

Para exemplificar, no sistema bottom o descarregamento de 5 mil litros de gasolina ou etanol acontece em cerca de 5 ou 6 minutos! É bastante rápido, por isso é considerado um sistema mais eficiente, além de ser mais seguro também.

7. Esgotamento

Após a descarga, esgotado o reservatório, um balde de alumínio é colocado sob a válvula, para fazer a drenagem do tanque. De fato, é preciso todo cuidado nessa etapa, para que o combustível restante não ultrapasse o volume do balde. Além disso, a operação deve ser repetida também com a válvula instalada do outro lado do caminhão.

É importante salientar que os compartimentos de um caminhão-tanque não se destinam a apenas um tipo de combustível. Por exemplo, não se coloca apenas etanol ou gasolina em um determinado compartimento.

Assim, essa prática permite que o produto restante no tanque se misture com o que se transportará em seguida, sem causar nenhum tipo de problema.

Feito isto, a mangueira é desconectada e esvaziada dentro do tanque do posto, o qual pode ser fechado em seguida.

8. Teste de qualidade ao receber o combustível

Ademais, após encerrar o descarregamento, é preciso fazer teste de qualidade do combustível. A saber, isso precisa ser feito para comprovar os dados presentes nos laudos emitidos pela distribuidora.

Além disso, retira-se uma amostra-testemunha de cada reservatório, para ser acondicionada em recipiente próprio nas dependências do posto. Afinal, é preciso estar disponível caso haja alguma eventualidade seja necessário a consulta.

 Finalização

Enfim, estamos chegando ao final da operação de recebimento de combustível em um posto. Uma vez que o descarregamento se encerrar, pode-se recolher as mangueiras e acondicioná-las no compartimento junto ao caminhão.

Além disso, é preciso assinar e carimbar a nota fiscal e o formulário de entrega, atestando o recebimento do produto. Em seguida, o motorista poderá retirar toda a sinalização de segurança colocada para isolar a área.

Com certeza, cada um dos detalhes relatados é importante para que não aconteçam errosacidentes ou perda de produto, o que significa prejuízo para a operação.

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