O segmento industrial acaba de ganhar um grande aliado. Trata-se do CFN Light SaaS, um sistema simplificado de automação, desenvolvido pela Gilbarco Veeder-Root.

O novo sistema evita fraudes e perdas, permitindo total controle das bombas, tanto eletrônicas quanto mecânicas, e, também, dos abastecimentos de todos os veículos da frota.

A Gilbarco Veeder-Root acaba de lançar o CFN Light SaaS, destinado ao controle total de bombas eletrônicas e mecânicas e dos abastecimentos dos veículos da frota em postos industriais. É um sistema descomplicado e econômico, ideal para empresas que querem dar seu primeiro passo rumo à automação da gestão dos combustíveis. Ao evitar perdas e desvios, permitindo que somente veículos autorizados sejam abastecidos, garante maior eficiência no processo de abastecimento.

Economia, simplicidade e flexibilidade

O novo sistema é autossuficiente o que significa que não necessita de softwares adicionais para funcionar. Sua infraestrutura é enxuta e o equipamento é de simples instalação e manutenção. O CFN Light SaaS é instalado diretamente na sala de controle do posto de abastecimento, restringindo apenas a pessoas autorizadas, o acesso à programação. Essa configuração traz como vantagem uma ilha de abastecimento mais “limpa”, desimpedida, com menor número de equipamentos.

Sua tecnologia de última geração é de fácil operação, demandando reduzida intervenção do operador. Projetado com estrutura modular permite que novas funcionalidades sejam integradas ao sistema, sem a necessidade de substituição do equipamento. O CFN Light tem capacidade para controlar até duas bombas mecânicas ou bombas eletrônicas. Permite, também, diversas formas de identificação da frota, entre as quais, o reconhecimento automático de veículos por RFID. Este recurso reduz o risco de fraude e perdas no processo de abastecimento, garantindo que somente veículos cadastrados sejam abastecidos: diante de qualquer padrão anormal de operação, como abastecimento irregular, o sistema trava e emite alarmes automaticamente.

A plataforma de gestão de dados de abastecimento FuelOnet Pro, que integra o sistema, está hospedada em nuvem. Ela registra informações completas sobre o fluxo de abastecimento de combustível, possibilitando detectar facilmente eventuais perdas nesta operação, bem como tendências operacionais.

Maior eficiência graças ao controle de perdas

O controle das despesas com combustível é essencial para a saúde financeira de empresas que possuem frotas próprias, já que esse insumo pode corresponder a mais de 39% de seu custo operacional, percentual que pode ser ainda maior se for levado em conta em conta o aumento do preço do diesel já acumulado em 2021, de quase 40%. E, segundo especialistas, as perdas de combustível em postos industriais podem superar a marca de 10% do total adquirido, somando-se todas as etapas do processo.

O controle do abastecimento, portanto, impacta diretamente o resultado do negócio. Bomba descalibrada ou fraudada, transbordo de produto na operação e abastecimento irregular de veículos, que não fazem parte da frota, podem ser considerados como principais pontos de perdas. Porém, esses escapes de combustível – e de capital -, raramente, são percebidos e contabilizados quando a gestão é falha no controle das informações sobre essa atividade.

O mesmo pode ocorrer quando, por distração ou má-fé, uma planilha é preenchida – manualmente ou por digitação – com dados incorretos, gerando relatórios equivocados. Isso também vale para omissão de uma operação, regular ou não, por esquecimento ou fraude.

Falhas como essas que impedem, às empresas, tirar o máximo proveito dos dados para maior eficiência na gestão do combustível, e, em consequência, para obter maior economia e produtividade, podem, agora, podem ser evitadas com a adoção do sistema CFN Light SaaS.

Sobre a Gilbarco Veeder-Root – Produtos testados pelo tempo e aprovados para o futuro. Desde 1865, a Gilbarco Veeder-Root é líder global em equipamentos, tecnologia e soluções integradas para abastecimento de combustíveis e lojas de conveniência. Seus sistemas são projetados para trabalhar de forma integrada proporcionando economia de recursos e maior eficiência. Seja no exterior, no interior, no subsolo ou na nuvem, a Gilbarco tem a solução de abastecimento mais adequada para cada tipo de negócio (www.gilbarco.com.br). 

Escrito por Renata Terra – Account Director

[email protected]

+++ Cursos remotos para capacitação de técnicos da área de postos de combustíveis

+++ Parceria entre Shipay e Gilbarco Veeder-Root permite pagamentos com distância social em postos de gasolina

Artigo anteriorVenda direta das usinas – a quem interessa?
Próximo artigoZoneamento Ambiental para Postos de Combustíveis
Gilbarco Veeder-Root a líder mundial que está ao seu lado. Em nosso portfólio de produtos destacam-se bombas de combustíveis para uso comercial, bombas de combustíveis para uso industrial, bombas submersas, sistemas de medição e monitoramento ambiental, registrador eletrônico, medidor de linha eletrônico, medidor de linha mecânico, registradores volumétricos, contador de litros mecânico e emissores de pulsos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here