Entregar o combustível no volume certo e na qualidade adequada é o que deveria acontecer em todos os postos, mas sabemos que nem sempre essa é a realidade.

Como já falamos por aqui, em 2019, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) havia informado que começaria um programa de certificação digital para bombas de combustíveis com o objetivo de dificultar e reduzir a ocorrência de fraudes eletrônicas no abastecimento de veículos

Segundo levantamento do setor, essas fraudes cometidas contra o consumidor final ultrapassam a marca de R$ 20 bilhões por ano.

Agora, o órgão anunciou que a implementação do regulamento que aprova o uso da certificação digital nesses equipamentos se tornará obrigatória a partir de julho de 2022.

E aí que a fabricante Gilbarco Veeder-Root entra em cena com a bomba Prime S, que promete acabar com esses tipos de adulterações e permite até que as informações sobre a qualidade do combustível estejam na nota fiscal.

Por meio de um aplicativo de celular, será possível saber se você está levando a quantidade certa de gasolina, diesel ou etanol pelo qual pagou.

Como a Prime S vai funcionar

Lançada no final de 2020, a bomba Prime S é compatível com a certificação digital das bombas. Consiste em usar um pulser (um medidor eletrônico) na bomba do posto para verificar se a quantidade de energia gerada pelo equipamento é compatível com o volume de combustível colocado no tanque do veículo. Uma CPU assina digitalmente os dados de medição da bomba.

A Prime S ainda usa criptografia assimétrica na transmissão de dados entre o pulser e a CPU, que, de acordo com a fabricante, é onde são feitos os desvios ou manipulações dos dados (e isso pode ser, inclusive, desativado remotamente).

Para o dono do posto, a vantagem é que esse equipamento requer calibrações mais espaçadas e permite atualizações.

Essa nova bomba também poderá ser integrada a uma sonda de monitoramento de densidade do combustível, a sonda Mag D. Todo combustível tem uma densidade padrão determinadas pelos órgãos oficiais.

 

Novas bombas são obrigatórias

A troca das bombas de combustível pelas novas, com certificação digital deverá ser feita por três motivos: ou em caso de fraude comprovada, ou por algum defeito ou pelo tempo de uso.

De toda forma, o consumidor irá atrás de equipamentos mais confiáveis e seguros. Desta forma, a troca das bombas tende a acontecer de forma rápida e totalmente voluntária.

O que é um certificado digital?

Diante de tudo que foi dito sobre a aplicação do certificado digital para evitar fraudes nos postos de combustíveis, você pode estar se questionando sobre o que é essa ferramenta e quais são suas outras formas de uso.

certificado digital nada mais é que um documento eletrônico que funciona como uma assinatura digital.

Com ele, é possível realizar diversas transações eletrônicas, emitir notas fiscais, assinar documentos e enviá-los para qualquer lugar do mundo com validade jurídica, sem a necessidade de nenhuma autenticação a mais.

Além disso, a criptografia de dados presente no certificado garante autenticidade, confidencialidade e integridade em todos os serviços e aplicações realizados com a ferramenta.

Considere investir em um para você e otimize as atividades eletrônicas e burocráticas do seu negócio!

Fonte: Certificaminas

Sobre a Gilbarco Veeder-Root – Produtos testados pelo tempo e aprovados para o futuro. Desde 1865, a Gilbarco Veeder-Root é líder global em equipamentos, tecnologia e soluções integradas para abastecimento de combustíveis e lojas de conveniência. Seus sistemas são projetados para trabalhar de forma integrada proporcionando economia de recursos e maior eficiência. Seja no exterior, no interior, no subsolo ou na nuvem, a Gilbarco tem a solução de abastecimento mais adequada para cada tipo de negócio (www.gilbarco.com.br). 

+++ Cursos remotos para capacitação de técnicos da área de postos de combustíveis

+++ Certificado Digital e Bombas de combustível: entenda a estratégia para evitar fraudes no abastecimento

+++ Gestão automatizada de combustível e frotas garante mais controle e economia aos postos industriais

Artigo anteriorBENZENO – Nova portaria entra em vigor e estabelece cronograma para instalação de sistema de recuperação de vapores
Próximo artigoComo o webPosto pode ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?
Gilbarco Veeder-Root a líder mundial que está ao seu lado. Em nosso portfólio de produtos destacam-se bombas de combustíveis para uso comercial, bombas de combustíveis para uso industrial, bombas submersas, sistemas de medição e monitoramento ambiental, registrador eletrônico, medidor de linha eletrônico, medidor de linha mecânico, registradores volumétricos, contador de litros mecânico e emissores de pulsos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here