Relatório da Vibra, antiga BR Distribuidora, diz que dispositivo é ‘pré-requisito fundamental para proteger o sistema de abastecimento’.

Reportagem tenta contato com responsáveis pelo estabelecimento.

O relatório da perícia feita pela Vibra, antiga BR Distribuidora, constatou que a bomba de combustível que explodiu em um posto de gasolina na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), no Distrito Federal, não tinha válvula de segurança. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (20) e causou um incêndio no estabelecimento (veja vídeo abaixo).

De acordo com o documento, o dispositivo, chamado de “breakaway”, é um “pré-requisito fundamental” para “proteger o sistema de abastecimento, obstruindo o fluxo de combustível e evitando derramamentos”. Ainda segundo o relatório, o item é uma medida exigida pelas normas de padrão de qualidade e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A reportagem da TV Globo tenta contato com os responsáveis pelo posto. O relatório cita ainda uma possível causa para o incêndio:

“Em análise preliminar, é provável que o incêndio tenha sido causado por vazamento de produto em conjunto com a fonte de ignição, originada por curto-circuito dos fios que ficaram expostos”, diz o relatório.

O documento da Vibra afirma ainda que o posto deve verificar todas as bombas em operação e checar se elas têm a válvula de segurança e se a manutenção delas está em dia.

No trecho, é possível ver um veículo de cor amarela estacionado na primeira bomba da pista sendo abastecido. Em determinado momento, um frentista aproxima-se da janela do motorista, mas logo se afasta.

Na sequência, uma mulher desembarca do veículo, pega algum pertence no banco traseiro e se aproxima de onde está o funcionário que a atendia. Nesse momento, a pessoa que estava conduzindo o carro acelera em direção ao estacionamento.

Os frentistas contaram que as chamas começaram quando uma motorista que estava abastecendo saiu com o carro enquanto ainda estava com a mangueira da bomba de combustível conectada ao veículo. Os funcionários precisaram usar extintores de incêndio para conter o fogo.

Em questão de segundos, a bomba que abastecia o automóvel explode e começa a soltar fumaça. Rapidamente, as pessoas que estavam perto correm para se afastar, enquanto os frentistas procuram os extintores.

Os funcionários do posto conseguiram controlar o incêndio com extintores antes da chegada dos bombeiros. A equipe de socorro fez o rescaldo do incêndio e isolou o local.

Apesar do susto, ninguém se feriu. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, as chamas já tinham sido extintas. Os militares fizeram o rescaldo no posto e isolaram o espaço, por questão de segurança.

Fonte: G1 – Globo

ESTE ASSUNTO TE INTERESSA, ASSISTA AO VIDEO ABAIXO

 

Artigo anteriorO que a Barbie, o marketing e os postos de combustíveis e lojas de conveniência têm em comum?
Próximo artigoSem briga pela Vibra, Petrobras sonda outras distribuidoras
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here