Todos os revendedores sabem da importância que os testes de qualidade de combustíveis tem para atestar a idoneidade do posto. Para certificar que os resultados sejam corretos é necessário o uso de equipamentos devidamente certificados e calibrados.

Com o objetivo de orientar os responsáveis pelos testes obrigatórios o Portal Brasil Postos desenvolveu uma tabela que orienta quais são os equipamentos necessários para a realização dos testes e também a certificação necessária.

Gasolina

– Densímetro com escala de 0,700 A 0,750.

– Densímetro com escala de 0,750 a 0,800 com menor divisão de 0,0005 g / ml.

É obrigatório o Certificado de Verificação expedido pelo Inmetro e que acompanha o instrumento no ato da sua aquisição. Porém, nada impede que o posto tenha, também, o Certificado de Calibração emitido por laboratório da Rede Brasileira de Calibração ou por outro que utilize padrões rastreáveis pelo Inmetro.


Óleo Diesel

– Densímetro com escala de 0,800 a 0,850.

– Densímetro Com escala de 0,850 a 0,900.

O Certificado de Verificação do Inmetro é obrigatório, mas pode ser substituído pelo de Calibração.


Gasolina e Óleo Diesel

– Termômetro para Petróleo e seus derivados, com escala de -10ºC a 50ºC e subdivisões de 0,2ºC ou 0,5ºC.

Um único termômetro serve para a análise da gasolina e do óleo diesel. Para o equipamento, é obrigatório o Certificado de Verificação do Inmetro, que pode ser substituído pelo Certificado de Calibração.


Etanol

– Densímetro com escala de 0,750 a 0,800 densímetro com escala de 0,800  a 0,850 (observação:ambos podem ser substituídos apenas pelo densímetro com escala de 0,770 a 0,820 g/ml).

Também é obrigatório o Certificado de Verificação, que pode ser substituído pelo de Calibração.

– Termômetro de Imersão total para etanol com escala de -10ºc a 50ºc e subdivisões de 0,2ºc ou 0,5ºc.

Para esse instrumento é obrigatório o Certificado de Verificação, que também pode ser

substituído pelo de Calibração.

facebo

 Termodensímetro de leitura direta – Esse instrumento deve ser aprovado pelo Inmetro e instalado nas bombas medidoras de AEHC, indicando no seu corpo as instruções de funcionamento.

Para todos os combustíveis

Proveta de vidro graduada com capacidade de 1000 ml: não é necessária nenhuma certificação.

Medida padrão de  20 litros aferida anualmente e lacrada com o selo do  Inmetro: tem que ser aprovada pelo Inmetro para receber uma etiqueta de licenciamento.

Régua medidora ou outro equipamento metrológico para verificação dos estoques de combustíveis armazenados nos tanques: precisam ser aprovados pelo Inmetro.

 

Artigo anteriorUm posto de gasolina e suas mulheres frentistas
Próximo artigoNova Proveta Graduada à Pronta Entrega
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here