Muitas vezes, seu frentista, seu gerente (e mesmo você) desconhecem por que, os motoristas exigem diesel filtrado.
Para se entender por que o óleo diesel precisa ser eficientemente filtrado, é preciso primeiro avaliar o funcionamento do sistema de injeção de combustível de um motor diesel, que alguns técnicos consideram tão delicados quanto uma engrenagem de relógio.
A bomba injetora e o bico injetor (responsáveis pela alimentação do motor) funcionam como se fossem o carburador de um motor a gasolina, porém, no motor diesel, o combustível é injetado (pela bomba injetora) em quantidades dosadas com exatidão, penetrando depois na câmara de combustão através do bico injetor.
Durante a alimentação, o motor aspira ar, o qual se aquece tanto, que acaba provocando uma autocombustão no combustível, quando este retorna do fim de seu curso. Com isso, o funcionamento da bomba e o bico injetor precisam ser perfeitos. Qualquer irregularidade significa problema no rendimento do motor.
Um dos principais problemas está nas falhas de injeção de combustível, geralmente provocadas por sujeira nas bombas e bicos injetores. Uma sujeira formada por micro-impurezas, capazes de causar erosão prematura nas peças do sistema de injeção. O sinal disto é a fumaça preta expelida pelos veículos, a fumaça significa que, em vez de pulverizado, o diesel esta sendo esguichado para dentro do motor, consumindo combustível em excesso e ainda desgastando a camisa do cilindro, os anéis do pistão, as válvulas de admissão e ainda contaminando o óleo lubrificante. Resultado: o motor inteiro desregula-se, perde potência e passa a consumir mais que o normal.
As impurezas do diesel surgem no trajeto entre a refinaria e o tanque dos caminhões, o ar oxida alguns de seus elementos, a umidade do ar confere-lhe uma invisível porcentagem de água, as paredes dos tanques de armazenamento desprendem partículas sólidas e assim por diante.
Foi a partir dessa realidade que surgiram e se expandiram os filtros de diesel no mercado automotivo do país.
CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO
A estocagem longa favorece o envelhecimento natural do diesel, o qual propicia o aparecimento de sedimentos de origem química que contribuem para sujar os filtros do motor. Não se devem usar válvulas, filtros, telas e outras peças de BRONZE ou ligas metálicas que contenham COBRE. Estes materiais aceleram a formação destes sedimentos.
O envelhecimento natural é favorecido pela presença de microorganismos que estão presentes no ar, na água e no solo. Na ausência de água eles não se manifestam, se multiplicando na presença desta. Alimentam-se de diesel, transformando-o em um produto de odor desagradável e de características ácidas e corrosivas, tendo ainda a propriedade de reter pequenas gotas de água, formando o que se denomina “borra”. Esta “borra”, de aspecto marrom ou preto, causa problemas de entupimento de telas, filtros e desgastes nos componentes da bomba injetora, devido a sua característica corrosiva.
É fundamental evitar a presença de água, a qual pode aparecer em situações diferentes, como:
Solubilizada: que só se separa do diesel quando ele é resfriado, por uma queda de temperatura ambiente;
Umidade do ar: a água contida no ar, também aparece por resfriamento da temperatura ambiente;
Acidentalmente: tanques armazenadores ou a céu aberto, inadequadamente vedados, podem possibilitar a entrada de água de chuva.
Fonte http://www.cristaldiesel.com.br/
 
 

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