O governo federal anunciou nesta sexta-feira (9) a redução do percentual de mistura do biodiesel no diesel, de 13% para 10%.

O objetivo é segurar o preço do combustível, que acumula alta de 36,14% nas refinarias em 2021.

O governo federal anunciou na última sexta-feira (9) a redução do percentual de mistura do biodiesel no diesel, de 13% para 10%. O objetivo é segurar o preço do combustível, que acumula alta de 36,14% nas refinarias em 2021.

A decisão dos ministérios de Minas e Energia e da Agricultura se dá perto do fim da isenção fiscal ao diesel.

Em março, o governo federal zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidiam sobre o produto, medida que tem prazo de vigência até o próximo dia 30. A redução na mistura do biodiesel, portanto, seria uma forma de compensar o aumento no preço em razão da volta dos impostos.

O diesel tem sido pressionado pelas altas do dólar e do barril do petróleo e também pela disparada do biodiesel, que tem a soja como sua principal matéria-prima. A cotação do grão já subiu mais de 80% nos últimos 12 meses, em meio à alta da demanda da China e aos baixos estoques nos Estados Unidos.

A disparada do preço do diesel é vista pelo governo como um fator de desgaste político com setores importantes da economia. O combustível caro afeta, por exemplo, a área de transportes e contribui para o aumento da inflação.

Por lei, as distribuidoras são obrigadas a adicionar biodiesel no diesel antes da venda aos postos.

As compras são feitas por meio de leilões, organizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) a cada dois meses.

Na última terça-feira, a ANP suspendeu o leilão de biodiesel que tinha o objetivo de abastecer o mercado nos meses de maio e junho.

Os produtores de biodiesel já haviam sido alertados pelo governo sobre a mudança, a qual criticam duramente.

A expectativa é de que eles deixem de vender 300 milhões de litros, somente nesse leilão referente a maio e junho, o que vai representar um prejuízo de R$ 17 bilhões e pode levar à demissão de 90 mil pessoas, segundo fontes do setor.

Os empresários também citam a falta de previsibilidade, já que consideram uma mudança de regra “no meio do jogo”, o que prejudica o planejamento. Mato Grosso concentra o maior número de indústrias de biodiesel do país. O Rio Grande do Sul lidera em produção. Os produtores também alertam para a questão ambiental, já que a adição de biodiesel no diesel ajuda a reduzir a emissão de gases estufa.

Em nota, os ministérios da Agricultura e de Minas e Energia afirmaram que se trata de uma “correção de rumo momentânea” e que esperam, o quanto antes, retomar “a utilização do biodiesel nos teores estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com o aumento da produção e uso dos biocombustíveis no Brasil, de acordo com os objetivos da Política Nacional (Lei 13.576/2017)”.

A lei prevê que a mistura de biodiesel no diesel deverá aumentar um ponto percentual por ano, até chegar a 15% em 2023.

Fonte: G1

ANP publica aviso de reinício do leilão de biodiesel com redução para B10

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou na última segunda (12) o aviso de reinício do 79º Leilão de Biodiesel (L79), com a redução do percentual mínimo de mistura de biodiesel no diesel de 13% para 10%.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou nesta segunda (12) o aviso de reinício do 79º Leilão de Biodiesel (L79), com a redução do percentual mínimo de mistura de biodiesel no diesel de 13% para 10%.

A ANP também anulou as etapas realizadas na semana passada para apresentação de preços e ofertas pelos produtores. O L79 está previsto para recomeçar na quarta (14).

O certame foi suspenso no início da semana passada a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME), durante a realização da Etapa 3A, exclusiva para produtores de pequeno porte, quando os preços ultrapassavam R$ 7 o litro.

Na sexta (9), o MME anunciou a redução da mistura obrigatória, sob fortes críticas do setor produtivo.

De acordo com o aviso da ANP, a homologação dos resultados está condicionada à apreciação, pelo presidente da República, de uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que trata da redução de mistura.

Íntegra do aviso:

AVISO IV
Leilão Público Nº 002/21-ANP
Redução do percentual de mistura e retomada do L79

Tendo em vista a edição da Resolução CNPE n.º 04, de 09 de abril de 2021 e a redução do percentual mínimo de mistura de biodiesel no diesel de 13% para 10% na vigência deste certame, a ANP, com fulcro no item 12.4 do edital, resolve anular as Etapas 2 e 3A realizadas nos dias 5 e 6 de abril de 2021 e alterar os itens 1.1 do Anexo I e do Edital de Leilão Público ANP nº 002/21, refletindo a redução do percentual mínimo de mistura para 10%.

Além disso, conforme o item 2.1.9.3 inserido no Edital de Leilão Público ANP nº 002/21, informamos que a homologação do resultado do certame está condicionada à apreciação da Resolução CNPE nº 04/2021 pelo Presidente da República e sua posterior publicação no Diário Oficial da União, conforme determina o artigo 18 do Regimento Interno do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE.

O reinício da Etapa 2 do L79 ocorrerá no dia 14 de abril de 2021, conforme cronograma publicado no AVISO V, disponível na página dos Leilões de Biodiesel no sítio eletrônico da ANP.

Fonte: EPBR


inPOSTO

O Portal Brasil Postos atento às necessidades dos revendedores desenvolveu uma Painel Digital chamado INposto e mostra automaticamente todos os tributos que incidem sobre os combustíveis comercializados no posto.

Como funciona?

O Inposto utiliza Inteligência Artificial e está integrado com todas as fontes necessárias para a exibição dos tributos. Sua utilização é muito simples. O revendedor acessa o link que dá acesso a versão gratuita de lançamento – https://inposto.digital/v1.0/ , coloca seu CNPJ e o estado de onde foi realizada a compra do combustível, informa os valores que está comercializando e qual o aplicativo de desconto ele utiliza (se houver) e pronto: a mágica acontece!

A informação aparece na tela e o revendedor ainda pode ainda projetá-la em um monitor de TV na pista, no Painel de LED, imprimir e colocar o papel impresso na pista e finalmente apresentar para o cliente por QR Code.

Veja o exemplo dos formato para impressão

Veja o vídeo e entenda como funciona

Publicidade na Pista

Àqueles revendedores que desejam utilizar a informação projetando os impostos em um monitor de TV na Pista ou no painel de LED também podem DIVULGAR SUAS PROMOÇÕES.

O Inposto permite também alternar a informação obrigatória dos impostos com campanhas e promoções de vendas. Veja a imagem abaixo.

Ficou interessado? Acesse https://inposto.digital/v1.0/ e faça um teste gratuitamente.

O suporte do InPOSTO é prestado pelo whatsapp. Entrar em contato  pelo telefone: 24 99222-2592

Compre agora o modelo indicado pela ANP!

Veja abaixo os modelos de painéis

Placa1-Valores-Tributos-65x50cm-Horizontal-VF-curvas

Placa2-Precos-Combustiveis-65x50cm-Horizontal-VF-curvas

Medida sugerida dos painéis: 65x50cm


Compre a Nova Placa na Loja Virtual Brasil Postos  

1️⃣ Atende ao  Decreto nº 10.634/2021

2️⃣ Pode ser atualizada com uso de canetão para quadro branco.

3️⃣ Ajudamos no preenchimento dos campos com os dados do posto.

4️⃣ Fazemos a customização de acordo com os combustíveis e aplicativo do posto.

5️⃣ Pronta Entrega em todo o país

6️⃣ O Modelo está de acordo com o indicado pela ANP – Confira

Artigo anteriorPetrobras anuncia aumento de 39% no gás natural para distribuidoras
Próximo artigoBolsonaro aposta na ICP-Brasil para acabar com a fraude nas bombas de gasolina
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here