A primeira mentoria online voltada para os gestores da revenda de combustíveis e lojas de conveniência está em andamento e é considerada um sucesso pelos mentorados. 

De forma inovadora a Academia Brasil Posto montou um consórcio de consultores para oferecer um produto único no mercado : um processo de transferência de conhecimento online para os revendedores e gestores que buscam aprimorar seus conhecimentos e mudar seu comportamento à frente do seu negócio.

O primeiro passo foi identificar quais eram as necessidades e “dores” dos revendedores com relação às suas deficiências e pontos fracos na gestão do seu posto de combustíveis.

Através de pesquisa online e por telefone com cerca de 10% dos revendedores do país identificamos 7 pilares que demandavam maior conhecimento aprendizado. São eles :

  1. Gestão de Pessoas e Liderança
  2. Gestão e Indicadores Financeiros
  3. Gestão de Marketing Digital e Novas Tecnologias
  4. Gestão de Jurídica, Fiscalização e Compliance
  5. Gestão de Vendas e Atendimento
  6. Gestão e Operações de Lojas de Conveniência
  7. Gestão Contábil.

Depois de identificar as necessidades dos revendedores o segundo passo foi buscar consultores especializados, experientes e com disponibilidade para o ensino à distância.

Para Renato da Silveira , idealizador do projeto e diretor da Academia Brasil Postos :” essa foi a melhor parte pois já tínhamos um relacionamento muito próximo com o mercado de consultores para a revenda e um projeto como este serviu para nos aproximar em busca de um objetivo comum que foi ajudar os revendedores durante a pandemia“.

A terceira etapa foi a contratação do Instituto Guskuma que já possui larga experiência na formatação e execução de processos de coach e treinamentos online. Com isso, além de definir os processos também fizemos a escolha do formato da capacitação: mentoria. Segundo Renato: “o formato de mentoria é muito diferente dos treinamentos e das consultorias que nosso mercado está acostumado. Os revendedores já realizam vários treinamentos durante o ano para suas equipes e muito tem vários consultores que os apoiam na gestão”.

Nossa proposta foi de mudar o comportamento do revendedor e gestor e não levar conhecimentos técnicos.

Durante a implementação do processo ficou muito claro que os revendedores já possuem experiência em gestão de pessoas ou gestão financeira, por exemplo. Com isso identificamos que não precisamos ensiná-lo com fazer uma DRE , por exemplo, e sim conscientizá-lo na importância da realização da tarefa por sua equipe e, principalmente na forma de analisar os indicadores que o demostrativo oferece” , afirma Carlos Bispo, o mentor responsável pela disciplina de Gestão Financeira.

Após a definição da ementa e o time de mentores, fizemos uma nova pesquisa para identificar o melhor horário e qual sua expectativa de tempo de conclusão. O resultado foi um encontro por semana e a conclusão em 45 dias. Com isso iniciamos a divulgação e em um curto espaço de tempo fechamos as 50 vagas que estavam disponíveis.

Depois de analisar o perfil dos inscritos, fizemos novamente uma pesquisa, agora somente com os alunos matriculados para identificar o perfil do seu negócio. Dessa forma buscamos identificar os tipos de negócios como : postos individuais, de rodovia e urbano além de outras informações como a existência de operações de lojas de conveniência, troca de óleo, a quantidade de colaboradores, o perfil da gestão , etc.

O ambiente online para o aprendizado ( student experience )  foi a última etapa na qual definimos as plataformas de entrega do conteúdo, de transmissão e de relacionamento.

As sessões inciaram no dia 09 de junho e, de acordo com o cronograma, já foram ministradas três mentorias. Veja o que dizem alguns de nossos mentorados: 

 

Se você deseja conhecer mais sobre esse projeto e matricular-se para a próxima turma, clique aqui. 

 

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