O Planejamento Estratégico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apresenta como objetivo a proteção dos interesses da sociedade por meio de um tripé:

  • A promoção da concorrência,
  • A viabilização de um ambiente regulatório propício ao investimento e garantia do abastecimento de combustíveis ao mercado,
  • A informação técnica do mercado regulado é elemento fundamental para que sejam alcançados esses objetivos.

A publicação Panorama do Abastecimento de Combustíveis é uma coletânea de artigos técnicos, relativos ao mercado de combustíveis e derivados de petróleo, elaborados por profissionais da Superintendência de Abastecimento (SAB) da ANP que proporciona à sociedade conhecer manifestações técnicas especializadas de um dos setores econômicos mais dinâmicos e relevantes do país. É composta de duas partes.

 

A primeira parte apresenta uma visão geral do mercado e da regulamentação do abastecimento. É uma seção dividida em dois capítulos, um sobre os resultados do mercado regulado, outro sobre as principais mudanças regulatórias promovidas pela ANP. A segunda parte traz uma análise setorial do mercado de combustíveis. A cada edição serão selecionados os temas de relevância para serem estudados e para comporem os capítulos dessa seção. A presente publicação aborda cinco assuntos:  mercado de TRRs; o mercado de solventes; as regras e os resultados dos leilões de biodísel; os resultados obtidos com as resoluções sobre estoques operacionais; e os desafios do setor sucroalcooleiro.

Em julho de 2006 a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, por meio da SAB, iniciou a publicação do Boletim Abastecimento em Números, a qual sistematiza, trimestralmente, os principais dados do setor regulado. Esse período é restrito à divulgação dos números, e o Panorama do Abastecimento de Combustíveis o complementa com uma abordagem analítica dos dados e cenários, atendendo, com periodicidade anual, ao leitor que procura um conteúdo analítico acerca do abastecimento nacional.

A expectativa é a de que o sucesso das publicações da ANP irá se repetir com mais este trabalho: o Panorama do Abastecimento de Combustíveis.

Por: Aurélio Cesar Nogueira Amaral – Diretor da ANP

Saiba mais. Baixe Agora o material.

seta20animada20gif20graacutetis205_zps1a69d156

 
 

Artigo anteriorPlataforma de Cursos Online para Postos e Loja de Conveniência
Próximo artigoDiagnóstico da Concorrência na distribuição e Revenda de Combustíveis Automotivos.
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here