Carregadores já dão quase o mesmo lucro que bombas de gasolina

Petroleira British Petroleum diz que a recarga de carros elétricos está virando o jogo em termos de lucratividade

A British Petroleum chegou à conclusão que os seus postos de carga rápidos em DC para veículos elétricos asseguram tanto lucro como as tradicionais bombas de combustível. O que pode ser bom e… mau.

A British Petroleum (BP) é uma das grandes empresas petrolíferas de escala mundial, sendo que, entretanto, está focada em investir para se tornar igualmente um fornecedor de energia elétrica. Só no Reino Unido possui já uma rede com 11.000 pontos de carga rápida em DC (corrente contínua), que pretender reforçar até atingir 70.000 carregadores até 2030.

Qual será o futuro dos postos de combustíveis?

Tudo indica que eles serão elétricos. É isso mesmo, os carregadores de veículos elétricos estão perto de serem mais lucrativos que as tradicionais bombas de combustível, pelo menos no caso da BP (British Petroleum), uma das maiores companhias de petróleo do mundo.

De acordo com a matéria do site britânico Autocar, a BP acredita que essa transição aconteça até 2025.

Ou seja, que até lá as estações rápidas de carregamento já estejam dando mais lucro que as bombas de gasolina/diesel dos postos. Isso vem na esteira de um grande investimento que a petrolífera fez na recente aquisição da empresa de energia Chargemaster, agora chamada BP Pulse.

Segundo um porta-voz da petrolífera, a principal razão está na alta demanda por pontos de carregamento para carros elétricos: “A demanda aumentou e estamos investindo na infraestrutura”.

bp-pulse-carregador

Foi relatado que a BP pretende ampliar sua rede global de carregamento para veículos elétricos dos atuais 11.000 para 70.000 pontos até 2030. A empresa britânica já possui operações em países como Reino Unido, Alemanha, Holanda, China e recentemente chegou aos Estados Unidos.

Além disso, a companhia se comprometeu a investir US$ 2,5 bilhões por ano na ampliação da sua infraestrutura global de carregamento até 2030, sendo a maior parte desse capital aplicado na rede de recarga rápida, aquela com potência acima de 50 kW.

 

“Queremos criar a rede mais rápida e conveniente globalmente, colocando-as nos mesmos locais onde você pode reabastecer seu carro a combustão, para que você tenha o elemento de conveniência onde quer que esteja”, disse o porta-voz.

“Além de um carregador rápido para carregar seu carro dentro de cinco a dez minutos, [os clientes também poderão] pegar uma bebida, usar nosso wi-fi ou [fazer] qualquer outra coisa.”

Seguindo a mesma linha, outra petroleira, a Shell, também está investindo pesado na expansão de sua rede de carregamento, mas com uma meta ainda mais ambiciosa: atingir a marca de 500.000 pontos de recarga globalmente até 2025.

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