Banner Categoria - Segurança do Trabalho - Exposição ao Benzeno - Portaria 1109

Cursos Obrigatório de acordo NR 9. Clique acima e saiba mais.

A educação à distância é uma realidade que promove o acesso a muito mais alunos, seja pela praticidade ou valores, ela democratiza o conhecimento, sendo mais uma possibilidade de aprendizado.

Sendo assim, a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho (MTE), esclarece condições para capacitação em SST pelas modalidades de ensino a distância (EaD) e semipresencial.

Nota Técnica nº 54/2018

A Nota Técnica nº 54/2018/CGNOR/DSST/SIT (leia na íntegra), emitida no último dia 23 de Março, sexta-feira, pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho (MTb,), esclarece que a modalidade EaD nos treinamentos em Segurança e Saúde no Trabalho, podem ser realizadas.

imagem site_cursos de nr 20_intermediário 16hEm 18 de Outubro de 2016, foi emitida a Nota Técnica Nº 283/2016/CGNOR/DSST/SIT, pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho (leia na íntegra). Nela, a Nota criticava modalidade EaD dos treinamentos obrigatórios em Segurança do Trabalho (NR’s).

A nota foi polêmica e gerou muita desconfiança sobre a validade dos treinamentos online. O mercado ficou receoso, pois a nota deixava margens para muitas interpretações, levando a entender que a modalidade EaD seria proibida. A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), entidade sem fins lucrativos, se posicionou na época sobre a nota técnica e mostrou-se favorável aos cursos EAD das normas regulamentadoras. O documento da ABED foi protocolado e encaminhado ao ministério do Trabalho em 16 de abril de 2017 (leia íntegra).

O embasamento da Nota Técnica nº 54/2018, se dá pela Portaria no MTb nº872/2017, que aprova a adoção da modalidade online de ensino para os treinamentos previstos na Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20), Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. Metodologia para modalidade EaD e Semipresencial

LEIA TAMBÉM: NR 20 – MTE aprova capacitação por Ensino a Distância

A Nota orienta que essa metodologia seja feita de forma efetiva e garanta a capacitação, desde que, atendam os seguintes requisitos: Projeto Pedagógico; Duração; Local e Horário; Interação; Tecnologias; Público Alvo; Profissionais; Conteúdo; Sistema de Avaliação. Requisitos estes, previstos na Portaria MTb nº872/2017. Sendo assim, a modalidade EaD e semipresencial tem efeito positivo na capacitação do conteúdo teórico de SST e NR’s.

Desta forma, sentimos a obrigação de esclarecer que, por promovermos um trabalho sério com cursos online, nos posicionamos favoráveis aos treinamentos EAD para as Normas Regulamentadoras. Inclusive buscamos aprimorar e desenvolver metodologias e didáticas cada vez mais avançadas para maximizar o aprendizado nessa área.

Clique aqui e conheça todos os cursos de segurança de trabalho que oferecemos através do sistema EAD. 

Banner EPI'S Categoria
Compre os EPI’s na Loja Virtual Brasil Postos – Atendimento por whatsapp – 47 9 9985 4554

 

Artigo anteriorCombustível e temperatura: evitando perdas
Próximo artigoLoja de Conveniência – Própria ou Franqueada?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here