Minha experiência na Expopostos – O lado humano da Revenda

Continuo seguindo minhas reflexões sobre o que vi na última edição da Expopostos que se encerrou na semana passada (de 15 a 17 de agosto de 2017 ). Desta vez não vou falar sobre os lançamentos dos fabricantes de equipamentos, da guerra pelos canais de representação ou da indignação da revenda com a cotação diária de preços dos combustíveis que está achatando as margens dos postos.

Quero lançar um olhar diferente, humano que diz respeito sobre a importância das pessoas nesta rotina diária de uma revenda.

E nada mais relevante do que apresentar um projeto que conheci na EXPOPOSTOS que mudou minha maneira de pensar sobre a gestão das pessoas que dedicam a sua vida profissional trabalhando em posto de combustíveis. Tive o prazer assistir a palestra que Marcel Scalco apresentou em seu stand. Na verdade, de forma heroica este profissional que atua há mais de 20 anos na profissionalização do setor de varejo de combustíveis, presentou os participantes com palestras (pasmem, durante 3 dias foram 11 palestras!) especialmente pensadas para que os proprietários, diretores e gerentes de postos conheçam as técnicas e ferramentas que, aplicadas com eficácia, transformam a maneira de liderar e gerir os funcionários, transformando pessoas desmotivadas e com resultados medianos em agentes transformadores focados em atendimento e lucratividade.

Esta experiência realmente causou um impacto na maneira de ver minha equipe e, principalmente a forma que faço a gestão da minha empresa. Como fiquei muito incomodado com as questões apresentadas na palestra resolvi voltar até o stand da Scalco conversar diretamente com o Marcel para compreender mais sobre a proposta de trabalho que ele oferece para os postos. Gentilmente ele me contou que ao longo de mais de duas décadas trabalhando com equipes multidisciplinares nos postos de combustíveis, prestando serviços para as principais distribuidoras e grandes redes de postos, ele identificou que existem 7 princípios que, se aplicados de acordo com uma metodologia adequada, resultam em uma transformação radical na operação de um posto de serviços. Também me relatou que este processo tem sido validado ao longo dos anos e que em função dos resultados obtidos tornou-se uma ferramenta gerencial que é aplicada em forma de consultoria e suportada por um software totalmente online, que controla e monitora todas as ações dos gestores. Novamente fiquei impressionado como ele conseguiu transformar as rotinas diárias de um posto como: contratação de funcionários, treinamentos, meta de vendas, motivação, avaliação de desempenho, feedback, demissão e cliente oculto em um processo lúdico que ele chama de “Copa dos Campeões” mas entrega resultados impressionantes.

Como fiquei os 3 dias na feira e me sentindo mais próximo do Marcel e da Equipe de Consultores da Scalco, fiz do stand uma parada frequente para recuperar o fôlego nos momentos em que o cansaço da rotina da feira me atingia. Nestas visitas, tive o contato com alguns clientes da Scalco que já aplicam a metodologia (alguns há mais de 10 anos) e descobri o quanto este negócio é transformador. Tive relatos de clientes cuja venda de gasolina aditivada e venda de produtos e serviços aumentaram em mais de 60%. Mas, novamente, o que mais me surpreendeu foi o brilho nos olhos de gestores que passaram a ver os funcionários como parte integrante de seu negócio, como seres humanos que precisam ser estimulados, reconhecidos e que, se bem estimulados e gerenciados tornam-se parte integrante do sucesso do posto. Sai da feira de alma lavada e com a boa sensação de que ainda podemos acreditar no poder de transformação do ser humano.

Renato da Silveira – Diretor Comercial do Portal Brasil Postos

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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