As três redes varejistas norte-americanas estão ampliando suas redes de postos de gasolina

Enquanto o futuro aponta para a eletrificação, gigantes como Walmart, Costco e Dollar General estão dobrando a aposta nos combustíveis fósseis. 

FOTO: Divulgação / https://www.dgabc.com.br/

 

As três redes varejistas norte-americanas estão ampliando suas redes de postos de gasolina, transformando estacionamentos em verdadeiros centros de abastecimento. A aposta pode parecer contraditória em meio à transição energética, mas é parte de uma estratégia clara para manter a competitividade e atrair mais consumidores.

Gasolina como vantagem estratégica

Com mais de 450 postos próprios em 34 estados, o Walmart lidera o movimento. A empresa oferece combustíveis com preços mais acessíveis, além de descontos para assinantes do programa Walmart+, que podem economizar até US$ 0,10 por galão. A ideia é simples: abastecer o carro e o carrinho de compras no mesmo lugar, com economia.

O Costco, por sua vez, ampliou o horário de funcionamento dos postos exclusivos para membros, que agora ficam abertos até 22h, mesmo após o fechamento das lojas. O combustível já representa cerca de 12% das vendas totais da rede.

Aposta também do Dollar General

A varejista de baixo custo Dollar General também iniciou testes com postos de gasolina em suas unidades no sul dos Estados Unidos. A rede ainda avalia o impacto da novidade no comportamento de seus clientes, mas vê potencial na diversificação dos serviços.

Combustível como resposta às pressões econômicas

Especialistas apontam que, além da fidelização, o investimento nos postos também funciona como resposta às tarifas de importação e à inflação. Empresas como o Walmart foram impactadas por tarifas sobre produtos chineses e encontraram nos combustíveis uma forma de manter o fluxo de clientes e compensar perdas.

E os carros elétricos?

Apesar dos avanços na eletrificação, o setor automotivo ainda enfrenta entraves como pouca infraestrutura de recarga, autonomia limitada e longos tempos de carregamento. Por isso, especialistas acreditam que a transição em larga escala ainda levará anos — ou até décadas.

De olho no futuro

Mesmo com o foco atual nos combustíveis fósseis, analistas lembram que os postos instalados hoje podem, no futuro, ser facilmente convertidos em estações de recarga elétrica. A ideia é que, durante o tempo de espera pela carga do veículo, os clientes circulem mais pela loja — o que pode aumentar as vendas.

O presente ainda roda à base de gasolina

“Estamos apenas nos adaptando ao presente”, afirma Joe Camberato, especialista em finanças empresariais. Segundo ele, as transformações energéticas são lentas, e empresas como Walmart e Costco estão apenas se posicionando estrategicamente para atender o consumidor atual — sem deixar de se preparar para o que vem pela frente.

Fonte: https://www.dgabc.com.br/

Clique na imagem e nos siga!

Artigo anteriorPlataforma antifraude do Ipem-SP viraliza entre motoristas
Próximo artigoA jornada do cliente no posto: pontos de contato que impactam a experiência
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here